Empreendedorismo

Posicionamento Estratégico: O Que é e Quais São os Principais Tipos?

Por Rafaela Thimoteo

Veja a importância do posicionamento estratégico e alguns exemplos utilizados para definir como as marcas se apresentam..

Rafaela Thimoteo

Quando você pensa em marcas como Netflix, Disney, Ferrari e Apple, quais palavras vêm à mente? Essas empresas têm algo em comum: todas possuem um posicionamento estratégico que as diferenciam das demais, seja pelo seu valor agregado, as soluções que entregam, preços competitivos ou pela forma como se comunicam com os consumidores.

O posicionamento estratégico de uma companhia é fundamental, pois é a maneira como ela é reconhecida pelo seu público. Existem diferentes tipos de posicionamento e cada um atende a um objetivo da marca. 

Continue lendo para saber mais! 

  • o que é posicionamento estratégico?;
  • tipos de posicionamento estratégico;
  • o que é posicionamento de marca?;
  • tipos de posicionamento de marca.

O que é posicionamento estratégico?

O posicionamento estratégico é a forma pela qual uma empresa deseja ser vista e lembrada pelo público em geral, se destacando no mercado devido a essa imagem que transmite para os consumidores. Para isso, a marca deve conhecer profundamente o público-alvo e seus diferenciais.

Definir um posicionamento é muito importante, pois todas as ações de marketing e de comunicação são realizadas com base nisso. Uma marca de cosméticos que não faz testes em animais, por exemplo, pode ter um posicionamento estratégico mais sustentável, consciente e cruelty free, portanto, atinge principalmente o público vegano e vegetariano. 

Já outras empresas são reconhecidas por outros termos, como: 

  • a mais popular;
  • tradicional;
  • moderna,
  • tecnológica; 
  • acessível;
  • elegante/de luxo;
  • inovadora;
  • entre outras.

Independentemente de qual seja o posicionamento, ele deve ser algo que a empresa realmente pratica, ou seja, as ações e os produtos não podem ir contra ao posicionamento adotado. 

Utilizando novamente o exemplo da marca sustentável: se na teoria ela é preocupada com o meio ambiente, mas na realidade despeja seus resíduos em um rio, por exemplo, então ela está indo totalmente contra a imagem que diz ter. A empresa perde não só a credibilidade, mas também os consumidores. 

Tipos de posicionamento estratégico

Como citado anteriormente, existem diferentes tipos de posicionamento estratégico. Para criar um planejamento de marketing e mídia eficiente e que reflita a imagem que a empresa quer passar, a agência ou profissional responsável por essa criação precisa estudar profundamente os interesses da persona daquela marca, para identificar quais aspectos ela busca nas marcas que acompanha/consome.

Veja a seguir alguns dos principais tipos de posicionamento:

Posicionamento por Preço

As estratégias podem ser baseadas no preço que o cliente paga pelo produto ou serviço. Este tipo de posicionamento exige um trabalho de branding com a marca muito bem elaborado, que agrega valor ao produto e faz as pessoas se interessarem e comprarem. 

É o caso, por exemplo, de roupas e acessórios de marcas como Louis Vuitton, Dior, Prada, entre outras. Elas costumam custar bem mais caro do que as de outras marcas, mas seu preço está aliado ao luxo, elegância e sofisticação que representam. 

O mesmo é válido para o contrário: marcas que são reconhecidas por um preço mais acessível, mais barato. Um dos casos mais conhecidos desse tipo de posicionamento são as canetas Bic, reconhecidas popularmente pelo preço acessível, sem perda na qualidade do produto. 

Posicionamento por Fator diferencial ou Diferenciação Competitiva

Esse tipo de posicionamento estratégico requer uma característica especial da marca, algo que a torne um destaque no mercado e que possa ser utilizado como um diferencial competitivo em seu favor. Assim, essas marcas buscam trabalhar bastante aquilo que elas têm de melhor. 

Um exemplo é a Apple, em meio a tantas marcas de smartphones, o que torna o iPhone diferente? O que faz com que a companhia conquiste tantos clientes? A Apple percebeu que poderia criar uma legião de fãs para os seus produtos e, com certeza, o seu posicionamento faz parte disso.

A marca possui um diferencial, tanto nos produtos quanto em seu atendimento, e isso é explorado em suas comunicações para torná-la mais competitiva. Não se trata apenas de um smartphone, é um estilo próprio que só a Apple tem e só os seus consumidores podem conquistar.

Posicionamento como Monopolização de mercado

O posicionamento estratégico baseado na monopolização de um segmento do mercado ocorre quando colocadas em prática quando uma empresa, de forma intencional ou não, domina o setor que está inserida, ou seja, se torna a única que oferece determinado produto ou serviço. Um exemplo de monopólio é a Petrobras. 

Esse posicionamento também pode ser utilizado de outra forma, por exemplo, quando uma marca é a segunda opção. A Coca Cola é conhecida como a primeira em se tratando de refrigerantes de cola, já a Pepsi, que é uma concorrente direta, sempre como a outra opção.

