Web Analytics – O que é e Como Fazer Web Analysis?

Em SEO, para cada ação espera-se uma reação positiva nos resultados de busca, e para saber se esse resultado foi realmente positivo, entra em cena o Web Analytics – acompanhamento e análise de todas informações e estatísticas de cada alteração realizada.

É claro que isso tem tudo a ver com SEO, através de Web Analysis (a análise dos dados do site), pode-se concluir se as alterações tiveram o efeito esperado ou não, corrigir e melhorar as ações de SEO. Web Analytics é justamente o que provê feedback se o SEO está dando certo.

Naturalmente, nem só o SEO se beneficia dos conceitos e ferramentas de web analytics. Todas as outras áreas online também podem se aproveitar de relatórios e dados coletados por ferramentas como o Google Analytics (ou outras).

img1

O que medir com Web Analytics?

Existem vários dados a serem rastreados: visitas, pageviews, assinaturas, vendas, conversão, duração da visita no site, bounce rate e qualquer outra que se possa imaginar e mensurar. Tudo depende da alteração feita e do objetivo que se pretendia alcançar. Na verdade, esta é a parte que muitos se esquecem – determinar um objetivo para uma determinada alteração ou nova estratégia adotada.

Por que mudar uma palavra-chave em uma página ou inverter palavras em um título? Por que criar um novo conteúdo ou buscar conseguir novos links? É claro que isso é importante de ser feito, mas onde se espera chegar? Subir um ponto no PageRank? Aumentar 200 visitas diárias? Alcançar pelo menos a terceira posição em determinada busca?

Cada nova técnica de SEO empregada deve ter métricas associadas para se conseguir medir sua efetividade e, principalmente, refinar a técnica e melhorar os resultados obtidos. Uma vez que ela funcionou, não é hora de parar, mas de melhorar.

O conceito em torno de Web Analytics tem muitos pontos em comum com OSM: Conhecer o estado atual; definir metas; avaliar estado seguinte; ajustar estratégias e redefinir metas.

webanalytics-flowchart

E qual é a sua experiência com Web Analytics? Conheça o nosso curso de analytics e aprofunde seus conhecimentos. Deixe um comentário. Até a próxima!

Receba Dicas Exclusivas Sobre Web Analytics

Quer aprender a mensurar suas visitas e conversões de maneira correta? Então, cadastre seu e-mail!
Divulgue este artigo

21 Comentários para “Web Analytics – O que é e Como Fazer Web Analysis?”

  1. Jonathan

    Gostei muito deste tutorial, muita gente nao tem noção de como abrangir o SEO, nem sabe por onde começar, acredito que para muita gente “iniciante” em SEO suas idéias irão bem mais longe.

    Parabéns pelo Tutorial

    Responder
  2. Jackson

    Opa Frank!

    Eu analiso diariamente várias informações e mensalmente gero relatórios para comparações através do GA.

    Através da análise destas informações consigo mensurar o que é mais buscado no site, páginas com maior rejeição, dias e horas mais visitados e etc, desta forma planejo determinadas ações, tais como: escrever novos posts ou aprofundar sobre determinado assunto, melhorar o link building dos posts que tiveram maior rejeição, postar antes dos hosários mais visitados e outras.

    Abraço

    Responder
  3. Mariana Areco Torres

    Bem bacana esse post.
    Achei legal você tocar no assunto de que muitas pessoas fazem mudanças sem saber ao certo qual é o objetivo dela, o que realmente pretende com a alteração… Assim, fica difícil entrar no analytics e ter em mente o que precisa analisar!

    Responder
  4. Diogenes Passos

    Importante demais o post. Obrigado pelo tempo dedicado nele, Frank.

    Que o Google Analytics (e consequentemente Web Analytics hehe) tem se tornado cada vez mais popular, não há dúvidas. E aí que eu destaco a importância desse post: os profissionais precisam saber o que medir e mais, saber como vão medir e se preocupar com mensurabilidade desde o início da elaboração dos projetos.

