O Que Esperar do Facebook em 2011?

Previsões para o Facebook

Olá amigos da Agência Mestre!

Na semana passada, escrevemos sobre o ano do Facebook. Como 2010 foi importante para esta rede social e seu dono, Mark Zuckerberg. Todas as inovações e criações de grande importância foram lembradas por aqui.

Mas a pergunta que ficou deve, hoje, envolver muitos adeptos do Facebook: “o que esperar para 2011?”. Com base nas minhas experiências, principalmente deste segundo semestre, elaborei alguns tópicos, tentando prever o que se passa na mente de Mark e seu time de desenvolvedores.

Anúncios e Mais Anúncios

Uma das coisas mais bacanas envolvendo o Facebook e a Agência Mestre neste ano de 2010 foi a entrevista com Dennis Yu, um especialista na rede social, em nosso blog. O norte-americano enfatizou alguns pontos interessantes e explicou outros ainda nebulosos ao nosso público. Dennis chamou a atenção para o lado dos anúncios.

Os Ads do Facebook estão tomando forma no Brasil, mas, por conta da impossibilidade de encaixarmos à nossa realidade (pagamento em R$), acredito que muita gente ainda não tenha experimentado anunciar na rede social, não conhecendo as opções de segmentação desta ferramenta.

Se o Facebook atingir um nível considerável no Brasil, que desperte a atenção de Zuckerberg, é possível imaginar uma ramificação da empresa por aqui. Assim, fica mais fácil temos todas as aplicações e inovações da rede com uma customização para nossa língua, moeda e outros itens que serão adaptados para atingir o público brasileiro. Hoje, somos quase nove milhões de usuários, mas ainda o 18º na lista de países. Valeria o investimento?

Jogos e Popularização

Dennis Yu também falou sobre “gamificação”, ou seja, um aumento nos jogos e aplicativos que interagem com os usuários. Coisas do tipo FarmVille e o recente CityVille, que superou o concorrente rural, são extremamente populares entre os usuários médios. No Brasil, esse tipo de aplicativo tem rápida e fácil aceitação entre aqueles que estão na rede. Uma boa fatia destes quase nove milhões de usuários, provavelmente, está no Facebook para jogar.

CityVille: febre no Facebook

Um ponto interessante, não só para empresas desenvolvedoras, mas para quem pensa nas estratégias e na área de publicidade, é: como atingir esse público? Trata-se de um belo desafio para 2011 – atrair a atenção para os jogadores de FarmVille e adjacentes.

Outro ponto que devemos ver em 2011, não só por conta dessa massificação dos jogos previstas por Yu é a própria popularização de usuários. Temos uma tendência natural no Brasil de “seguir o hype”. Aquilo que está na moda de alguns, acaba crescendo e se tornando algo popular, mesmo sem ser amplamente explorado.

O Facebook tende a seguir esse caminho no ano que está para chegar. Caminho este já percorrido por Orkut, Twitter e até o Tumblr. Como podemos nos portar diante desta situação? Será possível enxergar novas possibilidades com a onda de users que deve vir por aí?

Socialização

A parceria Facebook-Microsoft certamente vai apresentar seus frutos em 2011. A união entre a rede social e o Bing, apresentando resultados de Like e comentários dos amigos do Facebook, deve gerar resultados positivos, obrigando o Google a se mexer um pouco mais. Nada melhor do que ver, na prática, uma boa idéia como essa, anunciada no fim deste ano.

Resta saber o quanto isso vai influenciar, de verdade, no mundo do search. Como sabemos, o Bing começa a dar seus passos e não tem, nem de longe, a preferência da maioria dos usuários da Internet quando o assunto é buscadores. Se as coisas fossem realizadas diretamente no Google, certamente teríamos resultados mais expressivos e com muito mais rapidez.

Resultado do Facebook no Bing

Ainda assim, uma das tendências é mesmo a parte social. Já vimos por aqui, em nosso último artigo, como o Facebook está se expandindo e como deve continuar crescendo. Nada mais natural que buscar envolver os buscadores e outros sites para oferecer esta “socialização”. Já vemos por aí muitos blogs que oferecerem comentários apenas se houver a linkagem entre eles e seu perfil do Facebook.

Métricas

Uma meta, que já está se tornando realidade antes mesmo de 2011 chegar, é a parte de mensuração dos dados do Facebook. É difícil trabalhar numa campanha de marketing, envolvendo as fan pages, sem saber exatamente como está sendo a interação dos usuários, o movimento de novos fãs e quais os melhores links clicados e postados.

O Insights do Facebook, um “primo distante” do Analytics, surgiu meio precário, dando apenas informações básicas do fluxo de visitantes e novos seguidores de uma fan page. De uns dias pra cá, muita coisa mudou. O Facebook melhorou a página interna de análise de uma fan page, inseriu novos itens e expandiu a maneira de mensurar os resultados.

Agora, podemos ver melhor a movimentação dos usuários, a quantidade de “curtir”, a frequência de cada fã e de apenas visitantes, observar os links postados no mural (quantos cliques, porcentagem de comentários), e muito mais.

Melhores métricas no Facebook

Acredito que o Facebook não deve parar de dar atenção a esse lado. Com a impossibilidade natural de termos o Google Analytics de fazer o tracking total dos dados dentro da rede social, é necessário termos algo de nível parecido com a ferramenta do concorrente para entendermos melhor se nossas estratégias e ações estão dando resultado.

E O Que Mais?

É difícil prever, não dá pra esperar pouco quando o assunto é Mark Zuckerberg e seu Facebook. Se olharmos para a quantidade de coisas lançadas em 2010, podemos esperar um 2011 ainda mais cheio de inovações e lançamentos.

E você? Onde acredita que o Facebook apontará sua mira? Deixe aí nos comentários suas impressões para o próximo ano, divague, use suas experiências e tente visualizar como estaremos trabalhando em 2011!

Um grande abraço e Feliz Ano Novo!

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

3 Comentários para “O Que Esperar do Facebook em 2011?”

  1. alvix

    Legal o post, acho que o Facebook tem muito a oferecer mesmo em 2011, como disse, os games sociais só crescem mesmo, tanto que a Zynga tá prá comprar o MySpace(rumores), e o Google, ao meu ver ainda não pegou o jeito da coisa (social), a não ser que surpreenda com as ‘camadas sociais’ aguardadas pelo Google Social…Não entendo mesmo como o Orkut está ereto ainda… : -) Obrigado!

    Responder
  2. Felipe Fabossi

    Muito bom o Post, creio que o facebook vai evoluir em muita coisa nesse ano de 2011, como antigo usuário do facebook, creio que eles vão melhorar muito ainda a questão da privacidade.

    Hoje saiu uma notícia no G1 falando sobre a invasão no perfil do dono do Facebook, agora talvez ele veja um pouco mais essa questão de privacidade.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>