3 Passos Para Encontrar o Cliente Ideal

Olá, pessoal! No Mestre TV de hoje, o nosso CEO Fábio irá compartilhar 3 passos para encontrar o cliente ideal. Afinal, essa é uma das tarefas mais difíceis que os profissionais que trabalham com vendas se deparam. Dê o play para conferir!

 

O que é o cliente ideal?

A minha definição de cliente ideal é alguém que você propõe os seus serviços e essa pessoa tem condições e real interesse em pagar o quanto você pede por isso. É claro que o “cliente ideal” abrange outras camadas de definições que devem ser levadas em conta como, por exemplo, comportamentos, desejos e poder. Porque além de estar interessado no que a sua empresa oferece, o cliente ideal também precisa estar alinhado com os valores da sua empresa para que criem juntos uma sinergia.

Defina Muito Bem a Sua Persona

Quem acompanha o meu canal sabe que eu falo bastante sobre a definição de personas para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, o seu produto/serviço é direcionado a essas personas e, por isso, ter o máximo de informação é fundamental.

Atualmente, coletar esses dados é mais simples do que parece, sendo as informações principais: idade, gênero, onde a persona mora e comportamento. Essas informações podem ser encontradas no Google Analytics, Facebook Insights e SimilarWeb.

Depois, é preciso entender as reais necessidades e comportamento da persona, nós, aqui da Agência Mestre, usamos o Mapa da Empatia. Inclusive, vou disponibilizar o link aqui. Eu já falei anteriormente em um vídeo sobre a essência do Mapa da Empatia, mas, basicamente, ele serve para entender o gosto do nosso cliente, bem como suas inspirações, dores, real necessidade e o que ele espera de você. Com essas informações mapeadas, será muito mais fácil encontrar o cliente ideal.

Trace a Jornada de Compra

A jornada de compra, nada mais é do que saber a melhor forma de chegar até o consumidor. É saber o que conecta a persona (com sua dor e necessidade) com o seu serviço/produto. As etapas dessa conexão precisam estar traçadas e é útil tanto para o negócio off-line quanto para negócio on-line.

Faça a Aquisição de Pessoas

Não querer entender o consumidor e as etapas por qual ele passa é o maior erro que muitos profissionais e agências de Marketing Digital cometem. Eu preciso ambientar a pessoa com a minha marca para depois oferecer o meu produto. Então, para encontrar o cliente ideal, é preciso desenvolver a persona, criar uma boa jornada de compra e, por último, fazer toda a aquisição – compra de mídias, criação de conteúdo, e-book, melhoria de SEO, nutrição de e-mail com base na persona e na jornada de compra sempre.

Espero que você tenha entendido como encontrar o cliente ideal e nos vemos em uma próxima oportunidade!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>