    Quero aproveitar o post para incentivar as pessoas a trabalhar com as metas do Google Analytics. Não adianta medir algumas métricas sem estar focado nos objetivos que o seu portal possui. Cadastros, Leads, Vendas ou seja lá qual for a conversão que o seu site objetiva: monetize-os e você verá como uma ferramenta de Web Analytics pode fazer a diferença.

    Até a próxima, Frank :D

    Responder
  5. Amauri

    Frank,

    Além do google analytics existe outros software que podemos confiar para análise de informações do site. Eu uso wordpress já testei vários as informações nunca conferem.

    Amauri

    Responder
    • Paulo

      Olá Amauri as informações das ferramentas de Web Analytics não é 100% exata, cada uma utiliza um método para fazer a avaliação e cada método tem um ponto que interfere na captura dos dados. Entre uma ferramenta e outra os dados nunca serão exatamente iguais.

      Responder
  6. Emerson

    Ótimo este site de conteúdo. Eu estou por razões profissionais me interando da área de Seo e visualizei uma ótima realidade a ser explorada, me identifiquei. Gostaria de sua opinião para um iniciante em Seo, analista desenvolver com certa experiência.
    Pergunto: Como investir mais a fundo? começar com consultoria ? começar como uma certificação? caminhar pelo caminho do freelancer?
    O que vc me diz?

    Responder
  7. Frank Marcel

    @Amauri: os sistemas costumam dar valores diferentes mesmo. Raramente (muito raramente mesmo) vai ser igual ou ficar com uma diferença de 10 visitas… Quando se usa mais de um análisador de tráfego, é importante ficar de olho em variações que um sofre e outro não. Todos servem para te dar o panorama do seu site.

    @Emerson: Se você se sente seguro o suficiente para assumir o toda a campanha de SEO de um site, faça a consultoria/freelancer. Especialmente em caso de freelancer, pode te ajudar a ganhar experiência. Senão, estude mais. Em todos os casos, estude sempre =)

    @todos: valeu pelos comments pessoal! =)

    Responder
    • Frank Marcel

      Rodrigo, o Google Analytics utiliza um código javascript para fazer o acompanhamento do site, independe do site ser HTML, PHP, ASP, ou alguma outra linguagem assim.

      Então, a resposta é sim! =)

      Responder
      • Rodrigo

        Ok Frank. Obrigado. Minha pergunta é devido ao status do monitoramento estar sempre desativado. Inseri o código que é disponibilizado no local correto, mas continua sem monitoramento. Existe algum segredo nisso? Algum código de complemento que deva ser inserido?

        Responder
        • Frank Marcel

          Não, Rodrigo.

          Basta copiar e colar o código da forma que o Google Analytics indica. Quanto ao código é só isso mesmo.

          Você pode conferir se não errou a escrita do nome do domínio quando configurou a conta.

          Responder
  8. Rodrigo

    Olá Frank,
    adicionei dois sites: um do dominio próprio e um sub-domínio do mesmo dominio. Fiquei surpreso no perfil do sub-dominio, o status vem recebendo os dados, mas o do dominio, o status aparece, há aproximadamente a 4 dias, como Aguardando Dados. Curioso é que recebi, pelo email, a estatística da Locaweb (provedor) como numero de visitas 0 (zero). Será que uma coisa está ligado à outra, ou seja, o programa da estatística do provedor está interferindo no Google Analytics?

    Responder
    • Frank Marcel

      Você pode resolver essa dúvida com a própria Locaweb, mas eu duvido que uma coisa atrapalhe a outra.

      Você já deve ter tentado apagar esta conta do domínio e criar outra, não é?

      O código do GA não tem segredo, é copiar e colar. Ele funciona.

      Responder
  9. Jardel Xavier

    Olá! Parabéns pelo artigo, estou explorando as possíbilidade do Google Analytics para realizar o monitoramento de ações em alguns sites os quais desenvolvo, porém gostaria se possível de algum exemplo prático de como poderia medir os resultados de uma ação de SEO voltada para otimização focando em algumas palavras-chave. Desde já agradeço.

    Responder
  10. Paulo Simas

    Olá Gostei do post! Resolvi escrever um pouco mais sobre o assunto também bit.ly/postwebanalytics tentei complementar algumas coisas

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>