Como as mudanças na IA do Google podem impactar seus anúncios

Por Raquel Pereira

Tráfego Pago

Como as mudanças na IA do Google podem impactar seus anúncios

O Modelo Unificado de Multitarefa (MUM) está mudando a forma como o Google entrega os resultados de busca. Leia este artigo para se preparar!

Raquel Pereira

Apresentado em maio de 2021, o Modelo Unificado de Multitarefa (MUM) está mudando a forma como o Google entrega resultados de busca.

O Google está utilizando recursos do MUM um dos seus modelos de IA para aprimorar a experiência do usuário, em relação aos resultados de busca, nos próximos meses. Em um evento de transmissão ao vivo da empresa, o Search On, algumas atualizações da ferramenta de Inteligência Artificial foram apresentadas com objetivo de tornar a forma de pesquisar online mais intuitiva.

Desde 2016, quando foi anunciado o recurso “Google Assistente”, o Google vem procurando novas ferramentas para que o usuário tenha mais facilidade em encontrar as respostas que precisa. No entanto, muitas vezes, ele não sabe exatamente como pesquisar algo. Ao contrário de pesquisas simples como a previsão do tempo são realizadas, em média, 8 pesquisas para responder a algo mais complexo.

Visando diminuir esse processo, o MUM compreende diversos formatos de informação, como vídeos, imagens ou texto. Além disso, em atualizações mais recentes, este recurso de IA multimodal pode encontrar informações relacionadas ao assunto pesquisado, criando conexão com tópicos relevantes para o leitor.

Um dos exemplos utilizados pelo Google para demonstrar como nossa experiência de busca está evoluindo foi a seguinte:

Modelo Unificado de Multitarefa (MUM) Fonte: Blog do Google

Neste exemplo, o recurso Lens lançado em 2019 foi utilizado para encontrar a estampa da camiseta em outra peça de roupa. O Google explica que, dessa forma, ficará mais fácil procurar algo que seja difícil descrever com palavras e isso pode ser utilizado em diversas situações diferentes.

Essas novas possibilidades de busca ampliam o horizonte dos profissionais de marketing para que mantenham presença e relevância nos resultados de pesquisa. Muitas empresas já estão investindo em automação nas campanhas do Google Ads, de forma que consigam estar sempre alinhadas com as atualizações, sem muita interferência humana. Conhecer bem a persona, sua jornada de compra e a forma como ela pesquisa no Google está se tornando cada vez mais necessário para alcançar bons resultados.

Desde o nascimento do MUM até hoje, muita coisa já mudou. Receba as principais notícias sobre Marketing Digital em sua caixa de entrada, assine nossa newsletter e tenha acesso às novidades, estatísticas e tendências toda semana em primeira mão.

LEIA MAIS

Melhor Horário Para Anunciar no Google ou Facebook

Qual é o melhor horário para anunciar no Google ou Facebook Ads? Descubra no artigo!

Como Anunciar no Google: Passo a Passo Completo do Google Ads

Através do Google Ads você poderá atingir seu público alvo em cheio, utilizando a rede de pesquisa ou a rede de display. Confira nossas dicas sobre como anunciar no Google e comece a ter sucesso em suas campanhas!

Google Ads: 15 Dicas Para Criar Campanhas de Sucesso

Aprenda a criar uma campanha de sucesso no Google Ads. Confira neste artigo, 15 dicas que farão total diferença na hora de criar seus anúncios no Google.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?