Ferramentas de Monitoramento de Branding

Essa é uma questão que de tempos em tempos aparece para mim: como medir branding online? Em específico, as pessoas geralmente buscam ferramentas que façam isso de modo automatizado, ou então desenvolvem/procuram algum método para ter um acompanhamento do que acontece online que envolva uma determinada marca.

Como muitas das pessoas que acompanham a Agência Mestre podem saber, nós ministramos o Curso de SEO em São Paulo (atenção para a turma de março, inscreva-se!) e de todas as turmas, nós cadastramos os participantes no grupo de emails específico de ex-alunos, um benefício a mais de se participar do curso. Por lá sempre surgem discussões interessantes e, o tema deste artigo saiu justamente de lá, idéia do Juliano Torriani a partir do debate levantado pela CrisMKTDigital:

Bom dia!

Colegas,

Vou fazer um trabalho de Branding para um cliente, quero comparar a presença online da marca dele com os concorrentes.

Preciso da ajuda de vocês com a informação de quais ferramentas vocês estão utilizando atualmente, pois será o meu primeiro trabalho de análise de Branding. Vou fazer uma análise da presença online dele e dos concorrentes em relação as mídias online e analisar a importância/volume de pesquisa da marca.

Até o momento pensei somente no Google Trends para ver o volume de pesquisa comparativamente, mas com certeza existem outras ferramentas.

Alguém pode me dar alguma dica de ferramentas para este trabalho?

Métodos e Ferramentas para Medir Branding Online

Eu abri a lista de respostas com 4 indicações para a Cris. A começar, com as duas ferramentas da própria Agência Mestre para monitorar o Twitter.

Twitter Monitor

Twitter Monitor

A Twitter Monitor é uma ferramenta extremamente simples e útil para acompanhar e quantificar menções de um determinado termo ou marca no Twitter. Após cadastro de uma palavra na ferramenta, ela passa a acompanhar os tweets enviados com a menção de tal palavra. Além de mostrar graficamente a quantidade de tweets por dia, ela armazena os tweets enviados para posterior consulta. É possível alterar as datas e ver o gráfico de diferentes períodos.

Além disso, ela permite também o envio por email dos tweets detectados instantaneamente, 1 vez por hora ou por dia. Dependendo do tipo de trabalho que se está desenvolvendo, maior ou menor velocidade nos alertas passa a ser mais interessante. Para fechar suas features, o monitoramento para varejo a torna uma ferramenta sem igual.

Tweet Analysis

Tweet Analysis

Minha segunda indicação, a Tweet Analysis tem um funcionamento diferente: você determina um intervalo de tempo e um termo de busca para a ferramenta fazer o monitoramento. Passado o período, ela cria as estatísticas e organiza a informação em:

  • Tweets por dia
  • Usuários do Twitter que mais mencionaram a palavra cadastrada
  • Percentual de Tweets vs. ReTweets
  • As palavras mais frequentes junto ao termo cadastrado
  • As URLs mais frequentes junto ao termo cadastrado
  • Lista de tweets enviados no período para consulta

Além de poder tornar tal estudo, público. Com o cadastro de duas marcas concorrentes no mesmo período de tempo, é possível saber qual está sendo mais falada, por quem, em qual contexto, com quais URLs de referência e ainda ter ideia da propagação por ReTweets. É possível, também, tanto analisar o resultado de alguma ação no período seguinte a ela, quanto analisar o que está acontecendo no Twitter, para então tomar uma ação bem direcionada. Além dos usos que você mesmo conseguir definir com a ferramenta. Extremamente útil.

Google Alerts – O que acontece na web?

Saindo da Agência Mestre, com certeza, o Google oferece ferramentas e meios de se obter informações sobre uma marca. Além do volume de busca e visitas que se consegue obter com o Google Trends, mencionado pela Cris, o Google Alerts permite o cadastro de alertas acerca de um tema e, toda vez que um novo conteúdo é encontrado pelo Google, ele dispara o alerta por email.

