Reports Avançados com Google Analytics Turbinado

{+}

love-ga

Neste artigo, trago um complemento para Firefox com uma funcionalidade muito interessante: uma vez que você esteja vendo os reports de um site no Google Analytics, ele oferece a possibilidade de ver o tráfego incomum que o site tem recebido.

Tão simples que pode parecer sem valor. Mas acompanhe este artigo até o final para entender a diferença que essas informações podem fazer em suas análises e investidas no Google Analytics.

Enhanced Google Analytics Firefox Plugin

Antes de mais nada, vá até o repositório de plugins do Firefox e instale o Enhanced Google Analytics.

enhanced-analytics-plugin

Este plugin tinha uma versão anterior que rodava com o auxílio do Greasemonkey e agora seus desenvolvedores fizeram dele um complemento de Firefox imediatamente, ao invés de um script para rodar com o Greasemonkey, sendo assim, basta instalar o plugin e ele estará pronto para uso.

E o que o plugin faz é adicionar um botão “Who sent me unusual traffic?” (Quem me mandou tráfego incomum?) em 2 reports do Google Analytics: O relatório de Referring Sites e o relatório de Keywords.

botao-unusual-traffic

O objetivo é descobrir fontes alternativas de tráfego para um site, informação sobre novidades acontecendo com o site, coisas que geralmente ficam “escondidas” muito atrás das principais fontes de tráfego, sejam keywords ou referring sites, que nos acostumamos a ver nos relatórios do Google Analytics.

Relatório de Referring Sites

Primeiro, vamos ver o relatório de Referring sites. Este relatório apresenta quais outros sites seus visitantes estavam vendo imediatamente antes de chegar ao seu, assim, ele praticamente representa a coleção de sites que fazem parte do seu Link Building ou vizinhança, entre links e sites esporádicos, justamente o que o plugin busca mostrar.

referring-sites

No relatório de Referring Sites, ao clicar no botão Who sent me unusual traffic?, o plugin adiciona 3 tabelas novas na página, mostrando sites que aumentaram o volume de visitas enviadas, os que diminuiram e, por fim, novos sites que começaram a enviar visitas.

Referring Sites With 50% Higher Traffic Over the Last 3 Days

referring-higher

Sites com aumento de 50% de tráfego nos últimos 3 dias

Nesta lista estão os sites que, nos últimos 3 dias, passaram a mandar, pelo menos, 50% mais visitas do que o normal. O essencial desta lista é descobrir a razão do aumento:

  • Você se tornou mais ativo em determinada rede de conteúdo?
  • Você enviou algum conteúdo que foi bem aceito?
  • O seu site ou marca passou a ser mais comentado por lá?
  • O seu site foi citado como referência ou criticado em algum ponto?

Identificada uma maior receptividade do seu site nestas fontes de visitas, é hora de investir no relacionamento para garantir que sempre surjam novas visitas destas fontes, bem como novos links.

Um detalhe curioso é que neste relatório é possível identificar, também, sites que copiam o seu conteúdo. Uma vez que o seu conteúdo tenha uma boa linkagem interna, o conteúdo copiado terá links referenciando outros conteúdos do seu site, e assim você encontra quem anda usando o seu conteúdo indevidamente.

Referring Sites With 50% Lower Traffic Over the Last 3 Days

referring-lower

Sites com queda de 50% de tráfego nos últimos 3 dias

Por aqui, a história muda de lado: é a lista de sites que respondem por 50% menos visitas, mas a filosofia de atividade se mantém e, provavelmente, deve se intensificar: se esta é a lista dos sites que estão enviando menos visitas, é fundamental aumentar o relacionamento com tais sites.

Em caso de redes de conteúdo, é melhor revisar que tipo de conteúdo tem sido mais aceito e entender o que os usuários de tais redes esperam encontrar por lá, para que o seu site ofereça esse conteúdo procurado e receba as visitas.

Em parcerias e links de outros sites,  é bom conferir se os links ainda estão por lá. Se não estiverem, procurar consegui-los novamente. Se estiverem, então o site referral pode estar recebendo menos visitas também. Não se pode fazer muito, mas é possível contatar o dono do site.

New Referring Sites Appearing in Last 3 Days

referring-new

Novos sites nos últimos 3 dias

Esta lista é justamente o que todos procuram: Novos sites que passaram a enviar visitas. Mais uma vez, investigue cada site encontrado:

  • São visitas de uma nova parceria?
  • Foram links espontâneos?
  • Qual conteúdo recebeu o link?
  • Qual página fez o link?

