Neste último fim de semana eu estive atualizando o Glossário de SEO que oferecemos aqui no site da Agência Mestre, praticamente toda a tarde de sábado. Ao parar com a atividade, comecei a refletir o porquê de tanta dedicação ao glossário. E agora, coloco a pergunta: Você oferece um glossário sobre o seu negócio no seu site? E, mais interessante, será que você deveria oferecer um? Por quê? Vamos ver.

O que é um Glossário?

Antes de prosseguir, algumas definições sobre o que é um glossário:

Ou seja, para um site, um glossário será um conjunto de termos, e suas definições, referentes ao contexto ao qual o site está inserido. Se o seu site é sobre SEO e existem termos específicos que merecem uma explicação devido a frequência com que são usados, agrupe-os em um glossário.

Se o site é sobre parafusos, flores, borrachas, tapetes, panelas, qualquer coisa, não importa: reserve uns momentos para destacar alguns termos e defini-los. Mas por que se dar ao trabalho?

Por que Criar um Glossário?

Um glossário tem diversas utilidades:

  • Gera conteúdo específico
  • Oferece um dicionário de termos à visitantes leigos
  • É uma fonte de links para conteúdo interno
  • Demonstra expertise

Conteúdo Específico

O glossário permite que seja criada uma página (ou várias se forem muitos termos) carregada de conteúdo e informação sobre o seu negócio e, com certeza, vai agregar diversas long tails diferentes que podem servir de entrada para visitantes de buscadores.

Dicionário para Leigos

Eu tinha muitas duvidas em relação a alguns termos e também muitas pessoas deviam ter..ainda mais quem está começando um blog e quer otimiza lo! – Bruno Ladeia

Bom post, tirei algumas dúvidas sobre siglas aqui. Até adicionei em meus favoritos. – Demétrios Martins

De fato, um glossário pode ajudar as pessoas a entenderem melhor o seu produto ou serviço – ajuda a entender melhor o seu conteúdo, pode até ir parar nos favoritos dos seus visitantes como uma referência para consultas futuras.

Fonte de Links

Como a página do glossário fica carregada de termos e expressões do seu negócio, não faltarão bons textos âncora para ligar suas páginas de conteúdo e deixar o visitante ainda mais envolvido com o site. Além do mais, o glossário em si é uma página interessante para receber links externos uma vez que reúne uma coleção de boa informação sobre o conteúdo do seu negócio.

Expertise

Este é o ponto mais sutil e mais interessante – um glossário completo e preciso é capaz de resolver a dúvida de visitantes que, por consequência, passam a ver ainda mais valor e domínio do negócio por parte do site, aumentando sua confiança nas informações servidas.

Ainda que não venha a ser uma das páginas mais visitadas de um site, o glossário apresenta utilidades para visitantes e buscadores, o que a torna uma página interessante de se produzir. Na Agência Mestre, o glossário está em constante evolução – procuramos sempre adicionar novos termos e, para tanto, contamos com a sua ajuda. Ainda tem mais para atualizar por lá e as sugestões são bem-vindas!

Até a próxima!