Testamos o PageLever – Análises e Relatórios para Facebook

Mais estatísticas com o PageLever

Olá, amigos da Agência Mestre!

Quem acompanhou as últimas semanas no “noticiário” do Facebook soube da divulgação de mais uma grande ferramenta para a rede social. Feito de forma alheia à organização, esta ferramenta visa dar uma profundidade maior em termos de mensuração de dados, uma vez que o Facebook Insights é uma plataforma boa, porém com poucas métricas de análise.

O PageLever ganhou destaque por sua ampla base estatística. A notícia revelada no Mashable logo se espalhou e a ferramenta ganhou espaço, agradando a muitos usuários e profissionais de lá de fora. De acordo com as informações de um dos fundadores da plataforma (e lembrando aqui de Dennis Yu no ExpOn), o PageLever utilizou-se da API do Facebook para ser trabalhado, oferecendo mais métricas para as fan pages.

Sabendo do rápido barulho causado, decidi buscar um plano que contemplou duas semanas de teste antes de ser efetivamente cobrado, para que, depois de alguns dias, viesse aqui escrever sobre as impressões que tive.


Mãos à obra!

De fato, o PageLever tem bastante informação para ser analisada. Logo de cara, um overview traz dados rápidos de crescimento, visibilidade e engajamento que a fan page cadastrada teve num determinado período. Abaixo destes quadros, um gráfico mostra a atual situação demográfica de seus fãs:

Visão geral da ferramenta

As três caixas se dividem nos menus a frente do overview, possibilitando que você aprofunde as informações que estão dadas resumidas nesta primeira página. Mostrando em tópicos, temos:

Growth

Possibilita que você observe o crescimento “humano” de sua fan page, ou seja, como está o avanço de usuários que aderem à sua marca. São três pontos de análise:

  • Fan Growth – mostra, em números, as entradas e saídas de fãs de sua página. Também aponta gráficos para analisar o crescimento
  • Growth Sources – aponta graficamente como estas pessoas entram e saem (“descurtem”) de sua fan page
  • Fan Demographics – estatística tradicional de ferramentas de análise, mostrando sexo, idade e local dos fãs

Visibility

Assim como o Insights, este trecho dá as informações principais de uma página como impressões, pageviews e fontes de referência.

  • Impressions – menu para verificar a quantidade de impressões da página (únicas ou não) e o alcance delas aos fãs
  • Pageviews – mesmo pensamento do item acima, mas visualizando apenas os pageviews
  • Referral Sources – área conhecida de outras ferramentas para saber de onde os fãs estão vindo (como acharam sua fan page)

Engagement

Descobrir a interação do usuário com o seu conteúdo é importante para saber como trabalhar e traçar novas estratégias:

  • Active Users – veja o número de fãs que interagiram (curtiram ou comentaram nos posts), visualizaram o conteúdo ou clicaram nos links
  • Comments & Likes – faça um comparativo entre as estatísticas de Curtir e Comentar. Veja se as pessoas apenas clicam no botão ou se também deixam alguma opinião. Um ponto legal aqui é poder ver o número de comments e likes desfeitos
  • A.U. Demographics – parecido com o terceiro item do Growth, este menu visualiza apenas os dados demográficos dos usuários considerados ativos em sua página

Destaque para o Conteúdo

O PageLever tem ainda uma quarta aba de dados, focando apenas os posts divulgados em sua fan page. Trata-se de uma área importante para verificarmos, no período da análise, quais são os top posts. Como já comentamos em alguns artigos por aqui e também no MestreCast, ações como “conversar” com o seu fã se destacam:

Posts com mais dados de engajamento

Onde L, C e E representam Likes, Comments e Engagement

A aba de conteúdo ainda tem espaço para um tópico chamado “Post Analysis”, onde é possível ver em gráficos e números qual a relação entre as impressões e o engajamento dos posts no período analisado.

Reports, claro!

O que seria de uma ferramenta de métricas sem uma aba de relatórios? Pois o PageLever tem a sua, com a possibilidade, inclusive, de criar documentos já em PDF para o envio a clientes, por exemplo.

PDFs prontos com o resumo das estatísticas

Mas e o Diferencial?

“Tudo bem, Ique, você me mostrou bastante coisa e realmente é bem legal ver estes números e gráficos. Mas qual é o pulo do gato desse PageLever?”

Talvez seja algo parecido que você esteja pensando neste ponto do artigo, meu amigo leitor. A resposta é simples e bem bacana:

O PageLever tem, em seus menus, comentários pontuais que analisam o desempenho dos números e gráficos. De quebra, alguns tópicos também são explicados apontando se você está no caminho certo (ou não).

Em outras palavras, veja esta montagem:

Alguns comentários do PageLever

Conclusão

Quem gosta de se manter atualizado com os dados de acesso, crescimento e engajamento deve tentar o PageLever. Claro que é complicado empurrar um sistema para alguém quando o termo “pago” está incluso, mas mesmo assim vale a tentativa – especialmente se você for uma agência e possui diversos clientes. Talvez um aumento no orçamento pode custear os valores investidos.

São três planos para pessoas físicas, partido do valor de US$ 34/mês até US$ 94/mês. Estes pacotes incluem um limite de fan pages para ser cadastrado, usuários administrando e também um número de fãs no total. O site avisa que existem pacotes ilimitados para agências, mas não passa maiores informações.

Se interessar, faça como eu, assine o básico, use os 14 dias de trial e tire suas próprias conclusões!

Um abraço e até a semana que vem.


Parabéns!

Ah! E antes que eu me esqueça:

Gostaria de deixar registrado que esta coluna completou ontem o seu primeiro ano de existência. Muita informação, dicas e discussões foram trazidas até aqui e espero que todos que leem os textos com frequência tenham aprendido de verdade com as informações.

De maneira pessoal, agradeço demais este espaço, por me possibilitar um grande aprendizado, estimulado a busca por conhecimento e também poder, agora, colher os frutos de um bom trabalho como o convite para palestrar sobre Facebook no TcheSEO, em outubro.

Vamos em frente, sempre, e que mais aniversários possam ser comemorados!

Parabéns, coluna de Facebook!

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

6 Comentários para “Testamos o PageLever – Análises e Relatórios para Facebook”

  1. Juliano Barbosa

    Grande Ique, blz!

    Parabéns pelo aniversário de 1 (um) ano, que venham anos e anos hehehehe.

    Aquela conversinha de pé de ouvido com o Dennis Yu rendeu heim !!!!

    Excelente artigo.

    Abs.

    Responder
  2. Daniel Lindemann

    Parabéns pelo post e obrigado pelo aniversario de 1 ano de ótimo conteúdo.

    Responder
  3. Robson Coutinho

    Parabéns Ique e todo pessoal da Agência Mestre por esse 1 ano da coluna e que venham muitos outros. E quanto ao PageLever é mais uma ferramenta no mercado, pra ajudar a fazer um bom trabalho! Vou dar uma testada e comento aqui!

    Responder
  4. Luiz Monteiro

    Parabens pela análise e dedicação aos testes com a ferramenta. Realmente foi bem interessanter ter a visão o pagelever está agregando. Ótimo artigo!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>