Google Alerts

O Google Alerts, na verdade, funciona como se estivesse fazendo buscas por novos conteúdos: você cadastra a busca para a qual deseja obter resutados (seu nome, um website, a marca da empresa ou qualquer outro termo de busca), define a frequência com que deseja receber alertas (diariamente, a medida que o Google encontra, etc.), a quantidade de resultados que quer no alerta e se quer receber por email ou feed.

Muito útil e consulta toda a web, toda abase do Google. Se for usar, prepare-se para receber muitos alertas se for um termo muito comum ou uma marca muito popular.

Google Insights – Volume de Buscas

Google Insights

Semelhante ao Google Trends, o Google Insights, que foi apresentado no artigo Saiba Mais sobre o Google Insights da Nathalia Candido aqui na Agência Mestre, traz informações que podem ser bastante úteis no acompanhamento de marcas:

  • Volume de busca
  • Interesse regional
  • Notícias
  • Termos relacionados

Observar o interesse regional, pode mostrar lugares onde a marca precisa reforçar sua presença. O volume de busca também pode ser refinado por região. Além do recurso de se poder escolher o período de tempo a se ver o volume de buscas, a ferramenta pode ainda mostrar notícias relacionadas e outros termos relacionados a marca. Vale a pena o teste para ver o que aparece na ferramenta.

Extra – Rowfeeder

RowFeeder

Pois é, no grupo eu havia indicado 4 alternativas para a Cris, mas pouco tempo depois acabei conhecendo o RowFeeder, uma ferramenta para análise de Twitter também. A ferramenta possui as versões paga e gratuita, obviamente, a versão gratuita possui algumas limitações, mas a RowFeeder é interessante mesmo assim.

Ela gera relatórios de volume de tweets (com distribuição entre os dias da semana, as horas do dia), conteúdo dos tweets (com palavras mais usadas, menções e RTs, links ou não), sobre os tweeps (mais ativos, usuários com mais seguidores, alcance dos tweets), termos que geram interação e até um sorteador de follower (para escolher vencedores de promoção, por exemplo). Isso entre as features gratuitas.

Juliano Torriani – Trabalhos Manuais

Na sequência da minha resposta, Juliano Torriani deu o pitaco dele, sugerindo a Cris colocar a mão na massa, diretamente:

Tem alguns trabalhos que devem ser manuais mesmo

Sugiro o tweet deck(twitter) com a pesquisa da marca do cliente, do negócio e dos concorrentes, pode ajudar..

O TweetDeck é o meu cliente de Twitter favorito. É possível cadastrar diversas contas de Twitter (e até conta de Buzz e Facebook), permite configurar grupos, encurta URLs automaticamente nos tweets, permite configurar buscas, que é justamente a sugestão do Juliano.

Não tiro a importância de se fazer o acompanhamento real-time a medida que novos tweets com a marca são enviados. Mas, igualmente, é fundamental ter informações estatísticas e de conteúdo que ferramentas como a RowFeeder ou as ferramentas da Agência Mestre oferecem.

Cláudio Ângelo – Mais Ferramentas para Monitorar Branding

Algumas ferramentas interessantes para você realizar esta verificação de branding, Cris (contemplando novas indexações no Google, imagens, redes sociais…)

http://www.whostalkin.com
http://www.socialmention.com
http://www.icerocket.com
http://www.quarkbase.com
http://www.blogpulse.com

Como já dito também pelo pessoal antes, o Twitter pode te ser uma boa referência, fazendo buscas sobre a sua marca em http://search.twitter.com ou utilizando um cliente para o microblog (o TweetDeck é muito bom).

Abraço!

