Como eu disse no meu post sobre como aumentar visitas do site, uma das razões para um site não receber muitas visitas é o problema de conteúdo duplicado.

No post Evitando Conteúdo Duplicado do Heron aqui no Agência Mestre, ele indica o uso do robots.txt para evitar conteúdo duplicado. Para blogs, o uso do robots.txt é praticamente vital, pois um mesmo post pode ser encontrado em diversos locais, como a página inicial, a página de posts do autor e a página de categoria de posts.

Com o mesmo texto aparecendo em tantos lugares diferentes, acredite, é bastante conteúdo duplicado. O problema disso, como o Heron também comentou, é que o google (ou yahoo, msn, etc) vai ter que decidir qual dessas versões de conteúdo mostrar nas suas páginas de resposta. O ideal, para blogs, seria mostrar a página do post em si, e não a página de categoria ou outras.

Mas o que realmente pode derrubar o site em relação a conteúdo duplicado é quando a mesma informação pode ser encontrada por 2 URLs diferentes e existem links para ambas páginas. Ou seja, o poder de o seu site aparecer para o assunto dessas páginas fica dividido por 2, pois as 2 páginas serão cadidatas a aparecer e estarão concorrendo uma com a outra, mas qual a melhor? Com certeza a versão do seu concorrente que estiver melhor estruturado.

Como Identificar Conteúdo Duplicado?

Os lugares mais críticos onde você pode encontrar conteúdo duplicado são o título (tag <title>) das páginas do site, meta description e o conteúdo (texto) em si.

A identificação realmente é um processo manual. Para identificar meta description repetidas, o Google Webmaster Tools pode te dar uma mão. Ele possui uma seção que indica as meta description duplicadas, se houver, e ainda outras dicas como meta description muito curta ou muito longa.

A identificação de conteúdo duplicado para textos já é mais fácil, basta copiar uma frase longa do texto que você deseja verificar e procurar por esta frase no google, escrevendo a frase entre àspas no campo de busca. Por exemplo, confira esta busca no google. O resultado dela é único, o meu post sobre como aumentar as visitas de um site.

Agora, tente a busca “Este barraco aconteceu um pouco antes do programa ao vivo de terça feira, dia 4 de Março.”. Um exemplo de conteúdo duplicado entre sites. O mesmo texto (e vídeo) no youtube e no avmaroc.

Para garantir, teste com mais de uma frase.

Como Corrigir Conteúdo Duplicado?

Certo, você identificou, como corrigir então? Para título ou meta description basta alterá-las, fazendo com que cada página tenha título exclusivo e meta description única.

Para conteúdo texto, quando identificado o problema, deve-se fazer o redirecionamento 301 para a melhor versão de tal conteúdo.

Se cont-dup1.html fala sobre conteúdo duplicado e cont-dup2.html tem o mesmo texto, então você faz o redirecionamento 301 (permanente) de uma para a outra, digamos, de 1 para 2.

Agora os bots de busca sabem exatamente o que mostrar nas suas páginas quando o internauta faz uma busca e você tem a resposta.

Para conteúdo duplicado entre sites, o melhor a fazer é entrar em contato com o webmaster que copiou o conteúdo. Tente pedir para que ao invés de copiar, ele referencie o seu site, mesmo que seja com um nofollow.

Fiquem sempre de olho. Às vezes, a falta de atenção é que não permite um rankeamento melhor nas buscas orgânicas. Às vezes, pode ser alguém que está te prejudicando por copiar o seu conteúdo.

Confiram o tutorial de SEO da Agência Mestre para aprender tudo sobre SEO e também o glossário de SEO e SEM para ficar por dentro do vocabulário usado no mundo das buscas.

Até a próxima!