PageRank – Um Medidor de Contexto Geral

Por Frank Marcel


No mundo das buscas, existe um certo clamor e busca por PageRank – O famoso medidor do Google que, de certa forma, revolucionou as buscas e fez um grande marketing para o Google, deixando muita gente interessada no buscador.

Para quem não está familiarizado, PageRank é o medidor de qualidade de sites controlado pelo Google. Ele se baseia principalmente em quantidade e qualidade de links apontando para uma página, entre outros fatores, para determinar o valor do PageRank de tal página. Aqui no blog do Agência Mestre nós temos artigos explicando o que é PageRank e como funciona o PageRank com mais detalhes.

Neste artigo vou explicar por que o PageRank não deve ser o objeto de desejo e guia espiritual de sites e blogs, não que ele deva ser desprezado.

pagerank yoda

PageRank – (Des)Informação

Após o lançamento do PageRank pelo Google e sua popularização, muitos webmasters, blogueiros e pessoas com menor conhecimento de web, mas que têm seus sites na Internet (lojas, administradores, gerentes, marketers, empreendedores, donos de web-negócios) ficaram aficcionadas por alcançar um alto valor de PageRank e, para tanto, procuram empresas que trabalhem com otimização de sites, como a Agência Mestre, para obter esse alto PageRank.

Muitos deles acreditam que o simples fato de você ter um PageRank alto vai fazer com que o seu site tenha um melhor posicionamento nas buscas e apareça na frente, acreditam que um site com PR 4 aparecerá na frente de um site PR 3 independente de qualquer outro fator, e por isso procuram empresas pedindo que “aumentem o meu PageRank”. Não é bem assim.

Aumentar o PageRank de um site é uma consequência de um trabalho de SEO bem realizado, não deve ser um objetivo. Como o Google tem a arbitrariedade de modificar seus fatores de rankeamento, o PageRank de um site pode diminuir sem que este tenha feito nada de errado, nada black hat.

Por fim, o PageRank não é o fator decisivo para que uma página apareça primeiro nos resultados de uma busca. Por exemplo, faça a busca SEO no google e confira os quatro primeiros resultados* e seus valores de PageRank:

  • 1- Marketing de Busca – O que é SEO – PR 5
  • 2- Wikipedia – Otimização para sistemas de busca – Sem PageRank
  • 3- Wikipedia – Search engine optimization (inglês) – PR 7
  • 4- Agência Mestre Blog – PR 3

* Esses dados são referentes à data de escrita do post e ao longo do tempo vão se modificar, conforme novas atualizações de PageRank acontecerem.

Há uma página sem PageRank na segunda posição, a frente de uma página com PR 7 e do nosso blog, com PR 3. Claro, existe tal valor, mas ele ainda não foi divulgado. Este é mais um motivo pelo qual não se deve ficar muito apegado a esse medidor: Ele é constantemente atualizado, mas não divulgado.

O que faz uma página aparecer primeiro nas buscas é a página em si e sua relação com os termos usados na busca, não o seu PageRank. Haja visto que o simples uso de palavras no singular ou plural (a simples adição de um “s”, no caso geral) já apresenta resultados ordenados de forma diferente – Notem o nível de especificidade que o Google usa, não é um simples número que define quem aparece primeiro e quem aparece depois.

Contudo, isso não é um manifesto “diga não ao PageRank”.

Por que não Desprezar o PageRank

Como nós já dissemos aqui no blog, cada página da internet, cada página de um site tem seu próprio PageRank, seu próprio potencial de rankeamento para determinadas keywords, e, além disso, o domínio tem o seu próprio PageRank, seu Trust – Confiança.

Neste ponto o PageRank é interessante. Use-o para medir o nível de otimização e aceitação do site.

Exemplo: aqui na empresa eu estive cuidando de um blog que estava com PR 0. O blog estava mal estruturado, e após os devidos ajustes, seu PageRank subiu para 3. Como eu acompanhei as estatísticas do blog, eu sei que não houve nenhum fator externo influenciando nessa mudança.

