Quantos Links por Página?

Por Fábio Ricotta


Uma dúvida comum entre os profissionais de SEO é sobre a quantidade de links internos, ou seja, quantos links por página é o ideal para rankear um site ou página no Google.

Uma breve linha do tempo

Para você entender o cenário hoje, vamos analisar o que Matt Cutts publicou em seu blog pessoal sobre a questão muito discutida na área de SEO: “quantos links posso ter em uma página?”.

Esta pergunta sempre foi muito controversa, vários acreditavam em poucos links, outros diziam que muitos links não tinham problemas. Pois bem, o Matt quis esclarecer a história na época.

Segundo ele, o Google conseguia indexar apenas 100Kb de página, traduzindo em termos mais simples, cerca de 100 links era algo que traria não muito do que 100Kb, sendo que se sua página tivesse mais de 100Kb, o Google poderia não indexá-la.

Em seguida, ele afirmou que hoje a história é outra, o Google indexa muito mais do que 100Kb por página mas, o motivo da recomendação mudou: agora eles pensam na experiência do usuário. Um usuário não gosta de encontrar muitas formas de caminhar na página. Lógico que existem exceções, mas normalmente você deseja poucos links, links informativos, e normalmente isto não passa de 100 links por página.

Entenda mais sobre a quantidade de links internos indicada

Naquele período, o Google já contava com uma indicação em suas Guidelines para Webmasters e falava sobre boas práticas e também sobre a quantidade de links. No passado, a quantidade era especificada, o Google falava sobre manter os links em uma “quantidade razoável (menor que 100)”.

Anos depois, essas diretrizes mudaram. Hoje, as boas práticas do Google indicam claramente que a criação das páginas deve ser pensada para os usuários e não para os mecanismos de busca. Ou seja, essa questão de número de links não é mais indicada, pois tudo dependerá da particularidade do conteúdo. Se fizer sentido inserir links, você deve inserir. Se não fizer, o melhor é que evite para que o Google não entenda como um “truque”.

Não pratique black hat

Mas aí você pode se perguntar, automaticamente “o meu site será considerado SPAM caso eu tenha mais de 100 links?”.

É claro que se você praticar técnicas de Black Hat você poderá ser punido, mas se os seus 200, ou 300 links, forem bem relevantes aos usuários, não existe problema algum.

Minha opinião sobre a quantidade de links internos é de que se você necessita de mais de 100 links em sua página pense bem, pense duas vezes, ou até mais. Se existe uma “dica” do Google sobre a quantidade de links, é melhor seguir.

Outro pilar forte para sustentar a idéia de poucos links é a questão do Link Juice, quanto mais links você tiver em sua página, mais você estará distribuindo seu Juice entre as páginas internas. Talvez a melhor opção é pensar em uma arquitetura interna mais organizada ou mais orientada a certas páginas.

Ferramentas para analisar a quantidade de links internos

Por fim, trago ferramentas relevantes, a primeira para medir o tamanho de sua página e a segunda para contar a quantidade de links que você possui em sua página. Vamos à elas:

Check My Links

Foto: Divulgação Check My Links – Extensão do Chrome

A Check My Links é uma ferramenta que funciona como um verificador de links. Ele passeia por suas páginas e encontra links quebrados. Ou seja, se você já inseriu muitos links estrategicamente no passado, pode acontecer que alguns tenham quebrado e precisará ajustar para continuar oferecendo uma boa experiência aos usuários.

MozBar

Foto: Divulgação Moz Bar – Extensão do Chrome

Já a MozBar oferece soluções mais completas quando o assunto é SEO. Ela consegue gerar métricas instantâneas enquanto visualiza qualquer página ou SERP. Por meio dessa ferramenta, você poderá avaliar a autoridade das páginas e do domínio, comparar métricas de links, diferenciar essas linkagens por tipos e muito mais!

 

LEIA MAIS
O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

O objetivo do Google é mesmo encontrar todo o conteúdo disponível na Internet, mas você precisa dar uma ajudinha. Veja como!

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Comentários
  1. Matéria interessante.
    Dismistifica definitivamente o bordão “máximo de 100 links por página”.
    Meu site muito bem indexando e com PR7 na Home tem 255 links por página.
    Uso muito rel=nofollow para links internos que considero irrelevantes.

  2. Acho que manter uma página “comum” com menos de 100 links fica fácil, mas e em blogs??? Princiapalmente na página princiapal que geralmente mostra pelo menos 5 artigos, e ai tem sidebar com nuvem de tags, categorias, blogroll, twitter etc. Coloca no-follow? Qual dica você me dá?

  3. Cleo, em blogs a idéia principal é utilizar o nofollow como forma de chegar nestes 100 links (max). No caso, para que você precisa ter uma lista de tags com links follow?

  4. Poderia explica rmelhor sobre estas duas ferramentas, como o “y” , de como filtrar esta informação para eu saber quais “kb” tirar do site/blog?

  5. Rafael, com o YSlow você consegue ver quantos Kb sua página tem, suas imagens têm e seu css tem. Assim você pode otimizá-los para diminuir a quantidade de caracteres ou código.

  6. Olá Fabio
    Sou uma vovó internauta. Para mim é sempre mais dificil do que para a moçada. Tenho um site feminino e sou parceira do UOL, e agora estou iniciando um blog. Aplico dicas de SEO mas se tivesse alguem que pudesse me dar aulas semanalmente seria maravilhoso. Você pode me indicar alguem? Estou em São Paulo perto de Jockey Club. Me mande um email, please. Bebel

  7. meu blog está com mais de 200kb por causa do template com alguns recursos mais “pesados” isso tem problema?

  8. muito bom!!!
    Mas pelo que vi o numero de paginas internas tbm ajuda no pr?

  9. Bom dia Tenho algumas dúvidas sobre esta quantidade de link e que punição o site receberá veja este exemplo que encontrei.

    http://www.omelhordobairro.com.br

    Veja se esta quantidade de liks afeta alguma coisa qual é a opinião de todos.

    Agradeço a atenção e parabeniso este site e o trabalho de todos para limpar a web desta sujeira toda…

  10. Parabéns pelo post uma vez que eu também tinha dúvidas que agora foram esclecidas…

  11. Tem também o pluggin Quick SearchStatus

  12. Muito boa a matéria, esclareceu minha dúvida de quantos links colocar nos posts do meu blog.

Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?