Google Website Optimizer – Como Funciona?

O Google Website Optimizer é uma ferramenta online do Google para auxiliar na melhoria de páginas, tais como landing pages ou ainda páginas ligadas diretamente na conversão do usuário. O único requisito necessário para utilizar essa ferramenta é possuir uma conta no Google, que logicamente, é gratuita.

Google Website OptimizerBasicamente, o Google Website Optimizer é uma ferramenta de teste A/B de páginas. Como sabemos, é através de testes que é possível verificar conversões para os diferentes tipos de elementos da página, desde banners a calls to action, até diferentes tipos de fonte, cores e etc.

Embora a ferramenta tenha sido concebida de forma a ser fácil de utilizar e, conseqüentemente, os testes fáceis de serem lançados, esses devem ser planejados com cautela. Não é porque um teste é fácil de fazer que ele será realmente útil.

A diferença dos testes feitos pelo Google Website Optimizer é que ele possibilita a verificação de diversos elementos de uma só vez e gerencia os resultados desses testes a/b. Por exemplo, é possível testar títulos, banners e CTAs de uma só vez e o resultado será a página que teve maior conversão com os elementos testados combinados.

Embora testar vários elementos seja a maior vantagem do Google Website Optimizer, ele não fornece informações sobre o que pode ou deve ser testado – essa informação é você que deverá procurar e avaliar.

Como Utilizar o Google Website Optimizer?

Antes de utilizar a ferramenta, é necessário concordar com os termos de serviço do Google Analytics e instalá-lo no site que você pretende realizar os testes. Como os testes são feitos com base em dados de conversão, os scripts utilizados são bastante semelhantes aos utilizados pelo Google Analytics. Para acessar a ferramenta, basta entrar na página do Google Website Optimizer.

Depois de configurar corretamente o Google Analytics, ao acessar o Google Website Optimizer você acessará a seguinte janela:

página inicial google website optimizer

Ao clicar na opção “Create a new experiment”, você pode optar entre criar um novo teste do tipo a/b e o outro multivariado.

opções de testes google website optimizer

Testes A/B no Google Website Optimizer

Nos testes A/B do Google Website Optimizer é possível comparar duas ou mais versões de uma determinada página simultaneamente.

O primeiro passo na configuração de um teste A/B consiste em elaborar as versões de páginas que se pretende testar. A seguir, no próprio Google Website Optimizer, basta preencher os dados abaixo:

teste ab passo 1

É possível testar várias versões da mesma página, bastando, para isso, que elas sejam criadas de antemão. Para cada teste também é necessário especificar uma página de destino. Afinal, o teste a/b nesse caso tem a finalidade de mensurar as conversões, e ter um destino nesse caso é fundamental.

Depois de preencher os dados referentes às páginas que deverão ser testadas, é necessário escolher como será feita a validação dessas páginas. Ao escolher a primeira opção, será enviado ao seu e-mail um link com as instruções sobre como deverá ser inserido o script (em java script) em cada uma das páginas. Já a segunda apenas te encaminha para a página que contém os scripts e as páginas nas quais deverão ser inseridos.

teste ab passo 2

O último passo consiste em validar essas páginas. Independente da maneira como o código foi inserido (com ou sem instruções), depois que as páginas estiverem atualizadas basta seguir as orientações fornecidas para que as páginas possam ser validadas.

Testes Multivariados no Google Website Optimizer

Os testes multivariados são melhores para testar várias alterações em uma mesma página. Por exemplo, se você está pensando em alterar a cor de um call to action juntamente com os títulos da página, você pode montar diversas variações desses elementos e comparar de uma vez só.

Para fazer esse teste é necessário escolher qual página será testada e quais seções da mesma serão alteradas. Depois que essa etapa inicial é cumprida, basta preencher os dados:

multivariado passo 1

Depois de preenchidos esses dados o passo seguinte é a validação do script. A diferença entre o teste multivariado e o teste A/B é que não são criadas várias versões da mesma página, mas os trechos que vão variar devem receber um script diferente.

O Google Website Optimizer é bastante útil para qualquer tipo e tamanho de site, pois possibilita a criação e gerenciamento de testes de conversões. Entretanto, vale ressaltar que embora a ferramenta seja muito poderosa para testes, os mesmos não são auto configuráveis. Antes de pensar em realizar qualquer alteração no site, essa deve ser bem fundamentada e o teste dessa alteração ainda mais estudado.

Mas, e você, já havia utilizado essa ferramenta em seu site/blog? Gostou dos resultados? Teve alguma dificuldade? Deixe um comentário e conte-nos o que acha sobre o assunto.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

9 Comentários para “Google Website Optimizer – Como Funciona?”

  1. Gilmar

    Olá Fabiana.
    Sua matéria foi bem elaborada e postada!
    Gosto das novidades! – Gosto de “capinar” ferramentas úteis para sites e blogs.

    Não sou expert em nada; apenas um curiosos e “fuçador”!
    Penso em experimentar/aplicar estas super dicas em meu blog, e repassá-la para amigos/as-clientes.

    Mas Fabiana, na boa, não consegui captar a “essência da coisa”!
    – Pode parecer fácil e coisa de iniciante para voce e os experts, mas para nós outros, leigos, não!

    Sem querer abusar de sua boa vontade, uma vez que já teve enorme trabalho em preparar a matéria, voce “poderia” dar mais algumas explicações?

    Exemplo:
    – Qual a principal utilidade desta ferramenta?
    – Em que exatamente poderá melhorar nossos Sites/Blogs?
    – Qualquer pessoa pode aplicar a ferramenta no seu Site/Blog, sem receios?
    – Consegue-se com Bkps, desfazer as alterações, caso não aprovemo-las?
    – É aplicável e utilizável somente no Blogspot, e ou em qualquer outra plataforma?
    – Por fim, se me permite um sugestão: Que tal se voce fizer um Tuto desta matéria, em Pt-Br?

    Bom, espero que não te chateies com perguntas de leigo/iniciante!

    Independente de qualquer coisa, agradeço-te antecipadamente!

    Parabéns e muito obrigado!

    Responder
    • Fabiane Lima

      Olá, Gilmar

      Bom, a finalidade principal da ferramenta é fornecer relatórios sobre a performance do seu site – indicando em quais pontos ele pode ser alterado, afim de melhorar a velocidade das páginas. Ou seja, o simples uso dessa ferramenta não acarreta em transformações no seu site, pois ela apenas gera reports… Cabe a você analisar se fará ou não as alterações. =)

      Abraços

      Responder
  2. Luiz

    Sobre essa ferramenta ainda tenho dúvidas. Você poderia me explicar Fabiane por favor?

    – Posso testar mais de duas versões por vez?
    – Você escolhe quando e qual horário serão realizados os testes? Se os horários dos testes são diferentes, logo o resultado será diferente, certo? Já que ele não ocorre simultaneamente.

    Abs,

    Luiz

    Responder
  3. Fernanda Suguino

    O site do Website Optimizer do Google não está mais funcionando. Alguém pode me dizer se isso se deve ao fato de que A/B Testes podem ser realizados no Google Analytics? Ou trata-se de algum problema temporário?
    Abraços
    Fernanda Suguino

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>