EdgeRank: Importância e Mensuração

Calcule o EdgeRank, algorítimo do Facebook

Olá, amigos da Agência Mestre!

Confesso que estava devendo um texto sobre este que é um dos mais importantes pontos debatidos no Facebook. Também confesso que falar mais de algorítimo é um tanto quanto complicado, uma vez que as coisas mudam com frequência, ainda mais se tratando da rede social de Mr. Zuckerberg.

O EdgeRank é considerado um dos fatores mais importantes para mensuração. É ele quem determina a relação de um amigo com outro, uma fan page com um perfil e por aí vai. Sabe a tradicional situação em que você posta comentários, links, mas não recebe o retorno esperado? Então…

Um EdgeRank baixo pode decidir até se suas atualizações serão exibidas no perfil de alguém que está conectado com você.

São três os fatores que determinam o score de seu EdgeRank, cada um com suas características específicas e maneiras de se trabalhar:

  • Afinidade: determinado pelo número de interações realizadas entre um usuário ou uma fan page. Visitar uma página, Curtir, comentar ou visualizar fotos dá pontos positivos no EdgeRank neste quesito.
  • Peso: o conteúdo publicado e compartilhado deve ter relevância para os demais que me acompanham. Quando se divulga algum link ou comentário, são esperados likes e opiniões sobre a postagem. Quanto maior este feedback, melhor para o EdgeRank.
  • Tempo: um fator natural, pois ninguém quer ficar lendo notícias e posts antigos. Se você deixar de atualizar, também deixará de ser visto pelos seguidores e amigos, pois o feed do Mural prioriza as postagens mais recentes.

A formula do EdgeRank

Calculando os Valores

Muita gente vive a base dos números. Saber valores, resultados, montar os cálculos pode ser importante para definir situações em um projeto ou trabalho de um site/fan page.

O EdgeRank tem a sua fórmula (muito maluca, por sinal, lembrando as temidas aulas de matemática na escola) e calculá-la manualmente é um pouco complicado. Mas para que preocupar se existem ferramentas que fazem isso pra gente?

A EdgeRank Checker é uma destas e vem ganhando notoriedade por conta de suas atualizações e implementações que a torna ainda mais completa para se trabalhar. Esta semana recebeu planos pagos (infelizmente para muitos), mas também ganhou métricas que ajudam usuários e donos de fan pages.

É possível usar uma versão free, que te aponta apenas o resultado do cálculo e também os dias onde seu EdgeRank tende a ser maior e menor, bem como a oportunidade de ganho de fãs.

Exemplificando, veja o que a ferramenta mostrou sobre a fan page da Agência Mestre no último mês:

Resultado do EdgeRank da Agência Mestre

Elencando os resultados, temos os seguintes critérios de avaliação*:

  • 0-6: abaixo da média
  • 7-13: na média
  • 14-19: acima da média
  • 20+: excelente!

*A ferramenta ressalta que fan pages com poucos fãs (100 ou menos) tendem a dar números ilusórios, por conta da baixa quantidade de pessoas que podem ou não interagir com o conteúdo.

Ou seja, em termos de EdgeRank, no último mês, fizemos um grande trabalho com a Agência Mestre. Isto significa que nossas postagens foram curtidas e comentadas com frequência, houve interação com os fãs e também atualizamos sempre.

Como Aumentar os Números?

Com base nos fatores de cálculo citados acima, é possível imaginar que a interação e o engajamento são os pontos principais para começar a traçar estratégias. Já batemos muito nesta tecla aqui na coluna de Facebook e os exemplos que temos na própria Agência Mestre exemplificam tudo isso.

