Facebook Fbml

Olá, amigos da Agência Mestre!

Como estão as aplicações e o uso do Facebook para o seu negócio?

Pegando carona no artigo de FBML, onde apresentamos a linguagem e algumas possibilidades de como trabalhar com ela, trouxemos hoje mais uma dica interessante para incrementar sua página: vídeos do Youtube.

É possível, através de FBML, inserir um canal completo do maior portal de vídeos da Internet. A tarefa é bastante simples, não dá tanto trabalho e o resultado é bastante interessante. Siga os passos abaixo:

Passo 1 – No Youtube

Faça o login com sua conta no Youtube para ter acesso ao seu canal e seus vídeos. Já logado, entre na área de customização de player através deste endereço: http://www.youtube.com/custom_player/

Customize da maneira que achar melhor: título, descrição, tema de cores…

Tela de customização de player no Youtube

Na parte de Layout, escolha o primeiro modelo de player, sem a coluna da direita que exibe outros vídeos. Isto é necessário, por conta dos limites de espaço da página do Facebook, que não realiza a formatação deste segundo modelo do Youtube.

Escolha a seguir qual será o conteúdo exibido. Se deseja exibir os vídeos que você enviou, ou aqueles favoritos dentro da rede.

Por fim, gere o código, que será algo mais ou menos assim:

<object width="416" height="337"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/cp/vjVQa1PpcFNB4FKNgz1oTqLVWrtI2oWxMQ2pl1G5kdk="></param><embed src="https://www.youtube.com/cp/vjVQa1PpcFNB4FKNgz1oTqLVWrtI2oWxMQ2pl1G5kdk=" type="application/x-shockwave-flash" width="416" height="337"></embed></object>

Passo 2 – O FBML

Tenha em mãos o código para inserir o player de Youtube no Facebook:

<fb:swf
swfbgcolor="000000"
imgstyle="border-width:3px; border-color:white;"
swfsrc=''
imgsrc='' width='492' height='391'/>

Temos acima dois atributos importantes que devem ser alterados por você na hora de montar o FBML: swfsrc e imgsrc.

O primeiro corresponde ao atributo “value” lá no código do Youtube que foi gerado no primeiro passo, basta encontrá-lo, copiar e colar dentro das aspas. Já o segundo refere-se a URL de uma imagem que você precisa inserir como um botão para startar o player recém-criado.

Procure montar, ou encontrar no Google, uma imagem com as mesmas dimensões do seu código. Feito isso, cole o endereço entre as aspas do atributo.

Usando o exemplo do meu canal, encontrando uma imagem via Google Images, montei o seguinte código:

<fb:swf
swfbgcolor="000000"
imgstyle="border-width:3px; border-color:white;"
swfsrc='https://www.youtube.com/cp/vjVQa1PpcFNB4FKNgz1oTqLVWrtI2oWxMQ2pl1G5kdk='imgsrc='https://platform.ak.fbcdn.net/www/app_full_proxy.php?app=6009294086&v=1&size=o&cksum=481299f11b98086f1a61eaf68949041b&src=http%3A%2F%2Fwww.hyperarts.com%2Ffacebook%2F_img%2Fclick-to-play.gif' width='492' height='391'/>

Se tudo deu certo, você terá em sua aba de FBML no Facebook a seguinte imagem:

Botão de "Play" inserido no Facebook

Ao clicarmos no botão, teremos, por fim, o vídeo para ser exibido!

O canal do Youtube exibido no Face

A princípio, passando os olhos pelo artigo e seguindo os passos, a tarefa parece ser complicada. Mas os modelos já vêm prontos e até quem não possui conhecimento específico de códigos, atributos e valores, pode facilmente fazer todo o processo de montagem e inserção de seu canal de vídeos do Youtube dentro de sua página no Facebook.

Experimente, dê um acréscimo à sua fan page. Trabalhe sempre com o FBML para oferecer maiores possibilidades de atrair novos membros que possam curtir o seu trabalho na rede social.