9 Estratégias para Geração de Negócios no Pinterest

Olá leitores da Mestre,

Uma das redes sociais muito interessantes que pouco exploramos em marketing digital é definitivamente o Pinterest. Talvez por que ela não contribua diretamente para o tráfego orgânico ou ainda por que pouco se explore em termos de publicações patrocinadas, o fato é que o Pinterest, assim como outras redes sociais, está com um crescimento muito bom e no Brasil não seria diferente.

Segundo esta matéria do Proxxima, o Pinterest já conta com um escritório aqui no Brasil, mais especificamente em São Paulo, no bairro o Itaim Bibi. O Pinterest ainda compartilhou por meio do seu country manager que o Brasil é um dos 10 maiores mercados para o Pinterest.

Neste mês, um novo estudo feito pela Pew Research Center, mostrando que os usuários do Pinterest triplicaram nos últimos 3 anos:

Evolução de usuários em Social Media

Observando este crescimento de usuários e a força com que o Pinterest está ganhando no Brasil, separei estratégias que você precisa começar a fazer para gerar negócios através do Pinterest:

Rich Pins

O Pinterest é muito baseado na informação visual e por isto você precisa destacar o seu conteúdo dos outros. Para apoiar isto, o Pinterest possui uma funcionalidade chamada Rich Pins, cujo objetivo é dar informação adicional a uma determinada imagem que é colocada no Pinterest.

Hoje, existem 6 Rich Pins: app, filme, receita, artigo, produto e lugar. Se você possui um destes 6 itens em seu site, você está perdendo uma grande chance de estar ganhando tráfego e exposição junto à rede sociail.

Para obter os Rich Pings, você precisa seguir a documentação que nada mais é do que fornecer alguns dados via meta tags (as tags “og” que você provavelmente já utiliza para o Facebook ou Twitter) e depois pode validar utilizando o Rich Pins Validator:

Rich Pins Validator

Rich Pins para Lojas Virtuais

Acho importante ressaltar que qualquer loja virtual pode se beneficiar do modelo de Rich Pins para produtos pois ele inclui um call-to-action bem agressivo do preço e se está em estoque ou não:

Product Pn

Utilize Boards Compartilhados

Uma forma de fazer um marketing conjunto é a criação de boards (painéis) compartilhados, ou seja, você pode convidar pessoas ou marcas para contribuirem na criação de pins para um painel. Esta é uma forma muito efetiva de ganhar atenção na rede social. Este modelo é muito parecido com o que estamos vendo muito sobre co-branded ebooks, onde duas marcas ou pessoas se juntam para escrever um ebook.

Painéis Colaborativos

Aqui a sugestão é buscar influenciadores do seu segmento e fazer um bard com ele. Por exemplo, uma loja de roupas/moda pode convidar uma blogueira para fazer um board com os itens que ela mais gosta da loja ou seus looks favoritos com produtos da loja.

Crie Boards e Pins focado em Assuntos Populares

Assim como em SEO ou Links Patrocinados, desejamos que as pessoas encontrem nossos boards (painéis) e nossos pins. O Pinterest conta com uma busca muito boa e um sistema de filtros invejável. Desta forma, comece buscando mais sobre o assunto do seu site na rede social e veja como as pessoas compartilham seus pins e observe muito os filtros de navegação. Aproveite-os para dar nome dos seus boards, baseado na linha de filtros:

Sugestão de Termos no PInterest

Pratique o RePin

Uma das coisas que a rede social recomenda fazer é que você compartilhe Pins ou “repine” (no meu vocabulário) de outros usuários, logicamente de forma sábia e relacionada ao seu gosto. Isto faz com que outras pessoas recebam a informação que você repinou e poderão seguir você na rede social. Observe que existe a informação da pessoa que pinou a imagem e a que pinou originalmente:

RePins

Adeque-se ao Mobile

Segundo dados do Pinterest, cerca de 75% dos usuários da rede social interagem através de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Desta forma, minha recomendação para você é que pense sempre neste tipo de usuário, observando as imagens que você coloca no seu board. Se elas possuírem um texto dentro da imagem, ele pode não aparecer quando visto em uma tela de celular. Sendo assim, foque na imagem e veja se ela passa a informação que você precisa.

Invista em Infográficos

Uma das coisas que são mais compartilhadas no Pinterest são os infográficos, onde principalmente seguem no modelo DIY (Do it yourself – “faça você mesmo) ou ainda um explicativo de tendências. Sendo assim, uma boa recomendação é que você pense neste tipo de compartilhamento ou disponibilização deste tipo de imagem em seu site, para que pessoas compartilhem.

Infográfico no Pinterest

Não é “puxando sardinha” mas aqui na Mestre já fizemos mais de 400 infográficos e vários deles estão no Pinterest. Então, se precisar de ajuda, entre em contato!

Buy Button

Fique muito ligado, pois nos EUA, o Pinterest já está testando o botão de comprar diretamente na sua rede social:

Segundo o Pinterest, nas próximas semanas, mais de 30 milhões de Pins irão tornar-se compráveis através do botão “Buy it”. O interessante aqui é que a rede social é do tipo de descobrimento e seleção de intenção, tornando este botão um possível grande fechador de negócios. Nesta linha, eu se fosse você, começaria a trabalhar a rede social para, quando chegar ao Brasil, você possa aproveitar muito bem esta novidade e gerar muitos negócios.

Pins Promovidos

Assim como outras redes sociais, o Pinterest também possui um modelo de Promoted Pins, onde é possível patrocinar um determinado Pin para ter mais exposição. Atualmente está disponível para apenas uma quantidade de empresas mas com certeza será algo que estará no seu radar nos próximos meses:

Promoted Pins

Bônus: Não esqueça de olhar seu Google Analytics

Não esqueça de olhar o seu tráfego de referência no Google Analytics para saber o quanto de tráfego do Pinterest você está recebendo:

Tráfego do Pinterest

E você, já utiliza o Pinterest? Quais estratégias você utiliza? Possui algum board legal? Aproveite e compartilhe suas experiências nos comentários!

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

Um Comentário para “9 Estratégias para Geração de Negócios no Pinterest”

  1. Deivide

    Comecei a usar o Pinterest tem pouco tempo, depois de perceber que o Google dá uma certa autoridade para ele, creio eu que seja por causa da rivalidade com Facebook, Twitter, se eu estiver equivocado, gostaria que alguém me dissesse.

    Essa matéria veio em uma ótima hora, bom conteúdo.

    Obrigado!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>