SEO e Conteúdo Multimídia

Olá! Neste post vou falar um pouco sobre conteúdo multimídia e sua relação com seo e os buscadores. Um tema que rende alguma discussão. Vamos lá.

Flash, Java, Imagens, Audio e Video

Com certeza todos nós já nos deparamos com páginas que continham algum desses formatos de mídia, o flash e shockwave da macromedia, javascript, imagens, audio em mp3, wav, midi, ou qualquer outro tipo, e, nos últimos tempos, video! Cada vez mais encontram-se vídeos pela internet.

Em geral, esses tipos de arquivos são “unspiderable”, ou seja, os buscadores não tem como tratá-los e identificar o seu conteúdo. Isso porque os buscadores identificam apenas textos no documento html (n.a.: também conseguem ler pdf’s, sabe por que? no próximo post…).

Bom, desnecessário então dizer que colocar as palavras-chave em imagens, flash, audio, etc, é como removê-las da sua página. Sim, pois o buscador não vai conseguir descobrir que elas estão lá!

O que fazer com o conteúdo multimídia?

Obviamente, isso também não quer dizer que vamos voltar ao passado e as páginas serão somente textos!

Uma alternativa é usar alt tags! Elas vão servir para prover algum texto àquele conteúdo multimídia e assim o buscador terá alguma informação. É verdade que não é mais dada tanta relevância para alt tags, uma vez que elas foram usadas para spamming, ou seja, black hat, mas ainda assim vale a pena.

Mas a opção realmente válida é usar uma descrição na própria página (Não vale esconder o texto por css! – olha o black hat!). Apresentar junto ao flash, imagem, vídeo, etc, a descrição escrita do que está presente ali é a melhor maneira de fazer o buscador tomar conhecimento daquele conteúdo e assim a página e seu conteúdo serão indexados nas páginas de resultado de busca.

Bom, é isso aí. Lembrem-se: “palavras-chave”! e não “imagens-chave”, “flashes-chave”…

Facilitem a vida do buscador e ele facilitará a de vocês! =)

Até a próxima.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>