SEO para Blogs – Parte 2

Por Luis Matos


No primeiro artigo desta série de SEO para blogs abordei mais as questões básicas e relativas a análise e escolha das keywords do seu blog, neste post falarei um pouco de como estas informações podem ser usadas.

Blogger e WordPress

Usando Corretamente as Suas Keywords

Agora que as keywords principais de trabalho foram definidas é a hora de usa-las no contexto do seu conteúdo. O ideal é de que a densidade de cada keyword em separado jamais passe de 5% do total das palavras do texto de cada página, isso é interessante para evitar que os crawlers identifiquem qualquer tipo de spam e também para garantir que o seu texto tenha um bom nexo e não soe estranho para quem o lê.

Mais locais para aproveitar as suas keywords

Além de obviamente utilizar as keywords no conteúdo de texto do seu blog existem outros lugares onde elas podem e devem ser aproveitadas:

  • Nome do domínio: um dos principais elementos levados em conta pelas search engines na indexação de um site com certeza é o nome do domínio, tenha sempre isso em mente ao registrar um nome para o seu blog.
  • Title Tags: Cada página ou post do seu blog deve ter uma title tag única. Title tag é o texto que vai aparecer na barra de titulo do browser e é bem importante também no contexto da indexação. Nunca se esqueça de usar pelo menos uma keyword em suas title tags.
  • Titulos dos posts: Softwares e sistemas tais como o WordPress geralmente formatam o título do seu post em uma heading tag H1, o que facilita bastante o trabalho do crawler em identificar o assunto principal daquela página. No entanto de nada adianta isso se o titulo do post estiver mau escrito e ou não tiver ocorrências das keywords.
  • Meta Descriptions: Assim como o titulo dos post cada página de cada post do seu blog deve ter uma meta description única. Meta descriptions são importantes por dois motivos: primeiro porque são mais uma fonte para o crawler identifcar o contexto principal daquela página e depois porque são as meta descriptions que vão aparecer na pagina do buscador logo abaixo do link clicável. Logo tenha isso sempre em mente e crie meta descriptions interessantes, chamativas e que tenham algumas ocorrencias de keyword.
LEIA MAIS
Redirecionamento 301 no WordPress

Redirecionamento 301 no WordPress

Muitas vezes no desenvolvimento de um blog queremos mudar uma URL de um artigo ou ainda criar uma nova página a partir do conteúdo do artigo. O problema é que não basta apenas renomear ou mover o arquivo, você deve redirecioná-lo com o código 301. Entenda neste artigo como fazer este processo.

WordPress SEO: Criando o Google Sitemap

WordPress SEO: Criando o Google Sitemap

Olá leitores do Agência Mestre! Na última semana, em um dos artigos da série sobre SEO no WordPress, mostrei a importância da criação de uma…

Como Fazer um Blog de Sucesso? Guia para o Blogueiro Iniciante

Como Fazer um Blog de Sucesso? Guia para o Blogueiro Iniciante

Quer criar um blog de sucesso e não sabe o que fazer para começar? Confira as dicas que separamos para você fazer um blog com qualidade profissional.

Comentários
  1. No WordPress eu tive problemas com as meta tags que foram resolvidos com o plugin “All in One SEO Pack” http://wordpress.org/extend/plugins/all-in-one-seo-pack/ e os problemas com os links dinâmicos “Permalinks” que são resolvidos com as dicas do Fábio Ricotta https://www.agenciamestre.com/wordpress-seo/wordpress-seo-permalinks-como-e-porque-utilizar

    Paz no coração e Luz na razão.

  2. Muito bom suas definições e explicações sobre otimização.Uma verdadeira aula,procurarei seguir todas as orientações para aperfeiçoar melhor o meu blog

  3. Ótimas dicas !

    Muitas pessoas não dão tanto valor as keywords como forma de otimização e perdem muito com isso.

    Obrigado!

  4. Gostei, muito bom este artigo … tô achando que revou rever minhas páginas e por os títulos todos em H1 ou H2 ….
    Está tudo com H3 .. precisaria mudar???

  5. Parabéns pelo texto e conteudo do site, estou sempre online vendo as novidades, irei indicar para a redação do site para dar destaque para o seu site, muito bom parabéns.

Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?