Reconhecendo esse lugar, o posicionamento da Pepsi foi a campanha “Tem Pepsi, pode ser?” que fez grande sucesso e trouxe resultados para a empresa.

Posicionamento por Benefício

Também é comum que as empresas tenham um posicionamento estratégico por benefício oferecido. Ou seja, a empresa constrói sua estratégia com base nos benefícios que o cliente terá ao utilizar seus produtos ou serviços.

Para isso, a gestão de marcas deve ser feita pensando nos resultados que os clientes terão, indo além do produto em si. Um exemplo de posicionamento por benefícios é a Natura, que tem sua comunicação centrada nos benefícios que seus cosméticos trazem aos consumidores.

Dessa forma, a Natura mostra que se posiciona como uma marca que traz benefícios aos consumidores, por meio de produtos preocupados com o bem estar e a saúde, enquanto a marca busca proteger o meio ambiente, utilizar embalagens menos poluentes, entre outros fatores para preservação da natureza.

O que é posicionamento de marca

O posicionamento de marca é um conceito de marketing que faz alusão a imagem que o consumidor tem sobre determinado produto ou serviço de uma empresa específica.

Quando você pensa sobre algumas marcas muito conhecidas no mercado é provável que você relacione rapidamente algumas características a elas. Isso é fruto do posicionamento de marca. Confira alguns exemplos:

Exemplos de posicionamento de marca

Coca-cola

Os anúncios da marca sempre estão relacionados a bons momentos da vida, com pessoas celebrando e compartilhando enquanto bebem o produto.

Dessa maneira, quando você pensa em servir um refrigerante para reunir colegas, amigos ou familiares, acaba sendo uma das primeiras opções na sua mente.

McDonald’s

Quando você pensa em fast-food dificilmente o Mcdonalds não vai ser a primeira marca que vem à sua mente. Inclusive, ele é um bom exemplo de como o posicionamento de marca pode ser modificado.

Antes, os anúncios reforçavam principalmente a velocidade de preparação do produto, não é algo que deixou de ser relacionado a marca, mas a experiência do consumidor passou a ser o foco, é a promessa de que encontrará algo que só a marca oferece.

Inclusive, no podcast Mídia e Marketing da UOL, João Branco diretor de marketing do Mcdonald’s reforça como a marca conseguiu se diferenciar e se tornar muito além do que um fast-food, consolidando o conceito de “Fome de Mc”.

Tônica

A Tônica Antarctica é a primeira água tônica do Brasil e foi lançada em 1914. Mas ela teve um rebranding em 2017, para se aproximar do novo público da marca.

A ideia foi relacionar o sabor amargo do produto a maturidade, utilizando-se do fato do da tendência do crescimento do interesse por produtos com esse tipo de sabor a partir do momento que os consumidores iam ganhando mais idade.

Tipos de posicionamento de marca

Agora que você já sabe o que é posicionamento de marca, você pode entender quais são seus tipos. Confira!

Atributo

O posicionamento de marca por produto utiliza-se da função do produto, como:

  • Bom Bril : 1001 utilidades;
  • Guaraná Antártica : o original do Brasil;
  • Colgate: Sorriso saudável, sorriso Colgate;
  • OMO: Lava mais branco.

Aplicação

O posicionamento de marca por aplicação utiliza-se da finalidade do produto, como:

  • SBP: terrível contra os insetos;
  • Doril: Tomou Doril a dor sumiu.

Concorrência

O posicionamento de marca por aplicação utiliza-se da comparação com um concorrente de seu do produto para se apresentar como a melhor escolha, como:

  • Hellmann’s: A verdadeira maionese;
  • Chandelle: Quem experimenta não troca por nada;
  • Oral B : A marca mais respeitada pelos dentistas.

Consumidor

O posicionamento de marca por aplicação utiliza-se da proximidade com as necessidades do seu consumidor, como:

  • Itaú: Feito Para Você;
  • Citibank: Só o melhor para você;
  • Johnson & Johnson: A vida inteira com você.

Classe de produtos

O posicionamento de marca por classe de utiliza-se da relação com outro tipo de produto, como:

  • Xampu 2 em 1;
  • remove a oleosidade da raiz e hidrata as pontas;
  • lava profundamente e preserva as cores originais das roupas.

Esses são alguns dos principais tipos de posicionamento estratégico que podem ser seguidos pelas marcas. Conheça os serviços da Agência Mestre para posicionar sua empresa no mercado para ganhar muito mais visibilidade e vendas!

LEIA MAIS

Mestre TV Episódio 49 – Coaching: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Olá, Leitores da Mestre. Tudo bem com vocês? No episódio de hoje da Mestre TV você terá a oportunidade de conferir uma entrevista exclusiva com o…

7 Objeções Que Você Precisa Matar Para Vender Mais

Você já ouviu falar do termo objeção? Clique aqui, acesse nosso artigo e confira como você pode ultrapassar essa barreira psicológica na mente do consumidor por meio do entendimento de objeções!

Como Contratar um Profissional de Marketing Digital

Contratar um profissional de marketing digital é um desafio, porém, para ajudar trouxemos algumas dicas essenciais que você deve seguir para uma contratação certeira!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?