Reativação de Leads: Como Recuperar Clientes Sumidos?

Por Rafaela Thimoteo

Marketing Digital

Reativação de Leads: Como Recuperar Clientes Sumidos?

Aprenda como a reativação de leads pode gerar conversões mais baratas e rápidas para o seu negócio!

Rafaela Thimoteo

Você possui uma base de contatos que chegaram bem perto de converter, mas tiveram alguma objeção no meio do caminho? A reativação de leads é uma estratégia que permite aproveitar essa base e convertê-los mais rapidamente e sem custo de prospecção! Aprenda neste artigo como colocar em prática essa ação!

Confira neste artigo:

  • como fazer a reativação de leads?;
  • exemplos de mensagens para a reativação de leads

Como fazer a reativação de leads?

Investir na reativação de leads é uma estratégia que não exige um custo tão alto e que pode gerar ótimos resultados para o seu negócio. Isso porque uma das formas de engajar esses possíveis clientes é enviando mensagens por e-mail, WhatsApp ou algum outro tipo de canal.

Não necessariamente sua empresa vai precisar gastar muito com isso, no entanto, pode conquistar de volta muitos clientes e reestabelecer esse contato com os leads e, consequentemente, gerar mais conversões.

Mas como é possível atingir esse objetivo? Confira algumas dicas de prospecção de clientes a seguir.

1. Entenda os motivos do lead ter se afastado

Para elaborar uma estratégia eficiente de reativação de leads, é necessário saber qual é a razão do lead estar “sumido”. Geralmente, os motivos são voltados para o fato de que ele não vê mais o seu produto ou serviço como algo necessário ou porque prefere a concorrência.

No primeiro caso, o seu negócio pode até tentar gerar essa necessidade no lead, mas dificilmente vai conseguir. Afinal, se a pessoa já está decidida a não comprar, pois realmente não precisa mais daquilo, então você estaria desperdiçando tempo e esforços nisso.

No entanto, no segundo cenário, há várias estratégias que sua empresa pode colocar em prática para tentar reconquistar esse lead. Seja criando condições especiais, evidenciando as vantagens da sua solução, melhorando o relacionamento com o cliente, entre outras alternativas.

2. Identifique quem é esse público

Além de entender a razão, é fundamental identificar quem são essas pessoas inativas. Há algum padrão nesse público? Procurar saber mais a fundo detalhes sobre essas pessoas pode ajudar na reativação de leads e a melhorar a comunicação com eles.

Para isso, você pode perguntar nas pesquisas:

  • por que deixaram de responder seus contatos;
  • por que não compram mais o produto (caso já tenham comprado no passado);
  • o que os incentivaria a consumir novamente;
  • se há preferência na forma de pagamento;
  • qual canal de comunicação a pessoa mais utiliza;
  • entre outros fatores.

Com essas informações, é possível montar uma estratégia bem mais personalizada, para, assim, atingir o público da forma correta. Por exemplo: se o público responder que utiliza mais o WhatsApp do que Telegram, ou vice-versa, sua empresa já vai saber qual é o melhor canal para manter a comunicação com eles.

3. Mensagens personalizadas

Pegando o gancho da personalização de público, as mensagens também devem ser específicas. O conteúdo da copy para e-mail, por exemplo, deve reforçar que sua empresa tem um produto ou serviço que vai ajudar a resolver o problema dessas pessoas. Bem como sempre frisar a importância e as vantagens do item, valorizando a sua marca.

Trabalhar a dor do público nessa copy e como você tem a solução para isso, junto com alguns gatilhos estratégicos — como o senso de urgência —, pode gerar ótimos resultados. Além disso, você também pode apostar em contar novidades sobre o seu negócio, utilizar títulos de e-mails chamativos e criativos, oferecer algum diferencial ou descontos somente para aquele tipo de lead, entre outros.

4. Conteúdo de valor

Se um texto relevante não for o suficiente, se você mandar a pesquisa e não conseguir a resposta, que tal oferecer algo em troca? Sua empresa pode enviar algum material rico para conquistar o interesse do lead, por meio de ações como:

  • convites para assistir um webinar;
  • acesso a cursos gratuitos;
  • envio de e-books ou infográficos que sejam relevantes para aquela pessoa;
  • artigos de blog;
  • entre outros materiais.

