SEO

Pesquisas no TikTok: A Rede Social de Vídeos pode se Tornar um Mecanismo de Busca?

Por Raquel Pereira

Confira insights e novidades relevantes sobre a importância do TikTok no universo dos mecanismos de busca.

Raquel Pereira

Um estudo recente da Adobe destaca uma tendência surpreendente: mais de 40% dos consumidores nos EUA estão utilizando o TikTok como um motor de busca, com uma adesão significativamente maior entre o público mais jovem.

Realizado em janeiro de 2024, o estudo destaca que – em meio à relevância das redes sociais na vida dos consumidores – cada vez mais o TikTok coloca-se em destaque como um local de pesquisa.

Mas, essa mudança é um reflexo apenas do comportamento do usuário ou a rede social já buscava expandir essa funcionalidade? Quando houve essa “virada de chave” de uma rede de entretenimento para uma ferramenta de pesquisa que já supera até mesmo o Google em alguns aspectos?

Confira neste artigo:

  • A Evolução da Pesquisa no TikTok;
  • O TikTok é um mecanismo de Busca?;
  • SEO Hoje: O que realmente importa? Os mecanismos tradicionais ou os “novos mecanismos de busca”?;
  • O TikTok se apresenta como uma rede social ou como um buscador?

A Evolução da Pesquisa no TikTok

Com o objetivo de responder a algumas dessas perguntas, a Adobe entrevistou 808 consumidores americanos de diferentes idades, bem como 251 proprietários de empresas, para obter insights de como as pessoas estão pesquisando dentro da rede social.

A Evolução da Pesquisa no TikTok

Além disso, o estudo buscava entender como diferentes gerações estão adotando o TikTok para pesquisas online, descobrindo que quase dois terços (64%) da Geração Z e cerca de metade (49%) dos Millennials recorrem ao TikTok para buscar informações. 

Essa informação sublinha uma mudança de paradigma no comportamento de pesquisa online, afastando-se dos motores de busca tradicionais.

Leia também: Marketing para Redes Sociais: O que esperar em 2024?

41% dos consumidores americanos utilizam o TikTok para pesquisa

Apesar de ser mais utilizado pelas gerações mais jovens, o estudo mostra que o TikTok está revolucionando a relação dos usuários com os buscadores em todas as idades, visto que 41% dos entrevistados dizem utilizar a rede social como ferramenta de busca.

Os consumidores usam o TikTok como mecanismo de busca?

Além disso, o TikTok (17%) já é a quarta ferramenta que os usuários consideram mais útil para realizar pesquisas online, atrás do Google (91%), YouTube (39%) e Bing (21%).

O que os consumidores pesquisam no TikTok?

Muitos podem pensar que as pesquisas no TikTok concentram-se em tendências de vídeos virais, fofocas sobre artistas e novas músicas, mas a pesquisa mostra que os assuntos buscados com mais frequência são muito mais abrangentes e relevantes para as marcas:

O que os consumidores pesquisam no TikTok?

Mas, o que atrai os consumidores a pesquisar no TikTok? Claramente, o apelo visual e a facilidade de consumir informações são parte dessa mudança de comportamento. Mas, além disso, os entrevistados listaram outras razões, como:

Por que os consumidores pesquisam no TikTok?

Entre os conteúdos preferidos, os consumidores destacam:

  • Vídeos tutoriais (62%);
  • Review de produto/serviço (39%);
  • Stories sobre relatos pessoais (28%);
  • Trends ou Memes (33%);
  • Recomendações de Influenciadores (30%);
  • Guias (26%);
  • “Slideshows” (algo como o formato carrossel do Instagram) com pouco texto (24%);
  • Entrevistas / Perguntas e Respostas (16%)

Basicamente, algo muito relevante no TikTok é o que, em SEO, chamamos de EEAT – Expertise, Experiência, Autoridade e Confiabilidade – pois os conteúdos mais consumidos são aqueles que mostram a autoridade e experiência do criador sobre determinado assunto.

Leia também: Como Fazer Marketing de Conteúdo para Redes Sociais

E o que está funcionando para as empresas no TikTok?

O estudo mostrou ainda a visão dos proprietários de empresas sobre o uso do TikTok, tanto para a pesquisa quanto para uma estratégia de conteúdo que entretém e informa a audiência, entendendo como eles comparam a eficácia da rede social com as SERPs tradicionais dos buscadores.

TikTok para Empresas

Basicamente, 15% dos orçamentos de marketing desses proprietários são alocados para criação de conteúdo no TikTok, esclarecendo quais são esses conteúdos:

  • Conteúdo tangencial criativo relacionado ao seu produto (43%);
  • Avaliações de produtos ou serviços (36%)
  • Tutoriais em vídeo (35%)
  • Anedotas pessoais (29%)
  • Desafios ou memes populares (25%)

No entanto, quase um terço dos proprietários consideram o aumento das taxas de engajamento na rede um dos grandes desafios, seguido da dificuldade de criar conteúdo de forma consistente para atrair uma base maior de consumidores.

