Atualmente o que temos que os motores de busca dando uma certa relevância para certos conteúdos ou urls, mas que nem sempre conseguimos alcança-las.
Um caso em particular disso é quando temos que realizar a passagem de parâmetros através de uma URL, mas isso não serio muito amigável para o motor de busca, então é ae que entra uma solução para o nosso problema, o uso do mod_rewrite.

Mas o Que é o mod_rewrite?

O mod_rewrite como é conhecido, ou rewrite engine, é uma módulo do servidor web Apache que é usado para re-escrever URLs antes que os itens solicitados sejam buscados no servidor e isto pode ser usados para vários propósitos. As regras do mod_rewrite serão lidas a partir do seu arquivo .htaccess, por isso é importante sempre colocar o “RewriteEngine On” e sempre testar muito bem as regras para seu site não entrar em loop e ficar inacessível.

O que é uma URL amigável para o motor de busca?

Uma URL amigável é uma URL que seja bem aceita pelo motor de busca, normalmente uma esta é longa, contém valores dinâmicos e dificilmente contém palavras-chave. Já as URLs amigáveis são curtas, estáticas e contém as keywords que se deseja obter maior relevância.

Usando mod_rewrite

Vamos a um exemplo prático disto, supondo que precise passar a um script denominado automovel.php as informacoes como modelo, combustível e ano, normalmente

seria feito na forma

www.dominio.com/automovel.php?modelo=gol&combustivel=gasolina&ano=2007

Para obtermos uma URL amigável na forma:

www.dominio.com/automovel/gol/gasolina/2007.html

bastaria adicionar o seguinte código, no seu .htaccess:

RewriteEngine On
RewriteRule ^([^/]*)/([^/]*)/([^/]*)/([^/]*)\.html$ /$1.php?modelo=$2&combustivel=$3&ano=$4 [L]

Obviamente esta é uma aplicação básica da utilização do mod_rewrite para criar URL amigável e que pode ser adaptada as suas necessidades, não esquecendo que é aconselhável uma certa prática com expressões regulares para criar tais regras.

Conclusão

O mod_rewrite tem se demonstrado uma ferramenta útil para criar URL que aparentemente são estáticas para o crawler do motor de busca, porém deve ser utilizada com cuidado para não criar regras erradas e tornar seu site inacessível. Uma dúvida que alguém poderia levantar é sobre a ordem de se utilizar automovel/gol/gasolina ou automovel/gasolina/gol na URL, mas isto é uma discussão que deixaremos para outro post sobre profundidade dos caminhos na URL.