Olá Leitores do Agência Mestre! Muito já foi falado a respeito de links aqui no Agência Mestre. Temos vários posts interessantes, como esse de links building, tipos de links, link farm, link bait , links pagos, entre outros. Hoje falarei também sobre links, dando um enfoque um pouco diferente.

O que é um link perfeito? Não existe “um medidor” de peso de links. Vários fatores contribuem para que um link seja consederado bom ou ruim. Nesse artigo falarei sobre alguns dos fatores que mais influenciam no peso dos links de outros sites que apontam para o seu (conhecidos como Inbound Links), sendo que alguns também valem para outros tipos de links.

Esse link passa link juice?

Se você ainda não sabe o que significa link juice, veja nesse post uma excelente abordagem de como funciona. Se o link tiver a atributo nofollow, ele não passa link juice e não trará nenhum benefício para o rankeamento do seu site. A vantagem de obter um link desse tipo é o tráfego trazido por ele, que pode ser bem alto, dependendo de quem está linkando.

Esse link é natural?

Se você tem uma página falando sobre SEO e linka para o Agência Mestre, no meio do seu conteúdo (que fala sobre SEO), esse provavelmente é um link natural. Links naturais são aqueles relacionados ao conteúdo da página e que ficam no meio do conteúdo, o que não inclui links no rodapé, barras de navegação… Os links naturais têm uma importância muito grande para os Search Engines porque são considerados um complemento de conteúdo das páginas.

Este link é recíproco?

UM link recíproco não tende a ser um problema. O problema dos links recíprocos são o exagero, quando mais de 50% dos links de um site são recíprocos, isso pode ser considerado uma tentativa de manipulação dos algoritmos dos search engines e uma punição pode ser aplicada. Dependendo do caso, esse tipo de link pode ter menos valor.

Ele usa a keyword principal da página para qual está apontando?

Esse é um dos fatores mais importantes no peso dos links. Se o texto âncora é compatível com a keyword principal da página, isto é, o assunto principal tratado no conteúdo, palavra com destaque na title tag, h1…Então esse link terá um peso muito maior.

Quanto tempo tem esse link?

Esse é um fator que pouca gente conhece. A idade dos links tem grande influência no peso dos mesmos, e esse é um dos fatores que torna difícil tirar sites antigos das primeiras posições nos search engines. Uma citação de Chris Boggs do Search Marketing Trends a repeito da idade dos links:

“We have tested and it seems that 3-4 months is a minimum target for Google, and the longer after that the better.”

Nos testes realizados por eles, foi detectado que no Google os links levam de 3 a 4 meses para ganhar peso no Google e quanto mais antigo o link, melhor.

O assunto que os sites tratam é o mesmo?

Um link de um site de SEO linkando para um outro site de SEO tem grande peso. E digo mais, um link de um site com assunto relacionado tem mais do que o dobro do peso, se comparado a um link equivalente, para um página com o “mesmo peso”, de um site que trata de um assunto diferente. Obviamente o peso também depende de outros fatores.

O site original aparece bem nos buscadores? Tem um bom tráfego?

Nesse item temos duas coisas a serem levadas em conta. A primeira é a mais óbvia. Se um site com muito tráfego linka para o seu, muitas visitas virão. Se o seu site recebe um link da página inicial da CNN, com certeza você terá um pico de tráfego. A segunda já foi falada diversas vezes aqui no Agência Mestre. Se um site aparece bem nos buscadores, tem um pagerank alto, e uma confiança adquirida ao longo do tempo, seus links terão muito mais influência nos Search Engines e os donos de sites para quem eles estão linkando podem comemorar!

O site original está recebendo links naturalmente?

Se a taxa com que ele está recebendo links é muito alta, e esses links vem de um IP parecido, ele pode não estar sendo bem visto pelos search engines e com isso, seus links externos perdem valor.

O número de links externos da página é muito grande?

O link juice é divido igualmente por todos os links de um página. Então, quanto maior o número de links dessa página, menos peso eles terão. Se você recebeu um link de uma página que possui mais de 200 links externos, o peso que vem pro seu site é muito pequeno e os links quase não tem valor.

Mais informações sobre Otimização de sites você encontra por todo o site. Até a próxima!