Image Replacement

Olá leitores da Agência Mestre,

Hoje estou aqui parar tirar uma das dúvidas mais recorrentes da área de Search quando falamos de arquitetura e design, o famoso text-indent. Vamos ver a pergunta feita no meu Formspring:

text-indent: -9999px; pra tags de heading (h1, h2) é passível de punição no Google?

Vamos entender um pouco mais sobre o tal assunto.

Image Replacement

Em um dos primeiros artigos do antigo SEO Dicas, blog que antecedeu a Agência Mestre, levantamos a discussão sobre uma técnica chamada image replacement, que nada mais é que substituir uma imagem por um texto através do uso de CSS, ou seja, o browser irá mostrar uma imagem, enquanto no HTML você verá apenas o texto.

Esta é uma técnica bem comum, utilizada por designers para manter uma fonte ou ainda facilitar a codificação do HTML.

Punição ou Não?

Bom, vamos aos fatos. A primeira coisa que eu gostaria de compartilhar com vocês é o vídeo do Matt Cutts, falando um pouco sobre o assunto:

Neste vídeo, o Matt Cutts afirma que a melhor maneira de incluir um logo em um cabeçalho de um website é da forma tradicional, em forma de imagem, descrevendo-a pela ALT tag. Ele recomenda evitar o uso da técnica de image-replacement.

Em seguida, vamos entender bem o que o Google fala em suas diretrizes sobre texto escondido:

Se percebermos que o seu site tem texto e links ocultos com propósito enganoso, ele poderá ser removido do índice do Google e não aparecerá mais nas páginas de resultados de pesquisa.

Existem diversas recomendações em todo o texto das diretrizes mas eu ressalto exatamente o texto acima, onde reforço para vocês: utilizar a técnica de image replacement para adicionar “algumas palavrinhas a mais” pode fazer com que o seu website seja punido.

Mas não posso usar nada?

Um ponto que eu gostaria de adicionar através da minha experiência é que o Google não irá punir o seu website por usar text-indent desde que você escreva exatamente o que a imagem contém.

Por exemplo, se no seu logo diz “Empresa de Calçados” então o seu texto no HTML deve estar refletindo exatamente o texto da imagem. Não fuja disso em hipótese alguma.

Espero que tenham gostado deste artigo e até o próximo!