Olá leitores da Agência Mestre,

Uma das perguntas que mais recebi em 2009, tanto em eventos, quanto através de email, foi “como eu aprendo SEO?“. Mas antes de falar os passos para iniciar uma carreira de profissional de SEO, vou contar um pouco de como comecei na área.

Como o Fábio Ricotta começou?

Eu ingressei na empresa Deals Consultoria & Desenvolvimento(antigo nome da Agência Mestre) em 2005 como webdesigner. Quando comecei os meus trabalhos eu escutava os colegas de trabalho falando sobre um tal de “SEO”, otimização pra lá, PageRank, ou ainda texto escondido. Era uma bagunça na minha mente, pois como um geek total, eu procurava saber de tudo na Internet, mas nunca tinha ouvido falar sobre aquilo.

Fábio Ricotta no Curso de SEO

O tempo passou e fui pegando em linhas gerais o que a empresa fazia e todo o processo que tínhamos. Me lembro ainda hoje do manual de SEO que eu recebi (depois de insistir) da empresa. Continham várias dicas sobre títulos, meta tags, heading tags e um tal de “linkbuilding”. Pouco tempo depois eu migrei de webdesign para programação web juntamente com SEO. Aí sim gostei do que fazia (eu pensava que gostava de webdesign). Eu estudava SEO, quando não estava trabalhando ou na faculdade, procurava em websites, mas havia pouca informação, até que a empresa me passou acesso ao fórum do Webmaster World. Aí sim tudo começou a fazer sentido. Descobri através de lá o SEObook e o SEOmoz, duas das minhas principais fontes de aprendizado. Depois disso, consegui o livro do SEObook juntamente com vários livros em PDF sobre SEO. Aí o meu conhecimento só aumentou.

Em 2008, já pela Agência Mestre, tive a minha primeira oportunidade de participar de um evento de search: o SMX São Paulo 2008. Me lembro certinho que naquela época vi que o meu conhecimento já estava acima do que via e realmente o meu esforço em aprender com os pioneiros nos EUA (virtualmente claro) estava dando muito certo.

O ano de 2009 foi muito bom para mim. Tive a oportunidade de fazer a minha primeira viagem internacional e ainda ir em um dos maiores eventos de SEO do mundo, o SMX Advanced. Eu posso dizer que lá eu realizei um dos meus maiores sonhos, conhecer quem me ensinou SEO. Tive a oportunidade de tirar fotos com diversas personalidades do search, tais como Rand Fishkin e Michael Gray. Em Agosto de 2009, retornei ao SMX São Paulo como palestrante e espectador. A experiência foi muito boa e gostei muito do feedback sobre o que falei no evento. No restante do ano tive o prazer de ir em 4 eventos de grande nível na área de search: o SEOmoz Seminar, o SMX East, o Search Developer Summit e o Pubcon. E realmente, estes eventos acrescentaram muito para o meu conhecimento. Aprendi diversas idéias, técnicas e formas de pensar que antes eu nunca tinha observado ou vivenciado. O ano de 2009 foi com certeza a minha melhor experiência com SEO.

Basicamente esta foi a minha trajetória e se você reparar bem nela, podemos dividir em 4 grandes tópicos, que é basicamente o que uma pessoa necessita para ser um profissional de SEO. Vamos então organizar o pensamento:

Leitura Obrigatória

Toda pessoa interessada em algum tema deve começar pela base, entendendo os conceitos antes de tentar aprender algo. Diante disto, a minha sugestão é que você comece pelos seguintes artigos que escrevemos:

Em seguida, você pode começar a ler o tutorial de SEO que disponibilizamos aqui na Agência Mestre. É uma página que organiza os principais artigos de SEO que você deve ler para aprender mais sobre a área.

Ainda na área de aprendizado, vale apena ler o Guia do Google para Otimização de Sites, que traz diversas dicas e conceitos sobre SEO.

Se você deseja um livro básico, que aborda conceitos muito bons sobre SEO, eu sugiro a leitura do livro SEO: A Bíblia, que tem um preço(R$ 69,90) muito barato para o conhecimento que agrega.