Se foram links de novas parcerias, é sinal que o resultado está começando a aparecer. Se foram links naturais, basta descobrir formas de engajar os 2 sites com outros links e conteúdos. Também aí podem ser descobertos sites que copiam seu conteúdo, tal como anteriormente. Neste caso, negocie um link para o conteúdo original e uma forma de que os conteúdos não sejam idênticos – isso aumenta o valor das duas páginas.

Relatório de Keywords

Não menos importante, o relatório de Keywords que este plugin adiciona ao Google Analytics também é interessante de se analisar com atenção. Para isso, acesse o relatório e gere as listas com o Who sent me unusual traffic?

keywords

Desta vez, o plugin Enhanced Analytics adiciona somente duas tabelas de informações à página do relatório:

  1. Keywords com alta de 50% em visitas nos últimos 7 dias
  2. Keywords com baixa de 50% em visitas nos últimos 7 dias

Mais uma vez, é importante investigar cada keyword relacionada. Se, por acaso, a keyword tinha seu posicionamento nas buscas acompanhado, o entendimento da sua variação de tráfego ganha mais qualidade. Mas independente disso, outras informações também surgem e podem ser trabalhadas.

Keywords With 50% Higher Traffic Over the Last 7 Days

keywords-higher

Keywords com aumento de 50% de tráfego nos últimos 7 dias

O interessante dessa lista de keywords é que elas podem representar uma tendência de buscas. Se começam a surgir variações de uma keyword ou tema nessa lista, isso pode indicar 2 coisas:

  1. Aumento no volume de buscas sobre o tema e o seu site é um bom candidato a responder por essas consultas
  2. O seu site melhorou o posicionamento dentro do tema

Por exemplo, se nessa minha lista começam a surgir várias long tail keywords envolvendo o tema “blog” ou “fazer blog”, é um bom momento para fazer um artigo abordando o tema, agregando novas long tails em seu conteúdo, bem como antigas, e trabalhar os links internos de modo a aumentar sua relevância dentro do conteúdo do site e, por consequência, para Search Engines.

É interessante fazer a busca por cada keyword listada e descobrir seu posicionamento e, especialmente, qual conteúdo está respondendo para a busca na keyword. A alternativa a criar novo conteúdo é re-otimizar o conteúdo já existente, uma atividade pouco explorada, mas de muito valor – explicada pelo Fábio Ricotta em seu artigo Re-otimizando Conteúdo.

Keywords With 50% Lower Traffic Over the Last 7 Days

keywords-lower

Keywords com queda de 50% de tráfego nos últimos 7 dias

Neste relatório, é essencial ter o posicionamento de cada keyword antecipadamente. Como são keywords que estão com baixa representatividade no volume de visitas do site, é importante saber se o ranking dessas keywords diminuiu, o que já implica em menor quantidade de visitas.

Além disso, é interessante consultar o Google Insights nas keywords diretamente ou sobre os temas gerais das keywords listados aí para saber se a baixa em visitas está relacionada a uma baixa em buscas – o que justificaria menor entrada de visitas de determinado contexto.

Essa dica também vale para a lista de keywords anterior – descobrindo os temas que estão sendo mais buscados sobre as keywords apresentadas.

Caso não se identifique baixa no volume de buscas e não se tenha o posicionamento das keywords para se descobrir quedas de posicionamento, as dicas para a lista anterior se repetem aqui:

  • Re-otimize o conteúdo que responde às keywords
  • Produza novo conteúdo sobre o tema
  • Otimize os links internos para reforçar o conteúdo

Assim, pode-se alcançar um volume mais alto de visitas para tais keywords.

Outro ponto interessante é que com as informações destas listas de keywords, consegue-se ampliar o conjunto de keywords utilizadas no site, ampliando o alcance de uma pesquisa de palavras-chave a se utilizar na otimização do site.

Atenção ao Plugin!

Para encerrar, faço um alerta sobre a forma como o plugin escolhe referrals e keywords para popular as tabelas: o  “50%” que ele usa como parâmetro é relativo à base de dados oferecida, que por sua vez é relacionada ao período determinado para se obter dados, ou seja, as informações mostradas nas tabelas quando se escolhe o período de 30 dias é diferente de quando se escolhe uma semana ou vários meses.

Sendo assim, você pode fazer algumas variações no período utilizado para se ver dados no Google Analytics e obter mais informações sobre referrals e keywords para o seu site.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>