Quanto investir em SEO? Aprenda a calcular a porcentagem de investimento

Por Raquel Pereira

SEO

Quanto investir em SEO? Aprenda a calcular a porcentagem de investimento

Veja os dados sobre o último relatório da CMO Survey sobre os investimentos em marketing e aprenda como calcular seus gastos com SEO.

Raquel Pereira

Decidir a parcela de investimento destinada a cada estratégia de marketing digital ainda é um desafio para alguns líderes. Temos um artigo completo no qual o especialista em SEO, Holly Miller Anderson, explica os motivos pelos quais investir em SEO é algo que está relacionado ao futuro do seu negócio.

Agora, dados do último relatório da CMO Survey mostram os principais fatores a serem considerados ao decidir seu orçamento de SEO, considerando as expectativas para o próximo ano. Confira os dados!

Investimentos em Marketing Digital

O objetivo do relatório é coletar e divulgar a opinião dos profissionais de marketing sobre as principais tendências e expectativas do mercado, por isso, foram entrevistados mais de 2.500 profissionais de empresas norte-americanas.

Os dados do relatório mostram que, após uma década, o crescimento de marketing superou a marca de 10%, chegando a 11,8% entre fevereiro de 2021 e 2022, comparado ao mesmo período do ano anterior. O esperado é que esse número chegue a 13,6% no próximo ano.

Além disso, os profissionais esperam que mais da metade (57,1%) dos gastos com marketing sejam direcionados para ações digitais, com aumento de 16,2% no próximo ano. No entanto, a dúvida é: quanto dos gastos com marketing digital vão para a otimização de mecanismos de pesquisa?

Investimentos em SEO

Em 2019, as empresas americanas gastaram 73,38 bilhões de dólares em SEO, cerca de 9,5% do total de 776,30 bilhões para todo o marketing digital, de acordo com um relatório anterior da Borrell Associates.

SEO é um investimento para empresas que planejam a longo prazo. Afinal, o que impulsiona os negócios são as vendas e, atualmente, as vendas acontecem através de uma jornada na qual o consumidor passa grande parte do tempo pesquisando sobre os produtos ou serviços que precisa – ou sobre um problema que deseja solucionar.

A otimização focada nos mecanismos de busca permite que as empresas alcancem pessoas no topo do funil de vendas. Dessa forma, as impressões do seu site nos resultados da pesquisa podem gerar até duas vezes mais receitas que outros canais.

Existem dois fatores que são muito importantes para definir o orçamento da sua estratégia de SEO:

Sua receita

De acordo com o especialista em SEO, Bruce Clay, o primeiro critério para decidir o investimento em estratégias de otimização para os mecanismos de busca é a receita da sua empresa.

Para ele, o recomendado é que o investimento deve ser acima de oito mil dólares ou de 5 a 10% da receita total do negócio e a estratégia deve voltar-se para o topo do funil. O especialista reforça que, com esse investimento, sua empresa teve um aumento de seis vezes mais clientes por mês.

Além disso, o consultor considera que o valor investido em tráfego pago também deve ser parâmetro para a decisão do orçamento em SEO e investir 25% a mais em tráfego orgânico.

Sua concorrência

O objetivo das estratégias de SEO é que sua marca tenha maior performance orgânica nos mecanismos de busca, ou seja, que ela esteja visível onde e quando os usuários buscam por ela.

Para isso, é importante concentrar esforços para aparecer na primeira página, pelo menos para aquelas palavras-chave que são mais importantes para o seu negócio. Mas, é preciso ter consciência de que a concorrência estará brigando pelo mesmo lugar.

Clay lembra que, muitas vezes, estar entre os primeiros resultados requer um aumento no investimento em SEO, principalmente quando se trata de nichos muito específicos ou quando se compete com grandes marcas.

Como decidir seu orçamento em SEO

Utilizando os dois fatores citados anteriormente, independente do seu nicho de mercado, sabemos que existe uma forte concorrência nos resultados de pesquisa, por isso, além de saber “quanto quero investir?”, é preciso saber “quão rápido eu quero vencer a concorrência?”.

Investimento em SEO não é um jogo no qual quem paga mais leva, mas é preciso de recursos adicionais para aqueles que pretendem atingir resultados mais rapidamente, como profissionais capacitados, ferramentas de acompanhamento e acompanhamento constante.

Isso é o que realmente determina um orçamento em SEO. O mínimo, como visto, é de 5 a 10% da receita, mas quanto mais rápido você quiser atingir resultados, maiores devem ser os esforços.

De acordo com Clay:

“SEO barato é uma experiência de quase morte, e custará mais tempo e dinheiro para rastejar para fora da cova que você cavou do que se você investisse em uma estratégia de SEO saudável antecipadamente.”

Além disso, o relatório da CMO Survey identificou que os profissionais que fizeram SEO internamente tiveram custos mais altos e resultados mais baixos do que aqueles que contaram com uma agência especializada em otimização de sites.

A Agência Mestre atua no mercado de SEO há mais de 14 anos e, com esse tempo de experiência, sabemos que otimizar sites com base nas boas práticas do Google e em técnicas efetivas não é algo tão simples. Confira como ajudamos centenas de empresas e nos tornamos a principal referência em SEO no Brasil!

Priorize o investimento em uma estratégia de longo prazo

Se o seu orçamento em marketing estiver limitado, considere utilizar parte de outras estratégias para começar a investir em uma estratégia que trará bons resultados no longo prazo.

Por exemplo, se você estiver investindo uma boa quantia em anúncios patrocinados, realocar 5 ou 10% para SEO não será necessariamente um problema e poderá ser o pontapé inicial para sua estratégia de otimização.

Afinal, páginas bem otimizadas podem gerar tráfego por muito tempo, de forma totalmente orgânica. Com um bom orçamento, você poderá permanecer com seus outros canais de aquisição de leads, pois eles são importantes para o curto prazo, e se preparar para o futuro com o SEO.

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!

LEIA MAIS

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

O objetivo do Google é mesmo encontrar todo o conteúdo disponível na Internet, mas você precisa dar uma ajudinha. Veja como!

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?