Buscas locais são aquelas em que o usuário define qual a intenção local de sua pesquisa, ou seja, de onde o usuário deseja que os resultados sejam originados ou relacionados. Essa intenção pode ser definida de várias maneiras, conforme a Search Engine. O Google, por exemplo, utiliza desde o idioma utilizado na query de pesquisa, o domínio escolhido para realizar a pesquisa (Google Brasil, Google Argentina, Google Uruguai, etc) até a localização física de quem realiza a busca e a intenção local digitada na própria query (restaurantes sp, floriculturas rj, hotéis em salvador).

Aparecer nos resultados de buscas locais pode ser mais relevante, ou menos, dependendo do segmento de mercado abordado. Um exemplo clássico de segmento de mercado onde aparecer nas buscas locais é essencial é o de restaurantes. Um consumidor, quando tem a intenção de encontrar restaurantes em uma determinada região, provavelmente irá utilizar a busca: “restaurantes em ‘região'”, ao invés de apenas “restaurantes”.

Além do mais, mesmo quando a intenção local não está na query, o Google procura exibir os resultados mais apropriados para sua pesquisa de acordo com a sua localização. Por exemplo, quando procurei por “restaurantes”, obtive o seguinte resultado:

Onde o terceiro resultado é uma lista de restaurantes cadastrados no Local Business do Google e localizados em Itajubá, cidade de onde eu fiz a busca..

Outro ponto que deve ser levado em consideração ao avaliar a importância de aparecer nas buscas locais é a intenção do usuário além da localidade. Um usuário que procura por “flores em são paulo”, por exemplo, tem uma probabilidade muito maior de comprar flores do que um que procura apenas por “flores”. O segundo pode estar apenas procurando por fotos, vídeos ou informações sobre esse item, enquanto o primeiro provavelmente gostaria de saber em que lugares ele pode adquirir flores na cidade especificada. Ou seja, o segundo é um usuário com uma probabilidade de conversão de compra muito maior que o primeiro.

Agora que já sabemos a importância das buscas locais e o quanto essas buscas podem significar para as conversões de um site, que técnicas de SEO podemos utilizar para otimizar um site para buscas locais?

Como Aparecer nas Buscas Locais?

1 – Associe o Conteúdo do Site com a Região de Foco

Uma das regras de ouro sobre segurança na internet é tomar muito cuidado com a forma com que você vai mostrar seus endereços e contatos e onde eles serão exibidos. Entretanto, essa regra é aplicável quando estamos falando de endereços e contatos pessoais. No caso de endereços e telefones comerciais, a regra é não ter medo de citá-los em seu site.

Aproveite a home do site para expor o endereço e telefone da empresa. Dessa maneira você está dizendo aos seus clientes (e search engines) onde e como te encontrar, o que agrega mais credibilidade ao seu negócio.

2 – Use o Google Local Business Center

Essa dica é útil para quem tem uma empresa física. É possível listar algumas informações relevantes sobre a sua empresa no cadastro no Google Local Business Center, sendo os principais:

  • Nome da Empresa: É interessante que o nome de sua empresa seja relacionado ao seu ramo de atuação. Dessa maneira os usuários associam melhor a sua marca ao segmento de mercado em que você atua. Outro ponto interessante a ser levado em consideração é o tamanho e facilidade do nome da marca, quanto menor e mais fácil de memorizar, melhor.
  • Cidade: Essa é uma maneira de fazer o Google associar o nome da sua empresa com a cidade e região nas quais você e seu negócio atuam.
  • Telefone: É de vital importância que o telefone de seu estabelecimento seja preenchido. Essa é uma maneira de dizer aos seus usuários que você pode ser encontrado, o que significa mais credibilidade para o perfil da sua empresa.
  • Descrição: Insira informações relevantes para o usuário sobre o seu estabelecimento: qual o segmento de mercado em que você atua, que tipo de produtos ou serviços o estabelecimento oferece, região de atuação e informações sobre horários e formas de pagamento.
  • URL: E, é claro, o endereço virtual do seu negócio.

Embora não seja necessário ter um site para realizar esse cadastro, é interessante que a empresa tenha um website com páginas otimizadas para as buscas relacionadas com a região de foco.

Vale ressaltar que as informações do Google Local Business Center é um dos itens que compõe os resultados universais. Por exemplo, para a busca por “restaurantes em são paulo”, obtemos a seguinte página de resultados:

Na página acima, o primeiro resultado é uma lista de restaurantes cadastrados no Local Business Center e suas indicações no maps. Daí a importância de realizar o cadastro.

3 – Citações

As citações são as menções feitas sobre o seu estabelecimento, seus produtos e serviços, e podem ser acessadas na página do próprio negócio no Local Business Center.

Por exemplo, ao acessar a página de um determinado estabelecimento, obtemos a seguinte página:

Onde as resenhas são os comentários que os usuários podem fazer pela própria página do seu negócio no Local Business Center e os comentários são as citações encontradas para o site pelo Google.

Vale lembrar que os comentários e resenhas são de grande valia para o perfil do estabelecimento, pois agregam credibilidade ao mesmo.

4 – Cadastro em Diretórios Locais

Existem vários diretórios específicos para determinadas regiões. No Brasil, por exemplo, encontramos alguns diretórios específicos para os estados da Bahia, Paraíba e Rondônia:

  • http://www.a-bahia.com/diretorio/
  • http://www.a-paraiba.com/diretorio/
  • http://www.a-rondonia.com/diretorio/

O interessante de utilizar os diretórios regionais é que você obtém links de páginas específicas da região em que você pretende que seu site apareça.

Outra tática é procurar por sites regionais de notícias que disponibilizam o endereço, telefone (e muitas vezes a URL) de estabelecimentos locais.

5 – Landing Pages

Quanto mais importante é uma determinada cidade ou região para o seu segmento de mercado, maior a necessidade de criar uma landing page otimizada para ela.

É importante ter em mente que essas páginas devem estar totalmente focadas na região desejada. Portanto, os itens:

  • H1
  • Título
  • Description
  • Keywords
  • Conteúdo
  • Imagens e as respectivas alt tags
  • URL

Devem focar a região estabelecida para a página.

Conclusão

Dependendo do ramo de atividade de sua empresa, aparecer nas buscas locais é um diferencial importante para um site e, com certeza, representa uma diferença em visitas e vendas para um site. Para tanto, vale fazer uso do cadastro em ferramentas como o Local Business Center do Google, além das demais técnicas de otimização para buscas locais abordadas nesse artigo.

E você, já teve experiência com a otimização de sites para local search? Que técnicas utilizou? Deixe um comentário e nos conte suas experiências ou dúvidas.