A ferramenta Whostalkin procura menções de uma marca em diversos grupos de sites diferentes, como blogs, sites de notícias, redes sociais, vídeos, imagens, fóruns e tags de social bookmarking. Além de listar as menções encontradas, a Whostalkin mantém sua métrica sobre quão comentada a marca está em uma escala de 0 a 100.

A Social Mention foi detalhada aqui na Agência Mestre pelo Ique Muniz no artigo Social Mention – Monitorando Redes Sociais. Ela busca oferecer a informação em uma organização que caminha pro lado da Whostalkin, com a possibilidade de escolher que tipo de site se deseja retornar resultados, mas também permite a escolha de datas e exibe várias estatísticas.

Já com a Icerocket, o destaque da ferramenta foge ao tema deste artigo: a feature Blog Trend é extreamente interessante para consultar tendência de conteúdo, de onde você consegue ter indicações de qual conteúdo está saindo de cena e qual está quente entre os blogs e vale a pena comentar. No quesito monitoramento de marcas, essa feature não é tão interessante.

Mas apesar de centrada em blogs, a Icerocket oferece também outras vertentes como vídeos e imagens. Basicamente ela retorna todo conteúdo de um determinado segmento ordenados ou por relevância, ou por data. Senti falta de estatísticas de modo geral.

A Quarkbase também mistura um pouco as características de acompanhamento de marca com o lado de análise de SEO de um site e competidores. Ela exibe tanto informações técnicas, como hosting, quanto informações do Alexa e, aí sim a parte interessante: páginas mais populares em social media, pessoas relacionadas, menções em blogs e Twitter, popularidade do domínio em social media entre outros.

Ela tem foco em Delicious e Digg, populares nos EUA, mas mesmo assim vale usar em websites brasileiros, pois identifica pessoas relacionadas, menções em blogs entre outras informações.

Como o nome sugere, a Blogpulse é centrada em blogs e exibe dados sobre a evolução do termo que você submeteu na busca. Ela é bem ágil para levantar comparativos entre marcas e descobrir sua popularidade em blogs. Um detalhe a mais para a ferramenta é que você pode submeter blogs para entrarem na base da Blogpulse. Vale a pena.

Robson Marquesin – Outras Ferramentas

Segue a minha contribuição. Creio que poderíamos fazer um repositório de links/ferramentas não?

http://www.sonarhq.com
http://www.dialogix.com.au
http://www.socialmod.com

abs

Para fechar a lista de sugestões, o Robson Marquesin sugeriu mais 3 ferramentas. A SonarHQ é uma ferramenta para se fazer pesquisas/enquetes. Você pode montar algo por aí, mas foge um pouco da linha “Monitoramento de Marca” para o que acontece fora do seu controle. Com a pesquisa, você pratica um “monitoramento ativo” indo direto ao ponto com as pessoas/clientes.

A Dialogix tem algumas características muito centradas na Austrália, país sede da ferramenta. Mas, por outro lado, tem um destaque muito interessante: a análise de sentimento. Na página da ferramenta os desenvolvedores atestam que a análise é única e funciona perfeitamente.

Para encerrar a série de ferramentas, a SocialMod é uma ferramenta realmente diferenciada. Na sua principal vertente, ela conta com a força de massa para moderação de conteúdo gerado por usuário. Realmente, não há uma forte relação com monitoramento de marca, mas é uma solução peculiar. Na frente monitoramento de marca, ela tem a feature de acompanhar o Twitter via cadastro de termos dos quais você quer notificações.

Ferramentas para Medir Branding Online

Se você conhece mais ferramentas que ajudam a manter o monitoramento da marca, envie nos comentários os links e suas impressões sobre elas. Se conhecer reviews, mande junto também. E das ferramentas acima, não deixe de passar suas impressões sobre elas.

Pessoalmente, descontando o arsenal do Google, eu usei com mais frequência as ferramentas da Agência Mestre e a RowFeeder. Recomendo, no mínimo, um teste com elas. Com certeza você vai ter vários insights com as informações que elas trazem.