O que você faz quando, ao comparar Analytics X Facebook X CRM X Adwords, os dados não batem? Entra em desespero? Calma, pois no novo episódio da Mestre TV, o Fábio vai te explicar porque isso acontece e o que fazer nessa situação. Dê o play e confira nosso resumo abaixo!

Encontrar conflitos entre diferentes ferramentas de análise é mais comum do que se imagina. Mas por que será que isso acontece?

Sistemas diferentes mensuram de forma diferente

Essa é a primeira resposta e a mais simples para essa questão. Ainda mais se considerarmos que até mesmo dois sistemas iguais podem apresentar uma margem de diferença em seus resultados. Isso acontece, muitas vezes, em decorrência de um momento de instabilidade do servidor que não registra corretamente aquela informação. Existem sempre uma perda pelo lado da tecnologia e conexão.

Se podem acontecer diferenças mesmo em sistemas iguais, logicamente que os dados não batem quando usamos sistemas diferentes de mensuração, concorda?

Por que os dados não batem no Analytics e no CRM?

A primeira coisa que você tem que entender ao comparar o Google Analytics com o seu CRM, é que o G.A., ainda que configurado corretamente, computa tudo que chega à página de finalização do check out, se fazer distinção, por exemplo, se um boleto foi pago ou não, se um cartão passou ou não foi aprovado. É por isso que ele normalmente monitora um número maior de conversões em comparação ao seu CRM.

Mas tem alguma solução?

Honestamente não! A única alternativa nesse caso é garantir que os códigos estejam nos lugares certos. E caso você pense que como os dados não batem, as informações fornecidas pelo Analytics não são válidas, lembre-se que você ainda pode tomar decisões com base em analisar quais são as fontes de tráfego, os produtos que mais vendem, os conteúdos que mais ajudam na conversão e outros pontos fornecidos por essa ferramenta.

Quando os dados de leads do Facebook não batem com os do Analytics?

Uma das explicações possíveis para os dados de Facebook e Analytics não baterem é que o pixel do Facebook também registra conversão assistida. Isso acontece quando uma pessoa passa por uma publicação na página, por exemplo, e ela não converte naquele momento, mas volta depois e acaba convertendo. Já o analytics, dependendo do lugar que você olhe na ferramenta, ele irá registrar as conversões de last click, considerando apenas o último caminho percorrido pelo lead até o conversão final. Mas, vale reforçar que a ferramenta do Google também possui a opção de ver as conversões assistidas, então vale comparar pelo relatório correto.

E no caso do Analytics e Adwords?

É muito simples: Se você não integrar a conta de Adwords com Analytics, eles vão dar informações diferentes. Sem fazer a integração, o G.A. vai considerar as conversões do Adwords como vindas do orgânico.