Empreendedorismo

Como Otimizar o Desempenho da sua Equipe Comercial

Por Tiago Bueno

Para otimizar o desempenho da área comercial, é fundamental consolidar um método de trabalho e dados precisos para sustentar cada decisão.

Tiago Bueno

Você já sabe que a sobrevivência da sua empresa depende diretamente da capacidade de atrair e conquistar novos clientes. Certamente também sabe que isso exige alto nível de organização, disciplina e comprometimento. Mas se você chegou a esse texto, provavelmente acredita que seu time ainda não atingiu todo o potencial de vendas, certo?

A seguir, entenda quais são os aspectos mais importantes para otimizar o desempenho da sua equipe comercial, com destaque para a medição precisa dos resultados no dia a dia.

Estabeleça objetivos e metas realistas

Sua equipe de vendas deve ser gerenciada de acordo com os objetivos da empresa e ter metas audaciosas. Contudo, é fundamental ter em mente que um número fora da realidade prejudica o engajamento.

Um dos conceitos mais conhecidos quando se fala sobre definir e bater metas de vendas é o SMART. Trata-se de uma sigla em inglês que representa cinco critérios básicos para guiar essa decisão.

  • S (Specific ou Específica): diretas e fáceis de entender e explicar;
  • M (Measurable ou Mensurável): que possam ser apresentadas em números;
  • A (Attainable ou Atingível): que estejam de acordo com a realidade da empresa;
  • R (Relevant ou Relevante): condizentes com a estratégia do negócio;
  • T (Time Bound ou Temporal): com prazo determinado para ser atingida.

Aprenda a medir os resultados no dia a dia

Embora muita gente acredite que as vendas demandem talento, o que realmente faz a diferença é o método. A equipe precisa ter uma rotina que envolva todos os processos relacionados ao funil de vendas e o acompanhamento contínuo do que é realizado por meio de números.

O primeiro passo é determinar dias e horários específicos na semana para reuniões semanais (weekly) e diárias (daily), nas quais o time avalia o avanço do trabalho e as prioridades de cada integrante.

A metodologia de trabalho também diz respeito ao controle adequado do fluxo de informações, desde a prospecção até o fechamento do negócio — e até mesmo posteriormente, no caso do pós-venda. Tudo isso precisa ser mensurado para facilitar a comparação entre o que foi planejado e o que está sendo executado em cada etapa do funil.

Dedique-se a treinar o time constantemente

Para que seu método de trabalho funcione, ele precisa estar enraizado e fazer parte da cultura organizacional. Isso exige que se invista certo tempo para treinar a equipe. Cada membro precisa ter clareza sobre quais são os processos em cada etapa do trabalho e qual é a importância deles.

A capacitação também é um componente essencial do ciclo de melhoria contínua, que ajuda a identificar e corrigir gargalos que prejudicam a operação. Para atingir a consistência em vendas, você precisa ter a mente aberta e estar sempre em busca de soluções para os problemas recorrentes.

Automatize o do funil de vendas com um CRM

Será bem mais fácil otimizar o desempenho da sua equipe comercial se ela não tiver que fazer determinadas tarefas manualmente. Aliás, um dos principais obstáculos para o crescimento nas vendas está justamente na falta de ferramentas adequadas para isso. Muitas empresas ainda dependem só de planilhas e cadernos para acompanhar o funil de vendas.

A solução é contar com um sistema de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Consumidor). Esse tipo de ferramenta automatiza a coleta e a organização de dados sobre cada lead adquirido e o caminho deles até a conversão.

E aí, sua equipe já aplica todos os pontos abordados aqui no dia a dia? Nós preparamos um material gratuito para ajudar você a identificar o estágio atual de desenvolvimento da área comercial e definir os próximos passos para torná-la mais eficiente: o Termômetro de Desempenho Comercial.

Para baixá-lo, basta clicar aqui e responder o formulário.

LEIA MAIS

Mestre TV Episódio 49 – Coaching: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Olá, Leitores da Mestre. Tudo bem com vocês? No episódio de hoje da Mestre TV você terá a oportunidade de conferir uma entrevista exclusiva com o…

7 Objeções Que Você Precisa Matar Para Vender Mais

Você já ouviu falar do termo objeção? Clique aqui, acesse nosso artigo e confira como você pode ultrapassar essa barreira psicológica na mente do consumidor por meio do entendimento de objeções!

Como Contratar um Profissional de Marketing Digital

Contratar um profissional de marketing digital é um desafio, porém, para ajudar trouxemos algumas dicas essenciais que você deve seguir para uma contratação certeira!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?