Esses conteúdos para a reativação de leads devem realmente trazer uma informação útil e relevante para o público, algo que faça ele enxergar a sua autoridade no assunto e como você está o ajudando.

Mesmo que isso não gere logo de cara uma compra para o seu negócio, pode garantir uma conversão desse cliente no futuro, pois ele vai lembrar da sua marca.

5. Inbound Marketing

O Inbound Marketing é a estratégia perfeita para implementar todas essas alternativas citadas acima. Isso porque ele combina várias ações para a prospecção de leads, desde o envio de broadcasts — e-mails personalizados para essa base de contatos — até a criação de Landing Pages com materiais ricos para as pessoas baixarem, entre outras ações.

Esse modelo une criação de conteúdo, com e-mail marketing, análise de dados e muitas tarefas que ajudam na reativação de leads.

Exemplos de mensagens para a reativação de leads

Agora que você já sabe a importância da reativação de leads, é preciso saber também como elaborar essa copy para recuperar clientes. Claro que o formato e a linguagem vão depender muito de cada público — por exemplo, o tom de voz, a formalidade (ou a falta dela), entre outros aspectos, são definidos conforme o tipo de persona que você busca atingir.

Porém, existem alguns pontos que funcionam em praticamente qualquer tipo de mensagem com esse propósito, que são os elementos citados anteriormente:

  • personalização: escreva a mensagem em tom de conversa com o cliente, utilizando uma variável de nome no e-mail;
  • novidades e curiosidades do seu negócio: apresente o novo catálogo de seus produtos, mostre quais são os lançamentos, entre outras
  • inovações da sua empresa;
  • descontos exclusivos: ofereça alguma oferta diferente para esse público, algo que chame a atenção.

E um detalhe fundamental: crie textos persuasivos, principalmente na CTA — Call To Action —, que é o momento em que a pessoa vai decidir se realmente vai clicar ou não, portanto seja convincente.

Veja abaixo alguns exemplos de copy de e-mail para reativação de leads.

Exemplo de copy para responder a uma pesquisa

“Oii, [variável de nome do cliente], como você está?

Recentemente, percebemos que você não tem mais entrado em contato conosco ou adquirido o [produto da sua empresa]. Houve algum tipo de problema? Se sim, compartilhe com a gente o motivo respondendo a nossa pesquisa! Para nós, o seu feedback é essencial.

Assim, podemos identificar onde podemos melhorar, para garantir que você tenha uma experiência cada vez melhor!

Se tiver qualquer dúvida, entre em contato que nossos especialistas vão te ajudar.
Aguardamos a sua resposta.

Clique aqui para compartilhar sua opinião!”

Exemplo de copy para enviar um conteúdo de valor

“Oii, [variável de nome do cliente], como você está?

As vendas da sua loja não estão crescendo como você gostaria? Gostaria de uma ajuda?

Criamos um material muito prático e eficiente que vai auxiliar seu negócio online a gerar mais conversões. Nela, há diversas dicas que você pode implementar para conquistar mais clientes e lucro para seu negócio.

Clique no botão abaixo para baixar o conteúdo gratuitamente!

BAIXE O E-BOOK!

Esse exemplo é voltado para alguém que tem um e-commerce, por exemplo. Mas a ideia pode ser adaptada para diversos segmentos, basta personalizar para o seu tipo de público.

Esperamos que esses insights ajudem seu negócio na reativação de leads!

Para saber mais, baixe o e-book da Agência Mestre sobre como utilizar o e-mail como ferramenta para nutrição desses contatos!

LEIA MAIS

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Inbound Marketing é hoje uma das melhores estratégias de Marketing Digital do mercado. Saiba como essa metodologia funciona e como você pode aplicar isso em seu negócio agora mesmo.

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Saiba mais sobre o Google Shopping e saiba porque você precisa anunciar produtos nessa plataforma para atrair mais compradores para seu e-commerce.

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?