Material Online

Além de livros e artigos na internet, você pode conferir o meu Slideshare, que já possui mais de 30 apresentações sobre Search e Social Media. Entre elas, recomendo muito que você leia atentamente a apresentação de Curso de SEO, um material gratuito, que você pode utilizar para embasar os seus estudos na área.

Curso de SEO

View more presentations from Fábio Ricotta

Websites e Comunidades

Em termos de websites e comunidades o Brasil é muito carente. Posso listar apenas 2 bons websites na área de SEO, que é a Agência Mestre e o BrasilSEO. O BrasilSEO apesar de não ter conteúdo novo com regularidade, possui um acervo de dicas e artigos de SEO muito bom. Já na Agência Mestre temos um conteúdo mantido com regularidade e mais de 500 artigos publicados.

Em termos de comunidade em português posso destacar o fórum do Google para Ajuda aos Webmasters. Existem diversos profissionais de SEO neste fórum, além de 2 excelentes profissionais do Google (Pedro Dias e Ariel Lambrecht) que prontamente podem lhe ajudar com as suas dúvidas.

Já com relação aos EUA a conversa é outra. Gosto muito de ler os artigos do SEOmoz, SEObook, do Graywolf e vale muito apena ficar de olho nos artigos do Search Engine Land, que em sua maioria, são os mais completos da área de search.

Em termos de comunidade, eu acho que um dos melhores fóruns é o Webmaster World. Lá você encontra os profissionais mais antigos da área, com a maior experiência e ainda com vontade de compartilhar idéias, algo que é raro no Brasil. Uma outra comunidade que eu ingressei a pouco tempo é a HuomAh Dojo. Ela foi eleita como a melhor comunidade de SEO e possui um fórum bem ativo, fora as suas ferramentas, vídeos e artigos exclusivos.

Profissionais de Search no Twitter

Alguns dias atrás eu fiz uma boa lista de profissionais de SEO a serem seguidos no Twitter e vou incrementar mais ainda esta lista:

  1. Rand Fishkin
  2. Ann Smarty
  3. Danny Sullivan
  4. Michael Gray
  5. Jordan Kasteler
  6. Will Critchlow
  7. Barry Schwartz
  8. Lauren Litwinka
  9. Frank Marcel
  10. Cassiano Travareli
  11. Fábio Ricotta
  12. Tom Critchlow
  13. Aaron Wall
  14. Matt Cutts
  15. Pedro Dias
  16. Ariel Lambrecht
  17. DaveNaylor
  18. Joost de Valk
  19. Andy Beal
  20. Todd Malicoat
  21. Bruce Clay, Inc.
  22. Andy Beard
  23. Patrick Altoft
  24. Searchcowboys
  25. Ralph Tegtmeier

Logicamente que existem diversos outros profissionais de SEO que você deveria ficar de olho no Twitter, mas basicamente são estes os mais ativos que eu sigo. Então siga a sugestão e fique de olho nas dicas e artigos que estas pessoas enviam, pois você pode obter uma informação em primeira mão.

Conferências

Se teve uma coisa em 2009 que eu gostei e fiz bastante foi ir aos eventos e conferências de SEO. Sem sombra de dúvidas este é um lugar para se aprender SEO, mas além disto, é um local para se fazer conexões.

Apesar da carência de eventos apenas de SEO no Brasil, este ano de 2010 promete. Posso citar alguns eventos que serão realizados em 2010, tais como o Social Media Brasil, o OME Expo Latino, o SMX São Paulo, o SEM Estratégico, o SEOcamp, WordCamp e o Seminário Info sobre Marketing de Busca.

Já nos EUA, os eventos começam logo mais. Teremos os SES, SMX, SEOmoz Seminar e o Pubcon.

O que fica de dica para as conferências é que você deve utilizá-las para fazer conexões e conhecer pessoas. Não seja tímido em conversar com alguma “personalidade” do SEO, mas também não chegue querendo tirar todas as suas dúvidas de SEO com ela. O grande ponto é conversar, trocar cartões e entrar em contato no futuro ou em um próximo evento. Isto realmente funciona e eu garanto!