Empreendedorismo

5 Erros Na Área Comercial que Fazem Você Perder Dinheiro

Por Raquel Pereira

Talvez você esteja cometendo erros na área comercial que estão fazendo sua empresa perder dinheiro! Veja como evitá-los.

Raquel Pereira

Erros na área comercial refletem em toda a empresa mas o impacto acontece, principalmente, no setor financeiro. Ações ineficazes e desalinhamentos podem fazer com que toda a organização seja afetada.

Você sabe quais são os erros na área comercial que as empresas mais cometem? Nós listamos os cinco principais erros na área comercial que mais afetam as empresas, e eles vão desde problemas internos com a liderança até não ter um sistema de vendas bem definido!

Neste artigo, vamos te mostrar como evitá-los para que você treine a sua equipe e fique longe deles! Confira:

  • falhas na liderança do time comercial e da empresa;
  • erros no treinamento da equipe comercial;
  • desalinhamento de metas entre comercial e marketing;
  • não ter os KPIs bem definidos para a área comercial;
  • não contar com um CRM de vendas;

Falhas na liderança do time comercial e da empresa

As falhas na liderança podem ter um impacto significativo nas empresas, resultando em erros comerciais e perda de vendas. Quando essas pessoas falham em estabelecer uma visão clara e uma estratégia bem definida, os membros da equipe podem ficar desorientados e não ter certeza do que é esperado deles.

Além disso, a liderança também é responsável por motivar e inspirar o time. Quando eles não conseguem fazer isso, o time pode ficar desmotivado e não se esforçar para atingir seus objetivos. Isso pode levar a uma diminuição na produtividade e, consequentemente, a um declínio nos resultados financeiros.

Outra falha comum na liderança que causa a perda de dinheiro nas empresas é a falta de comunicação clara. Quando os líderes não se comunicam bem com a equipe, isso pode levar a mal-entendidos e ações equivocadas. Assim, a área comercial pode acabar tomando decisões erradas, o que faz com que tenham perdas de vendas.

Erros no treinamento da equipe comercial

Se os funcionários não forem adequadamente treinados, eles podem não estar cientes dos processos e procedimentos da empresa, o que leva a erros na execução de tarefas e ações erradas. Isso tudo, é claro, resultará em falhas no processo comercial e perda de dinheiro a curto e longo prazo.

Veja mais: Como Otimizar o Desempenho da sua Equipe Comercial

Além disso, quando os funcionários não são bem treinados em habilidades técnicas, eles não serão capazes de executar suas tarefas de forma eficiente, o que pode levar a uma diminuição na qualidade do produto ou serviço. Assim, os clientes podem ficar insatisfeitos com a qualidade do que estão recebendo e a empresa terá muitos outros problemas.

Desalinhamento de metas entre comercial e marketing

O desalinhamento de metas entre marketing e vendas pode trazer prejuízos significativos a uma empresa. Quando essas duas áreas não trabalham em conjunto, pode haver uma falta de clareza sobre os objetivos da empresa, o que leva a estratégias divergentes e conflitos.

Por exemplo, se o marketing estiver focado em gerar leads, mas o time de vendas estiver mais interessado em aumentar a receita imediata, isso pode gerar um descompasso entre as estratégias, levando a uma falta de eficácia nas ações.

Saiba também: Comercial x Marketing — Como as Alinhar as Duas Áreas Para Impulsionar as Vendas

Além disso, quando essas áreas não estão alinhadas, também há uma falta de comunicação entre elas. Isso pode resultar em falhas na passagem de informações, levando a erros no processo de vendas e ações de marketing mal direcionadas.

Outro erro da área comercial causado pelo desalinhamento de metas é a falta de oportunidades de negócio. Quando os setores não estão em sintonia, também não há compreensão sobre o perfil do cliente e suas necessidades, o que leva a uma falha na criação de ações de marketing eficazes e a uma perda de vendas.

Não ter os KPIs bem definidos para a área comercial

Os KPIs (indicadores chave de performance) são métricas importantes que ajudam a empresa a medir seu desempenho e a tomar decisões estratégicas com base em dados concretos.

Quando não há KPIs bem definidos, há uma falta de clareza sobre o desempenho da empresa, o que pode fazer com que os times não tenham objetividade nas tomadas de decisão. Isso, é claro, resulta em ações mal direcionadas, desperdício de recursos e perda de oportunidades de negócio.

Além disso, não ter os KPIs direcionados também leva a uma falta de responsabilidade dentro da empresa. Sem métricas definidas, não há compreensão sobre quem é responsável por cada aspecto do desempenho da empresa. Com isso, as ações ficam ineficazes e a equipe desmotivada.

Outro erro na área comercial que pode ser causado pela falta de KPIs é a perda de oportunidades de melhoria contínua. Sem métricas definidas, a empresa pode não estar ciente de seus pontos fortes e fracos e, portanto, pode não saber onde deve focar seus esforços de melhoria. Sendo assim, há uma estagnação do desempenho da empresa, além de perda de competitividade no mercado.

Não contar com um CRM de vendas

Sem um CRM, a sua empresa terá uma falta de organização nas informações dos clientes e nos dados de vendas, sendo assim, não há como mapear adequadamente as necessidades e interesses dos leads, o que pode resultar em ações de vendas mal direcionadas e perda de oportunidades de negócio.

Esse tipo de problema é um dos maiores erros da área comercial, pois faz com que toda a empresa sinta o impacto negativo.

Leia mais: Vendas recorrentes: como o CRM ajuda a faturar todo mês

Além disso, sem uma ferramenta compartilhada, pode ser que você encontre problemas na integração entre as áreas de marketing e comercial, o que causa também a perda de informações importantes sobre o cliente, como você viu.

Outro prejuízo causado pela falta de um CRM é a perda de produtividade da equipe de vendas. Sem uma ferramenta que ajuda a gerenciar o relacionamento com o cliente, a equipe pode gastar mais tempo procurando informações e atualizando planilhas do que realmente vendendo.

Agora que você já sabe que não ter um CRM está entre os maiores erros na área comercial, é muito provável que você queira integrar essa ferramenta no seu time e, para isso, contar com a ajuda de um treinamento eficaz é altamente necessário.

Portanto, saiba agora como implementar o CRM de vendas na rotina da sua equipe e melhore os processos do time comercial!

LEIA MAIS

7 Objeções Que Você Precisa Matar Para Vender Mais

Você já ouviu falar do termo objeção? Clique aqui, acesse nosso artigo e confira como você pode ultrapassar essa barreira psicológica na mente do consumidor por meio do entendimento de objeções!

O Que Fazer Quando Dizem Que o Serviço Está Caro?

Normalmente, em um processo de vendas quando você vai oferecer algo para alguém, seja você um consultor de marketing ou um consultor de vendas, em…

Como Contratar um Profissional de Marketing Digital

Contratar um profissional de marketing digital é um desafio, porém, para ajudar trouxemos algumas dicas essenciais que você deve seguir para uma contratação certeira!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?