O ponto é: utilize o PageRank como uma resposta do Google para você, não como algo que você tenha a oferecer, não esperando que esse seja o seu diferencial para rankeamento, pois, de fato, ele não funciona assim.

O PageRank mede uma página fazendo uma soma muito maior do que simplesmente os termos usados na busca e o que a página oferece e, por isso, nem todo (e na verdade, praticamente nenhum) primeiro resultado em busca tem PR 10.

Também por isso, acompanhar o PageRank do domínio, e não simplesmente página a página, é interessante. O PageRank do domínio informa como o seu site está sendo recebido na Internet, como está sendo recebido pelo Google. Independente de keywords e posicionamento.

PageRank – Um Medidor de Contexto Geral

Assim é o PageRank: Uma medida da importância de um site dentro de um contexto muito mais amplo do que simplesmente as keywords ou posições que o site ocupa nas SERPs e independente desses fatores. Tanto é possível rankear bem com um PageRank baixo, como rankear mal com um PageRank alto.

A flutuação do PageRank pode te indicar se o site está sendo bem desenvolvido ou se são necessárias mudanças e estratégias mais agressivas. É a isso que deve ser dada atenção – a flutuação.

O que você tem a acrescentar? ou discordar? Deixe um comentário para que possamos discutir mais os conceitos e experiências. Até a próxima!

——–

Update: confira a dúvida do Luis nos comentários abaixo e a minha resposta. Participe!

LEIA MAIS
Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

O objetivo do Google é mesmo encontrar todo o conteúdo disponível na Internet, mas você precisa dar uma ajudinha. Veja como!

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Comentários
  1. Page Rank ajuda, mas não resolve…
    Tenho PR 5 e meu blog não passa de 300 visitas/dia…
    Então, embora seja interessante do ponto de vista de realização pessoal, é um critério subjetivo de avaliação da qualidade de uma página.
    Boa a sua abordagem.
    Um abraço e uma boa semana!

    • tenho um page rank 0 e 2000 visitas diárias…

  2. Olá Frank.

    Seu post quase respondeu a minha principal dúvida sobre pagerank. A minha dúvida é a seguinte:

    Se uma página está na 12º posição para uma busca com uma determinada palavra-chave e o domínio tem pagerank 0, uma simples alteração do pagerank do domínio (supondo que ele suba para 2), vai modificar o posicionamento daquela página para a mesma palavra-chave?

    Simplificando:
    PR 0 – 12º posição – mesma página e mesma palavra-chave
    PR 2 – 3º (por exemplo) – mesma página e mesma palavra-chave

  3. Acredito que seja bom mesmo desmistificar tal recurso. E darmos atenção ao que seguraria o leitor usuário em nossas páginas, websites e blogs. E não é fácil! Em se tratanto de Google, tudo é efêmero… tudo estará mudando… sempre.

  4. Obrigado a todos pelos comentários!

    Luis, a resposta pra sua pergunta é não. A mudança de PageRank não alteraria a posição da página.
    Por que?
    Porque, como disse no post, o PageRank é atualizado constantemente, mas não é atualizado tão frequentemente, ou seja, é muito provável que o Google já considere que a página tem PR 2 (mesmo sem divulgar isso) e mesmo assim ela está na 12ª posição, quer dizer, mesmo com PR 2, a 12ª posição é a posição da página mesmo.

    E mais, pode ser que um pouco antes, ou um pouco depois, do PR ser atualizado, a página ganhe umas posições, indicando que isso seria fruto da atualização do PageRank, mas para o PageRank mudar, são necessários links! A página não muda de posição porque o númerozinho mudou. É precisamente o contrário. O numerozinho muda porque a página melhorou, ganhou links, e tem condições de rankear melhor.

    Abraços a todos!

  5. Olá Luis,

    Concordo com este comentário do Frank. Os resultados apresentados já estão atualizados, conseqüentemente o seu site estará melhor nos resultados se ele tiver uma melhor qualidade. Esta melhor qualidade indica uma tendência de aumento de PageRank.

    É como o Frank disse: “O numerozinho muda porque a página melhorou, ganhou links, e tem condições de rankear melhor.”

