EntityCube – Conheça o Social Search da Microsoft

Bom dia leitores da Agência Mestre!

Todos sabemos o quão importante as redes sociais se tornaram nos últimos anos, e com o seu crescente uso, podemos dizer que cada um de nós possui uma biografia online.

Seja em qual rede social for: orkut, facebook, myspace, digg, rec6, dihhit, fotolog, picasa, lastfm, entre outras, em algum lugar existem informações a nosso respeito: data de nascimento, nome completo, telefones e até as bandas favoritas.

Utilizando essas informações a Microsoft acaba de lançar seu social search, o Entitycube.

EntityCube - Social Search Microsoft(Clique para Ampliar a Imagem)

O diferencial deste sistema é agrupar toda e qualquer informação que esteja disponível na internet sobre uma determinada pessoa. A quantidade de informações irá depender, principalmente, se a pessoa é ou não famosa.

Um ponto interessante é que no caso de pessoas normais, com uma menor quantidade de informações e a dificuldade para se determinar sobre qual das pessoas com um mesmo nome a pesquisa se refere, o  sistema faz com que informações de diferentes pessoas com o mesmo nome sejam mostradas.

Além de reunir as informações ele faz sugestões de pessoas relacionadas a que você está pesquinsando, notícias que envolvam a pessoa, matérias de revistas, blogs etc. Por exemplo, ao buscar por Matt Cutts, são listados na sidebar vários nomes relacionados a indústria de Search como: Danny Sulivan (Search Enigne Land), Rand Fishkin (SEOmoz), Vanessa Fox (Nine by Blue), Aaron Wall (SEO Book), entre outros, além de notícias que citam o Matt Cutts.

É possível notar também um pequeno menu superior onde você pode filtrar as informações que você deseja ver. Conforme figura abaixo.

EntityCube - Resultado da Busca(Clique para Ampliar a Imagem)

O sistema ainda deve ser melhorado com o tempo, pois, inicialmente, ele foi desenvolvido pela Microsoft Asia, visando o mercado chinês principalmente, no qual, obteve uma boa aceitação.

Com o crescente uso das redes sociais, o uso do social search será cada vez mais comum, principalmente, para buscar informações de pessoas famosas, pois, em um único lugar você poderá encontrar notícias mais detalhadas a respeito dela, e de diversas fontes, além de muitas outas informações. Diferente de outros sites que apresentam apenas um sumário, como a Wikipedia.

Você já conhecia esse novo sistema? Vá lá fazer um teste, mas não se desaponte se procurar seu nome e não encontrar nada, use algum famoso de preferência!

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

Um Comentário para “EntityCube – Conheça o Social Search da Microsoft”

  1. Oscar Ferreira

    E ainda pensam em privacidade na internet? Social Search é uma realidade cada dia mais devastadora no mercado de search. Tudo começa a voltar-se para os usuários da internet e não as empresas.

    Quem pensa em SEO de uns tempos para cá e não pensa em alguma estratégia voltada para Social Media cada vez perde mais mercado.

    Abs
    @kakamachine

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>