Mas separei algumas dicas pontuais para se trabalhar, caso seu EdgeRank score tenha sido um pouco decepcionante:

  • Poste aquilo que, de alguma forma, seja natural para o engajamento dos usuários. Pensar em algo exclusivo, divertido e provocador é fundamental;
  • Incite seus fãs e amigos, peça (direta ou indiretamente) para Curtir seu conteúdo;
  • Trabalhe bem com as imagens. A relação visual-textual é fundamental para atrair quem está lendo seu Mural;
  • Vídeos também são uma boa para atrair cliques e Likes;
  • Procure atender os usuários, fazendo posts para eles e não para você
  • A máxima do “Conteúdo é Rei” serve para o Facebook e, principalmente, para o EdgeRank

Se preferir, contrate o serviço da EdgeRank Checker, que amplia os relatórios trazendo mais informações e apontando o que funciona e o que não funciona na sua fan page para trazer mais interação, mas fãs e, consequentemente, aumentar o seu score. Como a ferramenta está estreando seus planos pagos, é possível fazer uma assinatura e ter 14 dias de graça.

Assim como fiz na semana passada, com o post do PageLever, assinarei este teste para fazer um review completo e, na próxima semana, detalharei o funcionamento da EdgeRank Checker para vocês.

Independente de ter a atenção neste algorítimo, nunca se esqueça da interação. O trabalho Facebook não é como qualquer outro e nem os fãs não devem ser ignorados. Procure trabalhar para eles, entregando um conteúdo exclusivo, interativo e interessante. Assim, não só o seu EdgeRank vai subir, mas sua reputação e visibilidade também estarão em alta.

Caso queira mais dicas, o amigo Paulo Faustino compartilhou um post na Escola Freelancer sobre como melhorar seu EdgeRank.

Um abraço e até a próxima!

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

5 Comentários para “EdgeRank: Importância e Mensuração”

  1. Rodrigo Sampaio

    Tudo bem Ique?

    Recentemente o facebook liberou a migração de perfis para páginas comerciais e os amigos tornaram-se fans, certo ?

    Será que a página “migrada” recebe um Edgerank baixíssimo por nunca ter recebido as interações?

    Essa minha dúvida consiste numa experiência que estamos passando atualmente com cliente novo que “ganhou” quase 4500 fans de “uma hora para outra”…e o problema é as interações com os fans não acontecem quando estes eram amigos…

    A minha hipótese é que esse tipo de página é penalizada com um score abaixo. Basta conferir a fórmula apontada acima.

    Nesse caso, o desafio deixa de ser a busca pelos “novos fans” e sim a busca pelas interações com os “fans antigos”. Como as páginas não podem sair falando dentro do facebook, complica né…

    Que você acha ?

    Responder
    • Ique Muniz

      Olá, Rodrigo!

      Você mandou um pensamento bem interessante, que eu já havia pensado aqui com meus botões. De fato essa migração torna todos os amigos em fãs, mas é impossível interagir com todos… É provável que quando migra, o EdgeRank zera, ou vai lá embaixo para recomeçar o cálculo agora como o uma fan page.

      E seu pensamento final é correto. Deve-se interagir rapidamente, buscando alguma forma de atrair o fã antigo e angariando novos para subir esse score

      Responder
  2. Marco Aurélio

    Bom dia,
    Minha pergunta pouco tem a ver com o post acima. mas como acompanho sempre suas publicações, tenho esperança que você possa me ajudar. Eu gostaria de listar todos os fão que curtem minha página. Tenho algo em torno de 2.700 pessoas que curtiram. Mas quando clico na relação, consigo visualizar cerca de 500 últimas pessoas que curtiram. Preciso gerar esta lista para conferir quem já curtiu e ainda realizar sorteio via RANDOM.ORG, essa é na verdade a razão maior que preciso gerar tal lista.
    Fico muito agradecido com o retorno e possível esclarecimento desta questão.
    Obrigado e sucesso com seu trabalho.
    Att.,
    Marco Aurélio

    Responder
  3. Hélio Noffs

    Caro Ique, bom dia,
    Por favor preciso de uma ajuda. Sou voluntário de um grupo de ostomizados e quero colocar o tópico “discussão” no facebook e não estou conseguindo. Desde já muito obrigado.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>