Maneiras de Trazer Visitas Para Seu Site Através do Orkut

Olá Leitores da Agência Mestre!

Hoje vou falar do Orkut e como ele pode ser mais do que um lugar para encontrar amizades, pode ser uma ferramenta de comunicação para uma empresa.

Antigamente, o Orkut servia, basicamente, para encontrar amigos, fazer novas amizades, colocar fotos, espiar a vida alheia, enfim nada que tivesse utilidade profissional.

Mas esse quadro mudou. Hoje, o Orkut pode ser um bom meio para conseguir aumentar as visitas de um site. Nele, é possível anunciar produtos ou serviços, e obter novos resultados.

Dicas Para Ganhar Visitas Pelo Orkut

Orkut “On-Page”

Primeiramente, ter uma comunidade oficial representando a sua marca é fundamental. Ela será a referência para aqueles que já a conhecem e simpatizam com ela. Na imagem da comunidade (avatar), coloque o logo de seu site ou empresa; na descrição, fale do que se trata, e não esqueça de disponibilizar links para suas outras presenças online. Veja abaixo a comunidade da Agência Mestre:

corkut4

Igualmente, as outras presenças online devem ser usadas para divulgar a comunidade oficial no Orkut, como no rodapé da Agência Mestre que possui um link para nossa comunidade do Orkut.

orkut

Mesmo no Orkut, conteúdo é o que as pessoas procuram, portanto, a comunidade da marca deve propor este tipo de interação com seus visitantes. Tópicos e fóruns ou enquetes que sejam relevantes, que tenham valor aos membros da comunidade, vão aumentar a percepção de valor dos visitantes e são meios de levá-los até o site em si.

topicos

E tal como em qualquer outro veículo de comunicação, no Orkut o spam também não é bem visto. Ao participar de fóruns ou enquetes, o objetivo primordial deve ser ajudar os membros e não a divulgação em si do site. Se couber um link, excelente, mas não vale a pena forçar a barra.

Orkut “Off-Page”

Além de divulgar a comunidade no próprio site, por exemplo, é importante interagir com outras comunidades dentro do Orkut que tenham alguma ligação com o que você anuncia, com sua filosofia ou segmento de mercado. Tal como em blogs ou outra rede social, ser ativo e prestativo nas comunidades será sempre bem visto.

com

Tenha sempre foco nas atividades dentro do Orkut. Somente divulgue o que você oferece (artigos, produtos, serviços, …) em comunidades que sejam relacionadas com o tema ou mercado do site. Isso evita esforço desnecessário e aumenta a qualidade do feedback recebido.

E por falar em feedback, os conceitos de Web Analytics se aplicam totalmente no Orkut. Faça todo o acompanhamento das campanhas e da marca dentro do Orkut para ter informação precisa sobre o que funciona e o que não funciona para cada caso.

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

29 Comentários para “Maneiras de Trazer Visitas Para Seu Site Através do Orkut”

  1. Mariana Areco Torres

    Achei esse post muito interessante, pois, recentemente fizemos um orkut para nosso cliente e houve opiniões diferentes entre a equipe sobre qual foto colocar… Uns queriam colocar a logo, enquanto que outros achavam mais relevante colocar uma foto da empresa. Agora, com esse post, os argumentos ficam mais sólidos.
    Obrigada =)

    Responder
  2. Renata

    Ótimo post!

    Já faz algum tempo que excluí meu perfil do orkut, porém meu trabalho no blog é para pessoas que estão no orkut.
    A algumas semanas estava mesmo pensando em voltar pro orkut, mas por causa do blog, para divulgação.
    Depois deste post vou pensar mais um pouco para poder chegar a uma conclusão.

    =D

    Responder
  3. Rafael Marques

    E ae pessoal do Agência Mestre. Gostei do post, porém hoje já não acredito mais no Orkut no quesito em participação de usuários. Tudo está mais escasso, como trabalho com desenvolvimento web (sim, isto é uma propaganda pessoal no comentário rsrsrs), sempre estou ligado nas comunidades de web design, css, enfim.

    Parece que quanto mais o tempo passa as comunidades ficam mais e mais “fantasmas”, participei por uns 2 meses em uma comunidade de web designers com 12 mil membros. 95% dos tópicos são agências fazendo anúncios ou usuários pedindo avaliação dos layouts.

    Quando havia um debate interessante, seja sobre tecnologia ou otimização de sites o que acontecia? Cerca de 4 pessoas participavam. Realmente na época eu adquiri vários acessos, mas imensamente irrelevante considerando o número de membros das comunidades. Creio que outras mídias sociais assim mesmo como debates online gerem mais acessos.

