Utilizando Agregadores para Conseguir Mais Visitas

{+}Social Bookmarking

Olá assinantes da Agência Mestre,

Produzir um bom conteúdo é sempre o passo inicial de um website. Não basta ser qualquer conteúdo, mas sim um conteúdo que desperte a vontade do visitante em ler aquele conteúdo e retornar ao seu website para absorver mais informação.

Mas quando falamos em visitantes chegando ao nosso website para ler o nosso maravilhoso conteúdo, pensamos: através de quais websites eles vêm? A resposta para muitos webmasters é óbvia: do Google. Mas além deste grande mecanismo de busca, temos na Internet de hoje, uma fonte formidável de visitas, que são as redes sociais.

Através das redes sociais os usuários compartilham idéias, gostos, pensamentos e até indicações de conteúdo para leitura na Internet. A partir daí, começaram a surgir websites especializados no compartilhamento de conteúdo, o considerado “social bookmarking”.

Não muito distante do conceito original, existem websites muito parecidos com este conceito, que são os websites de “social news”, tais como os internacionais Digg, Reditt, Newsvine e o nacionais diHiTT, Linkk, Rec6 e outros.

Em ambos, a filosofia é a mesma: os usuários compartilham uma URL com a comunidade. O diferencial é como esta informação é qualificada, por exemplo, com título, descrição, tags e ainda votos para saber se ela foi relevante para muitos usuários.

Entendendo a Estratégia

Como falado anteriormente, existem diversas redes sociais de social bookmarking espalhadas na Internet. Cada uma supre um ou vários grupos de usuários e por isso são uma fonte relativamente qualificada de usuários.

Dada esta informação, identificar estes grupos na Internet e obter tráfego deles é fundamental para o aumento das suas visitas e de suas conversões.

Objetivos

A primeira pergunta que se deve fazer é: compensa eu investir nesse tipo de tática? A resposta é simples: compensa e muito. Há 3 grandes motivos para isso:

Visitas e Branding

Dependendo de onde você divulga seu artigo, o agregador pode retornar uma quantidade boa de visitas para seu site. A própria Agência Mestre é um exemplo disso, quando ainda não tínhamos muita notoriedade usávamos diversos sites de submissão como o Rec6 e Dihhit para difundir o nosso conteúdo, e essa tática deu muito certo, pois tivemos ótima aceitação das comunidades, onde a marca Agência Mestre cresceu e ainda conseguimos uma quantidade boa de visitas.

Indexação

Por possuirem uma quantidade muito elevada de submissões, os agregadores são páginas que são atualizadas com muita frequencia, e sabendo disso, o Google re-visita páginas dos agregadores muitas vezes ao dia. Isto faz com que um link, recebido de um agregador, para a sua notícia, possa ser indexado com uma velocidade muito maior do que o Google consegue identificar que a sua notícia existe no seu próprio site.

Em resumo, usar os agregadores para criar um caminho para os robôs de busca encontrarem as suas páginas é uma excelente tática.

Link Building

Muitos agregadores possuem link “follow”, ou seja, passam juice/autoridade, então qualquer link oriundo deste tipo de websites são bem-vindos para a sua estratégia de link building.

Utilizar os agregadores na composição dos seus backlinks é uma tática poderosa e que pode fazer a diferença no posicionamento, pois além de aumentar a diversidade de sites que linkam para o seu site, você consegue aumentar o Trust dele.

Em termos de posicionamento e rankings, algo que temos uma boa prática é para páginas que exploram long-tail keywords, pois como o mercado é menos competitivo neste tipo de palavras, ganhar 5-10 backlinks resulta em uma boa diferença no rankeamento.

Títulos e Descrições Únicas, Este é o Segredo

Quando começamos a realizar o trabalho de submissão em agregadores a regra era simples: submeter o seu artigo na maior quantidade de agregadores possíveis. Mas depois de muita prática no assunto, entendemos que de nada adianta submeter o mesmo conteúdo em agregadores pois o Google realiza um bom filtro em termos de conteúdo duplicado.

Quando enviamos em 10 agregadores a mesma notícia, com a mesma descrição, é raro aparecer mais de um destes agregadores na primeira página quando consultamos pelo título da notícia.

Sendo assim, a nossa estratégia foi de diversificar os títulos e descrições, criando cada submissão com uma headline chamativa e única, juntamente com a sua descrição única. Isto faz com que o Google encontre conteúdos diferentes que indicam a página do seu website, tornando todas as páginas válidas para o seu índice.

Com esta estratégia, temos 3 pontos positivos:

  1. O Google não irá considerar as submissões como duplicadas, logo, todas podem aparecer na primeira página tranqüilamente;
  2. Por fazer variação do título e descrição, você pode aparecer na primeira página para palavras-chave relacionadas à notícia, pois você aborda em cada agregador um modo diferente de descrever a notícia original;
  3. Em cada agregador você recebe normalmente um backlink no título da notícia, logo, possuindo títulos diferentes, você ganha com a diversidade dos textos âncora, deixando ainda mais a sua página original com mais relevância para diversos termos.

Controvérsias no Ramo

Alguns especialistas dizem que o Google (e outros buscadores) estão tirando o peso de links oriundos desse tipo de site e, assim, este tipo de trabalho seria desnecessário.

Na minha visão, e na forma com que trabalhamos (descrita no artigo acima), quando se faz um trabalho correto, sem cópia ou repetição de títulos e descrições, além de escolher os agregadores corretos para as suas notícias, você consegue um bom sucesso. Depende sempre de como você faz o trabalho.

Lista de Agregadores em Português

É importante ressaltar que mantemos para assinantes, uma lista de agregadores que podem ser utilizados, juntamente com métricas para que você possa avaliar quais são os melhores da sua área.

Créditos da Imagem: myuibe

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Um Comentário para “Utilizando Agregadores para Conseguir Mais Visitas”

  1. fernando_blk_ht

    Oi Fábio,

    sabe qual é minha dúvida?
    Se eu usar o rec6 por exemplo e a cada post que eu soltar eu jogar um artigo no rec6 linkando este novo post, o google nao vai acabar vendo 1000 links saindo do rec6 e vindo para meu site?
    E ainda se eu usar também ueba, linkk e etc…vão ter 5000 links vindo para meu site de 5 sites apenas.
    Isso nao seria link farm? Nao seria eu penalizado?
    Como faço para nao ser punido?

    Obrigado a todos pelo trabalho!
    Abcs!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>