    Abraços

  6. O Pagerank, assim como o numero de leitores de feeds, não deve ser seguido como referencia para se saber se um blog é bom ou não. A qualidade do SEO nem sempre indica a qualidade do blog, mas sim a dedicação que o blogueiro teve em buscar informações para melhorar a sua posição no google.

    O sucesso sempre depende de bons resultados, sejam eles em visitações, PR, leitores de feeds ou simplesmente no reconhecimento público da importância do seu site/blog.

  7. Realmente, a qualidade do SEO indica somente a qualidade do SEO.
    A qualidade do blog vai além do PageRank. O blog é de qualidade quando apresenta conteúdo intessante, tem leitores, agrada quem acaba de chegar, não desaponta quem já conhece, etc, etc, etc…

  8. Qual o tempo real de atualização do google na contagem de links?Pois já faz um tempo que distribuo links do meu website no entanto o numero ainda não aumentou.Porque isso acontece?

  9. Não existe tempo determinado para o google achar links que apontem para o seu site, ele simplesmente acha. Para que ele ache as páginas do seu site, basta submeter o sitemap.xml do seu site no Google Webmasters Tools, por exemplo.
    Para achar links para o seu site, depende de ele achar os outros sites que apontam para o seu e achar os links nesses outros sites. Não tem como programar um tempo para isso.

    Quanto ao PageRank, acredita-se que ele seja atualizado constantemente, mas somente é publicado mesmo de 3 a 5 vezes por ano, ou a cada 3 ou 4 meses.

  10. Frank,
    tenho um blog com 3,5 meses de idade, 515 visitas no total e média diária de 12.
    Ontem, consultei alguns sites que fazem a medição do pagerank e deu um valor de 4.
    É possível? Posso confiar nesse valor? Será vantajoso colocar no meu blog? Agora que descobri este ser blog vou ver se aprendo a aumentar as minhas visitas. Num comentário anterior lamentavam-sw das 300 visitaas diárias, então e eu!
    Um abraço!

  11. E aí Luis! Consultei o medidor de PageRank das ferramentas de SEO da Agência Mestre, e o seu blog está mesmo com PageRank 4. Pode confiar! =)

    Colocar o que no seu blog? O indicador do PageRank? Se você colocar ou nao, nao vai mudar o seu PR.

    Continue lendo o nosso blog e aplicando as técnicas de SEO, assim você conseguirá aumentar as visitas e o PageRank do seu blog.

  12. Frank, tá na hora de você revisar alguns textos ein?

    Eu já sou leitor daqui do Agência Mestre há mais ou menos dois meses, e hoje vim conhecer essa página. O PR do Marketing de Busca já é 6, e o de vocês é 4. Por favor edita esses dados lá em cima.

    Não é ser chato, apenas pedir que vocês atualizem os dados de acordo com seu crescimento. E sim, ótimo post. Ótimo mesmo, tenho aprendido MUITO aqui no Agência Mestre e no Marketing de Busca, mas principalmente aqui.

    Pretendo com o tempo implantar lá na alchemistPROJECT e em qualquer site que eu venha construir/trabalhar.

    Continua assim e vê se atualiza esses dados!

    Abraços

  13. Ah, e atualize também o da Wikipedia BR. Antes podia não ter, mas agora tem PR 4.

    Abraços!

  14. Olá Daniel!

    Valeu pela dica aí. Vou revisar sim, mas acho q o post ainda é válido pois é condizente com o momento em q foi escrito e, portanto, as informaçoes de PR e sites devem continuar, mas colocarei os updates sim.

    Valeu pelos comments!

  15. É que tem gente tão desinformada (ou desatenta) que lê com mais velocidade que qualidade (eu até mesmo uso esse método) e acaba perdendo detalhes. E para aqueles quem está estudando SEO, saber que suas fontes tem um PR maior é o mesmo que saber “Hoho, eles manjam mesmo. Então é melhor eu levá-los cada vez mais a sério”

    Realmente, eu prefiro PR 4 à 3. Não sei como você pode fazer o update sem retirar o valor inicial. A não ser que faça um P.S.:

    Mas aí já fica a seu critério.

