O Que Fazer Quando um Site “Sumiu” do Google?

Pode ser que em algum momento essa dúvida apareça e não é preciso se desesperar para resolver esse problema. O seu site pode ter sumido do Google por uma série de razões. Para te ajudar, nosso CEO Fábio Ricotta fez um framework com todas as causas possíveis. Dê o play e confira!

Verifique o código do Analytics

O primeiro passo a ser feito é confirmar que o código do Analytics está instalado de forma correta. Isso porque é comum olhar o tráfego nulo do Analytics e acreditar que houve algum tipo de penalização.

No entanto os problemas podem ser, apenas a falta do código de Analytics ou até mesmo a instalação do código errado. Agora, se o Google Analytics está configurado corretamente e ao clicarmos em um resultado orgânico, a ferramenta aponta que o acesso foi computado, é hora de seguir para o próximo passo de nosso framework.

Acesse o Google Search Console

Basta acessar a ferramenta do próprio Google e verificar na aba do Search Analytics quantos cliques você recebe a partir do Google. Basta analisar o gráfico para descobrir se ele está normal, a garantia de que seu site está no ar e não há nenhum problema com ele.

Mas lembre-se, ele possui um pequeno delay (de dois dias). Então, o importante é que sempre verifique as datas, só assim você saberá que se a informação que vê no Analytics tem reflexo no Search Console, principalmente se o tráfego caiu ontem ou hoje. Por isso, se mesmo com o tempo adequado, o Search Analytics ainda parecer normal, pode ser que haja um problema de configuração do próprio Analytics, principalmente na redistribuição do orgânico.

Robots.txt

Se sumiu seus acessos orgânicos, fique atento ao arquivo do robots. Lembra o que é o arquivo robots.txt? Ele é um arquivo no qual você pode colocar diretivos para que as ferramentas de busca não leiam alguns itens. Mas qual a importância dele? É comum que muitas empresas que chegam com sites novos tenham a página totalmente bloqueada no robots, impossibilitando assim a leitura do Google. Afinal, essa diretiva vai derrubar o seu tráfego orgânico.

Erro na Canonical Tag

O que acontece é que na hora de implementar a canonical tag, se você não tiver muito cuidado, pode acabar dizendo ao Google que uma série de páginas são, na verdade, apenas uma. Isso faz com que você as perca no índice e também que perca o potencial de alcance orgânico de seu site.

Causas mais preocupantes

Vale lembrar que normalmente os problemas que acontecem com sua página são enviados por mensagens pelo Google dentro do Search Console, exceto quando o problema é uma penalização algorítmica. Ou seja, em alguns dos casos de punição manual, há uma notificação no Search Console avisando que você está violando as diretrizes do Google.

Já na penalização algorítmica, o único modo de saber é acompanhando as tendências de mercado. O que, muitas vezes, exige uma pessoa mais experiente para identificar e trabalhar na recuperação. Então, não faça nada que possa violar as diretrizes do Google, mas caso algo aconteça, você já tem o framework para ser trabalhado, combinado?

Receba Dicas Exclusivas Sobre Web Analytics

Quer aprender a mensurar suas visitas e conversões de maneira correta? Então, cadastre seu e-mail!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>