Marketing Digital

O Que é Marketing Digital?

Por Rafaela Thimoteo

Entenda o que é marketing digital de uma maneira simples e prática. E veja também a importância de aplicar as estratégias no seu negócio!

Rafaela Thimoteo

“O que é Marketing Digital?” é um questionamento muito comum, pois com a transformação da sociedade para uma era mais tecnológica, o formato de conquistar mais vendas e clientes também mudou. Basicamente, esse tipo de marketing visa promover produtos, serviços ou empresas por meio da internet. E há inúmeras formas de fazer isso acontecer.

De acordo com os dados do MCC-ENET em parceria com a Companhia Compre & Confie e a Câmara Brasileira da Economia Digital, o setor de vendas online brasileiro, que inclui vendas de bens de consumo e entretenimento, cresceu 20,56% em janeiro de 2022, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Os números demonstram um crescimento no setor digital, que só tende a crescer. Dessa forma, investir em marketing digital e aprender a aplicá-lo nos negócios é uma tarefa cada vez mais necessária para fazer uma marca obter destaque no mercado.

Continue lendo para entender:

  • o que é marketing digital?
  • como produzir conteúdo para o marketing digital?
  • qual o papel do inbound marketing?
  • importância de SEO no marketing digital.

O que é Marketing Digital?

Entender o que é marketing digital não é uma tarefa tão difícil, mas requer atenção a alguns detalhes, pois são muitas ferramentas que ajudam a chegar num grande objetivo, que é tornar as marcas conhecidas pelo público, e consequentemente, vender mais de seus serviços e produtos de uma forma natural, conquistando o cliente aos poucos — utilizando estratégias como a produção de conteúdo — ao invés de apenas empurrar ofertas a qualquer custo.

A estratégia utiliza de várias técnicas para captar as pessoas, buscando aquelas que estão realmente interessadas no que a empresa está vendendo. Dessa forma, cria-se um relacionamento duradouro, não só mais uma venda.

Para desenvolver essa conexão com o público, os textos e materiais devem utilizar técnicas para atrair as pessoas por meio de informações relevantes.

O marketing de conteúdo, como é chamado, procura atingir determinado público com uma linguagem específica. Os textos são sempre produzidos com um objetivo em mente, ou seja, considerando o que a marca pretende atingir com esse conteúdo.

A redação para o digital tem o foco de oferecer informação com a expectativa de que o leitor (cliente) faça algo em troca. Tanto um artigo de blog, quanto e-mail marketing ou e-book, o objetivo é fazer com que a pessoa execute uma ação — por esse motivo, há sempre a inclusão de um CTA (call to action) nos textos. Seja para ler outro conteúdo, deixar os dados ou entrar em contato com a empresa.

A estratégia baseia-se muito no marketing de conteúdo e no Inbound, com o uso de diversos materiais para nutrir o lead durante a sua jornada de compra, guiando ele pelo funil de vendas até gerar uma conversão. Além disso, é muito comum o uso de landing pages, formulários de captura de dados e ferramentas de análises como Google Analytics.

Como produzir conteúdo para o marketing digital?

A principal técnica é a especificidade da escrita, como:

  • ter uma boa redação;
  • um texto que flui;
  • que é claro e objetivo;
  • que consegue passar as informações;
  • e despertar a vontade do lead em continuar lendo.


O conteúdo deve gerar uma aproximação com o leitor, para ele se identificar com as ideias que você está transmitindo.

É importante também utilizar:

  • gatilhos mentais;
  • dividir o texto em tópicos;
  • ter boa escaneabilidade do texto;
  • parágrafos curtos;
  • palavras-chave,
  • técnicas de SEO;
  • linkagem interna e externa.

Escrever um texto com técnicas de SEO inseridas no marketing de conteúdo, é essencial para ganhar espaço e aparecer nos primeiros resultados do Google.

Qual o papel do Inbound Marketing?

O Inbound Marketing tem como papel atrair pessoas por meio de estratégias on-line. É o famoso “marketing de atração”, em que o público se interessa pelo o que você está ofertando por meio de um relacionamento criado com ele. Você oferece algo em troca da criação de um laço e, consequentemente, tem chances de ganhar um cliente e consumidor fiel.

Para isso, as empresas criam um público ideal, chamado de persona, entendendo quais são as dores dela e criando materiais para oferecer uma solução para tal. Esses materiais podem ser artigos de blog, e-books, etc.

Existem várias ferramentas para fazer pesquisas, descobrir interesses do público e publicar esses materiais de maneira automatizada e muito eficaz. Na Mestre, por exemplo, usamos nossa parceira, RD Station, em tarefas de Inbound. O SEMrush é muito usado para fazer pesquisas de palavras-chaves e por aí vai. São inúmeras plataformas.

Implementando essas ferramentas de forma correta e com frequência, você nutre a sua audiência, criando um canal de comunicação constante. Assim, desenvolve-se uma relação mais forte.

A Mestre é Agência Parceira Rd Station, conheça tudo sobre a nossa parceira com a empresa.

Importância de SEO no marketing digital

Em uma estratégia de Marketing Digital, o objetivo é ser encontrado pelos mecanismos de busca (como o Google) principalmente de forma orgânica, sem pagar por anúncios — ou seja, na qual o usuário acha o seu negócio enquanto pesquisa por um determinado assunto. Para que isso aconteça, é necessário investir esforço na otimização de Search Engine Optimization ou SEO para esses buscadores.

O Google, por exemplo, prioriza sempre mostrar para as pessoas os melhores resultados de pesquisa. Por isso, o conteúdo do seu site precisa estar de acordo com diversas técnicas que garantem uma boa experiência para o leitor. Dessa forma, as chances do seu negócio ter um posicionamento melhor na primeira página são mais altas.

Principais canais de distribuição do marketing digital

As empresas tentam solucionar dores e desejos de clientes e potenciais clientes. Para isso, distribuem seus conteúdos por meio de canais como:

  • blogs: é muito recomendado que você tenha um blog atrelado ao seu site principal. Dessa forma, poderá escrever artigos voltados para sua audiência;
  • sites: eles devem ser institucionais, oferecendo informações sobre a empresa, os produtos e serviços, além de ter também pontos de contato para quem se interessar. As pessoas buscam hoje na internet tudo sobre o que desejam comprar, e, para aparecer, você precisa ter um site, conseguindo ganhar mais visitas e confiança do público, tendo como consequência conversões;
  • mídias sociais: as pessoas buscam entretenimento nas redes sociais e outros canais digitais, por isso, só vão curtir ou compartilhar aqueles conteúdos com os quais realmente sentem proximidade e também se identificam;
  • e-mail: é uma ótima oportunidade para disparar e-mails com promoções, lançamentos e novos artigos para os usuários que estão realmente interessados em seu produto.

Viu só quantos pontos importantes você aprendeu sobre marketing digital? Mas não é só isso!

Para se destacar entre os concorrentes é necessário investir e aplicar o que você aprendeu sobre as estratégias de marketing digital. Conte com uma consultoria ou assessoria de marketing como a da Agência Mestre. Entre as nossas soluções de Inbound Marketing, SEO, mídia paga e outros serviços, você encontra várias formas de fazer sua empresa crescer no ambiente digital.

Agora que já sabe o que é marketing digital, conheça as soluções da Agência Mestre e entre em contato com a nossa equipe para saber qual estratégia pode beneficiar mais o seu negócio!

LEIA MAIS

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Inbound Marketing é hoje uma das melhores estratégias de Marketing Digital do mercado. Saiba como essa metodologia funciona e como você pode aplicar isso em seu negócio agora mesmo.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?