Dicas Para Quem Faz Trabalho Remoto

Olá Leitores da Mestre, como vão? Esta semana, na Mestre TV, nós vamos falar sobre home office e trazer dicas para quem faz trabalho remoto. Então, se você quer saber como se adaptar a este tipo de jornada, dê o play e confira!

Vantagens e desvantagens do Trabalho Remoto

Trabalhar remoto, principalmente para aqueles que ficam em casa, pode ser um verdadeiro desafio. Além de ser necessário ter muita disciplina com entregas e horários, a falta de contato e proximidade com outros profissionais também pode ser um obstáculo. Porém, existem ferramentas nos dias de hoje, tal como o Skype, que ajudam a quebrar a barreira da distância e facilitam o trabalho de colaboradores que ficam alocados em diferentes lugares.

Além disso, para os profissionais que precisam de concentração e dispensam distrações, o home office pode ser uma experiência positiva. Afinal, o aproveitamento e a produtividade aumentam para aqueles que conseguem trabalhar em um ambiente isolado e privativo.

Regras para o trabalho remoto

Antes de optar pelo home office, muitas pessoas esquecem de ponderar se a sua própria casa é um ambiente adequado para fazer suas tarefas profissionais. Não vale apenas pensar na sua disciplina, mas entender se a sua rotina privada e as pessoas que compartilham dela também estão prontas para essa jornada.

Para se preparar para este desafio e tirar o máximo proveito desta experiência, confira algumas “regrinhas” que você tem que seguir:

Regra 1 – Comunique sobre a sua jornada

Quando você trabalha em casa e divide o espaço com outras pessoas, sejam familiares ou amigos, é importante deixar claro para todos que de tal a tal horário você estará totalmente dedicado ao seu trabalho. E se você não tiver um escritório, procure um lugar isolado e específico para se dedicar às suas atividades profissionais.

Regra 2  – Tenha um horário definido

É normal que algumas pessoas pensem que fazer home office é poder (ou ter) que trabalhar a qualquer hora do dia, sem uma jornada fixa. Mas isso não é necessariamente verdade. O melhor é que você cumpra um horário determinado e uma carga horária constante, principalmente se você presta serviços ou é contratado por uma empresa que funciona com expediente normal e tem contato com outros profissionais.

Regra 3 – Tenha um controle das tarefas

Organização é a palavra-chave para quem quer trabalhar de casa. Por isso, conseguir controlar e agendar suas tarefas é primordial para garantir sua entrega e sua eficiência.

Neste sentido, existem algumas ferramentas que ajudam a ajustar a sua fila de afazeres e prever sua semana de trabalho. Trello, Runrun.it, Wrike ou até mesmo uma planilha no excel são alguns exemplos. Além do fator de organização, esses softwares também servem para comprovar o seu trabalho para outras pessoas, e validar o que foi feito nos últimos dias.

Outro ponto importantíssimo é ter um alinhamento frequente com o seu chefe ou com quem te contratou para demonstrar o sue trabalho e até mesmo determinar quais são as prioridades. Reservar um horário semanal para alinhar a expectativa e planejar os próximos passos otimiza este tipo de jornada. Isso sem falar que essa é uma maneira de ganhar a confiança e dar mais prestígio ao seu trabalho.

Regra 4 – Elimine os fatores de distração

Para que, de fato, seja possível aumentar a produtividade com o Home Office é preciso eliminar os fatores de distração. Os mais comuns são as redes sociais, whatsapp, ou até mesmo a televisão. Eles não devem fazer parte da sua jornada. É claro que esses fatores não aparecem apenas para quem trabalha em casa, mas com certeza o livre acesso a eles em um local privado é ainda mais tentador.

Regra 5 – Tenha um canal extra de comunicação

Quando se trabalha de casa, fica-se sujeito a alguns imprevistos como queda de energia ou problemas na rede. Nesses casos, ter um canal extra de contato faz toda a diferença. Ter o seu e-mail no celular ou o contato de seus colegas no smartphone pode ser necessário para quem faz trabalho remoto.

Por fim, antes de optar por este tipo de jornada, pense se ela combina com o seu perfil profissional e com sua metodologia de trabalho. E para quem é gestor, vale a reflexão se é possível adotar este regime na sua empresa ou modelos que permitam o trabalho remoto em alguns momentos específicos.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>