    Vejo o orkut hoje apenas como uma grande comunidade de amigos e famílias. Não estou querendo generalizar, mas infelizmente no nicho de informações dos blogs em que trabalho tem sido assim no Orkut.

    Abraço e continuem com os bons posts, vocês tem um leitor diário aqui.

    Responder
  4. Leandro Motta

    @Mariana Areco Torres
    Obrigado pelo comentário Mariana, e semana que vem no meu novo post estarei dando dicas para criar perfil em redes socias.

    Responder
  5. Leandro Motta

    @Daniel Docki
    Ambos são bons Daniel, mas para fazer algum tipo de divulgação para atrair novas visitas para seu site, na minha opinião a comunidade é mais relevante.

    Responder
  6. Luiz Carlos Conte

    ótimo post. Participei de um seminário com os caras do SEOMOZ e eles têm o mesmo aproach em relação ao FB e ao LI……As empresas têm que estar presentas na Mídia social.

    Responder
  7. Adelson (Gerenciando Blog)

    Olá, Leandro!

    Texto interessante o seu. Eu já tentei divulgar um de meus blogs no Orkut, mas nunca tive resultado significativo com isso. Continuo ainda com a comunidade aberta, mas nunca houve grande participação nela.

    Acredito que haja nichos que possam se beneficiar da divulgação no Orkut, mas concordo com a opinião do Rafael: a participação efetiva e “útil” nas comunidades parece diminuir a cada dia.

    Um abraço!

    Responder
  8. DownClube

    boa dica… o orkut jah me envia muitas visitas q eu desconheço a comunidade certa q vem… mas sempre vem…

    vou começar usar essa dica agora…

    vlwww

    Responder
  9. Leandro Motta

    @Luiz Carlos Conte @Wander Veroni
    Obrigado pelo comentário.

    @Adelson
    Bom, acho que não deve desanimar e continue divulgando. Toda visita ganhar é válida.

    @DownClube
    Obrigado e boa sorte.

    Responder
  10. Fredy

    Acredito que o beneficio é variável conforme o tipo e dimensão de negócio.

    Por exemplo, empresas que vendem hospedagem, algum serviço de telecomunicação, uma loja de perfumes, consultoria como um todo, é boa idéia.

    Agora eu questionaria os resultados para uma empresa que vende CD’s, uma produtora de software, e outros produtos altamente sucetíveis a pirataria pela internet. Quem entra no orkut porque quer o um photoshop da vida, original? Pode ate ser…
    Em alguns casos é um esforço grande em troco de migalhas, e isto explica a ausência de comunidades oficiais de algunas grandes marcas.

    Acho que tudo tem que ser avaliado. As vezes é melhor deixar por conta do boca-a-boca, se a coisa for boa vai longe e você pode se concentrar em tarefas com mais resultado.

    Isto claro, na minha opinião.

    Responder
  11. Merval

    Já utilizo a dica e realmente produz bom resultado, uma vez que fideliza ainda mais o usuário. Espalhar links em comunidades relacionadas também agrega mais visitas.

    Responder
  12. Leandro Motta

    @Fredy
    Perfeitamente, você consegue atrair um público maior em determinadas áreas. A minha dica, independente de quantas visitas conseguir, seja uma ou mil, continue divulgando.
    abraços.

    @Merval
    Não só espalhar links, mas participar das comunidades relacionadas é muito importante. Obrigado pelo comentário.

    Responder
  13. xanguinho

    Não tinha pensado nisso, e não tinha comunidade no orkut. Vou investi um pouco de tempo nessas dicas e quem sabe ganhar algumas visitas.

    xanguinho

    Responder
  14. Brazil Carnival

    Ola pessoal,

    Otimo post. Estava lendo o comentário do Raphael Marques, e existe um pouco de razão. Trabalhei um tempo no EUA e lá realmente qd as pessoas se cadastram em comunidades, elas se dedicam mesmo. Aqui, é muito mais confete e status. Até mesmo o Paulo do Marketingdebusca falava isso em seus cursos.

    Agora vai um dica que talvez melhore essa realidade: Se voce além de criar um perfil, ofertar algo de graça, um livro, passeio, jantar, etc..algo relativo ao seu business isso pode mudar..

    As pessoas adoram coisas de graça, (ainda mais aqui no Brasil ) e ja vi que funciona. No meu site de carnaval, estamos planejando ja uma campanha sorteando uma fantasia…acho que é por aí também….

    Bem, só uma dica de quem não é especialista, rss

    Abração galera!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>