Leia também: Pesquisa Mostra as Redes Sociais Ideais para Aumentar o Engajamento com a Marca em 2024

Ainda assim, 53% deles afirma que pretende aumentar seus orçamentos para a rede social em 2024.

O TikTok é um mecanismo de Busca?

Depois desse extenso estudo, podemos entender que o TikTok é – para os usuários, pelo menos – um mecanismo de busca, mas e do ponto de vista de SEO?

Um artigo do Search Engine Land mostra que esse ainda é um debate complicado: do ponto de vista dos profissionais da área, um mecanismo de busca é visto tradicionalmente como um sistema de organização de informações na web.

O TikTok é um mecanismo de Busca?

Ou seja, quando pensamos em um mecanismo de busca, como o Google por exemplo, temos em mente uma ideia muito clara – uma caixa de pesquisa, um conjunto de palavras e uma lista de resultados na WEB.

Hoje, com as mudanças esperadas da Experiência Generativa de Pesquisa do Google e outras ferramentas de IA, essa visão já vem sendo ampliada – mas, ainda assim, o conceito de um mecanismo de busca ainda está muito vinculado à uma ferramenta da Web.

Evolução da busca online para o usuário

Independentemente desse conceito, não podemos negar que a pesquisa já está sendo ampliada para além dos buscadores.

Além de redes sociais que estão ganhando destaque com as pesquisas, como o TikTok e o Pinterest, também destacamos outras funcionalidades como a Voice Search na Assistente do Google, Alexa, Siri, etc.

Então, a tendência é que cada vez mais essas plataformas que não são tradicionalmente consideradas motores de busca, comecem a desempenhar funções semelhantes às do Google e do Bing.

E os usuários estão percebendo que esses novos formatos podem ser ainda mais eficazes.

“Eles veem essas plataformas como mecanismos de pesquisa, então por que os SEOs não podem?” – Ashley Liddell, do Search Engine Land.

SEO Hoje: O que realmente importa? Os mecanismos tradicionais ou os “novos mecanismos de busca”?

Aqui na Agência Mestre, nós estamos há mais de uma década acompanhando as oscilações do mercado de busca, das estratégias de SEO e marketing digital e, obviamente, as mudanças no comportamento do usuário.

Por isso, sabemos que o mais importante do que a “briga” por uma nomenclatura, é a necessidade da sua marca estar onde a sua audiência está procurando por ela – ou, pela concorrência.

E isso não significa que uma ferramenta vá substituir a outra e, portanto, você deve deixar de investir nela e focar em outra; na verdade estamos falando muito mais de um efeito de transmídia, onde a sua audiência encontra seu conteúdo, com qualidade, em diferentes espaços e com adaptações para aquele canal.

Em um vídeo que saiu no canal do nosso CEO, Fabio Ricotta, lá no YouTube, ele fala sobre a importância de acompanhar essas tendências de SEO e o que você deve saber hoje para manter sua estratégia atualizada, olha só:

Conte com quem é referência em SEO no Brasil e descubra como podemos impulsionar seus resultados! Confira nossos serviços como Agência de SEO.

O TikTok se apresenta como uma rede social ou como um buscador?

Como muitos profissionais já observaram, o vídeo social é uma tendência de conteúdo extremamente relevante atualmente, e ela foi impulsionada – principalmente – pela ascensão do TikTok como uma rede social de vídeos curtos.

E, apesar dessa continuar sendo a principal funcionalidade do aplicativo, até executivos do Google já reconheceram a rede social como uma ameaça para o maior buscador do mundo e para o YouTube.

Então, nos últimos meses, nós vimos um movimento certeiro da rede social da ByteDance em começar a impulsionar essa tendência de buscas dentro do aplicativo, começando com a busca por produtos e o lançamento da TikTok Shop, criando anúncios de pesquisa e, agora, oferecendo um atalho de pesquisa no TikTok:

Atalho de Pesquisa no TikTok

Conforme compartilhado em 6 de fevereiro, os usuários do TikTok em alguns lugares do mundo estão sendo incentivados a pesquisarem mais no aplicativo com o uso de um widget de atalho para a pesquisa na tela inicial de seus smartphones.

Com o novo atalho do TikTok Search torna-se mais fácil descobrir conteúdos do TikTok, sem ter que tocar na área relevante do aplicativo.

O futuro do TikTok como um mecanismo de busca ainda é incerto, mas uma coisa é certa: os usuários não se importam com definições ou detalhes técnicos. Para muitos, especialmente o público mais jovem, o TikTok é um lugar ideal para pesquisar e descobrir informações.

Quer começar a investir em anúncios no TikTok, mas ainda não sabe como? Deixe que nosso time te ajude a alcançar novos públicos e Anunciar no TikTok!

LEIA MAIS

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

O que é SEO? Guia do Search Engine Optimization [2023]

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?