    Abraços Frank!

  16. Daniel, confira o meu update, acho que você vai entender melhor o que estou tentando:

    Vamos supor – o Fernando Collor roubou o país e se eu tivesse um blog naquela época eu escreveria:
    “esse nosso presidente é um ladrao!” – sem citar o nome.
    Se você ler a frase hoje, você pode pensar “Mas o Lula nao roubou nada.”

    Mas eu estava me referindo a uma situaçao que foi verdade no momento em que foi escrita. O correto nao é corrigir para:
    “o nosso presidente nao é ladrao”
    mas sim, informar sobre qual situaçao eu estou me referindo:
    “esse nosso presidente é um ladrao*
    * na data em que este post foi escrito, o presidente era o Fernando Collor”.

    Acho que isso é a melhor opçao, nao concorda?

  17. Concordo. Realmente não tinha pensado dessa forma, se você colocasse um Post Scriptum, teria de fazê-lo a cada nova alteração de PR, para mais ou para menos (suponho que não para menos). Assim, ressaltando a situação, torna-se universal.

    Bom, era só isso mesmo. Agora não vejo nenhum problema ou erro no post, e considero-o um dos melhores que li sobre o assunto. Parabéns de novo!

    Até um próximo comment.

  18. Bacana!
    Obrigado por chamar a atençao para o detalhe!
    Preciso deixar mesmo a data destacada quando ela for relevante para o conteúdo do post!

    Abraços!

  19. Fantástico Frank!

    Um fator importante a ser considerado, que acho que cabe comentar, é que o Google faz o crawl nos sites do maior para o menor PageRank, ou seja, quem tem PR maior acaba tendo prioridade por parte do Google.

    Este dado só é relevante se o site é bastante atualizado e fala sobre temas atuais, de forma que toda atualização seja crawleada mais rapidamente.

    Por outro lado, existem outras formas de fazer conteúdos novos serem crawleados, então mesmo quem tem PR menor pode encontrar outras formas de ser priorizado.

    É interessante a discussão por desmistificar o PR, como você disse um “objeto de desejo” por parte de Webmasters.

    Abraço!

  20. Tenho uma dúvida quanto ao PR: quanto tempo um blog tem que estar no ar antes de ter seu PR calculado. Li em outro site que se o PR é zero um dos motivos é que ele está no ar há pouco tempo.

    Outra coisa: a título de complemento, o PR parece não ter influência no Alexa ( http://www.alexa.com/ ). Conheço um site que tem PR maior que o meu blog, mas está bem abaixo no referido rank.

    • O tempo para um blog/site ter um valor de PR atribuído depende do tempo que o Google levar para encontrá-lo, encontrar links que apontam para este site, etc. Não existe um valor padrão.

      E o PR não tem relação nenhuma com o Alexa mesmo. O PageRank é uma métrica do Google. O Alexa usa outras métricas e metodologias para montar o seu ranking de sites.

  21. O que eu não entendi é que meu site está indexado pelo Google (incluí a URL diretamente no Google e meu blog aparece nos resultados de algumas pesquisas) e tem PR zero. Então, pelo jeito, não é que ele não tenha PR, ele está mesmo é zerado. Certo? Acho estranho que meu blog antigo era atualizado com freqüência muito menor, tinha muito menos comentários e que eu saiba tinha muito menos acessos e tinha PR1. Por quê? Será que tem alguma coisa a ver com o antigo ser Blogger (produto do Google) e o novo ser do WordPress (um forte adversário do Blogger)?

    • Rodrigo, o Google muda suas métricas constantemente. E duvido muito que o Blogger seja favorecido por ser do Google. Pode ser favorecido pela força do Blogger, pela forma que um novo blog é divulgado dentro do Blogger, mas não por ser Blogger.

      Continue o trabalho e os resultados virão.

      • Que bom! Estava preocupado em ser “boicatado” por ter trocado o Blogger pelo WordPress. Pode deixar que vou continuar lutando para tornar meu site cada vez mais útil!

Deixe seu comentário abaixo