Posicionamento Estratégico: O Que é e Quais São os Principais Tipos?

Por Rafaela Thimoteo

Empreendedorismo

Posicionamento Estratégico: O Que é e Quais São os Principais Tipos?

Veja a importância do posicionamento estratégico e alguns exemplos utilizados para definir como as marcas se apresentam..

Rafaela Thimoteo

Quando você pensa em marcas como Netflix, Disney, Ferrari e Apple, quais palavras vêm à mente? Essas empresas têm algo em comum: todas possuem um posicionamento estratégico que as diferenciam das demais, seja pelo seu valor agregado, as soluções que entregam, preços competitivos ou pela forma como se comunicam com os consumidores.

O posicionamento estratégico de uma companhia é fundamental, pois é a maneira como ela é reconhecida pelo seu público. Existem diferentes tipos de posicionamento e cada um atende a um objetivo da marca. 

Continue lendo para saber mais! 

  • o que é posicionamento estratégico?;
  • tipos de posicionamento estratégico.

O que é posicionamento estratégico?

O posicionamento estratégico é a forma pela qual uma empresa deseja ser vista e lembrada pelo público em geral, se destacando no mercado devido a essa imagem que transmite para os consumidores. Para isso, a marca deve conhecer profundamente o público-alvo e seus diferenciais.

Definir um posicionamento é muito importante, pois todas as ações de marketing e de comunicação são realizadas com base nisso. Uma marca de cosméticos que não faz testes em animais, por exemplo, pode ter um posicionamento estratégico mais sustentável, consciente e cruelty free, portanto, atinge principalmente o público vegano e vegetariano. 

Já outras empresas são reconhecidas por outros termos, como: 

  • a mais popular;
  • tradicional;
  • moderna,
  • tecnológica; 
  • acessível;
  • elegante/de luxo;
  • inovadora;
  • entre outras.

Independentemente de qual seja o posicionamento, ele deve ser algo que a empresa realmente pratica, ou seja, as ações e os produtos não podem ir contra ao posicionamento adotado. 

Utilizando novamente o exemplo da marca sustentável: se na teoria ela é preocupada com o meio ambiente, mas na realidade despeja seus resíduos em um rio, por exemplo, então ela está indo totalmente contra a imagem que diz ter. A empresa perde não só a credibilidade, mas também os consumidores. 

Tipos de posicionamento estratégico

Posicionamento estratégico exemplos

Como citado anteriormente, existem diferentes tipos de posicionamento estratégico. Para criar um planejamento de mídia eficiente e que reflita a imagem que a empresa quer passar, a agência ou profissional responsável por essa criação precisa estudar profundamente o público-alvo.

Veja a seguir alguns dos principais tipos de posicionamento:

Preço

As estratégias podem ser baseadas no preço que o cliente paga pelo produto ou serviço. Este tipo de posicionamento exige um trabalho de branding com a marca muito bem elaborado, que agrega valor ao produto e faz as pessoas se interessarem e comprarem. 

É o caso, por exemplo, de roupas e acessórios de marcas como Louis Vuitton, Dior, Prada, entre outras. Elas costumam custar bem mais caro do que as de outras marcas, mas seu preço está aliado ao luxo, elegância e sofisticação que representam. 

O mesmo é válido para o contrário: marcas que são reconhecidas por um preço mais acessível, mais barato. 

Fator diferencial

Esse tipo de posicionamento estratégico requer uma característica especial da marca, algo que a torne um destaque no mercado. Para isso, elas devem trabalhar bastante aquilo que elas têm de melhor. 

Um exemplo é a Apple, em meio a tantas marcas de smartphones, o que torna o Iphone diferente? O que faz com que a companhia conquiste tantos clientes? Com certeza o seu posicionamento faz parte disso.

Com base no benefício oferecido

Também é comum que as empresas tenham um posicionamento estratégico com base no benefício oferecido. Nessas situações, a gestão de marcas é feita com foco nos resultados que os clientes terão quando usarem determinado produto ou serviço.

A Natura, por exemplo, tem um posicionamento bem definido de que seus cosméticos trazem benefícios para os consumidores, enquanto a marca busca proteger o meio ambiente, utilizar embalagens menos poluentes, entre outros fatores para preservação da natureza. 

Monopolização de mercado

O posicionamento estratégico baseado na monopolização de um segmento do mercado ocorre quando colocadas em prática quando uma empresa, de forma intencional ou não, domina o setor que está inserida, ou seja, se torna a única que oferece determinado produto ou serviço. Um exemplo de monopólio é a Petrobras. 

Esse posicionamento também pode ser utilizado de outra forma, por exemplo, quando uma marca é a segunda opção. A Coca Cola é conhecida como a primeira em se tratando de refrigerantes de cola, já a Pepsi, que é uma concorrente direta, sempre como a outra opção. Reconhecendo esse lugar, o posicionamento da Pepsi foi a campanha “Tem Pepsi. Pode ser?” que fez grande sucesso e trouxe resultados para a empresa.

Esses são alguns dos principais tipos de posicionamento estratégico que podem ser seguidos pelas marcas. Conheça os serviços da Agência Mestre para posicionar sua empresa no mercado para ganhar muito mais visibilidade e vendas!

LEIA MAIS

O Que Fazer Quando Dizem Que o Serviço Está Caro?

Normalmente, em um processo de vendas quando você vai oferecer algo para alguém, seja você um consultor de marketing ou um consultor de vendas, em…

7 Objeções Que Você Precisa Matar Para Vender Mais

Você já ouviu falar do termo objeção? Clique aqui, acesse nosso artigo e confira como você pode ultrapassar essa barreira psicológica na mente do consumidor por meio do entendimento de objeções!

Como Contratar um Profissional de Marketing Digital

Contratar um profissional de marketing digital é um desafio, porém, para ajudar trouxemos algumas dicas essenciais que você deve seguir para uma contratação certeira!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?