Os Melhores Artigos de SEO da Semana – Edição 5

{+}Olá assinantes da Agência Mestre,

Esta semana vimos um grande movimento da Microsoft e Google ao assumirem uma parceria com o Twitter para obtenção dos updates dos milhares de usuários que utilizam a rede de microblogging. Ainda em redes sociais, uma pesquisa da Nielsen Online, que mostrou que cerca de 18% dos usuários da população online utilizam as mídias sociais como ferramenta principal de navegação e descoberta de informações. Já na área de Search, o Google conseguiu uma patente no tema de Trust Rank e ainda inovou os seus resultados de busca oferecendo mais de um resultado identado.

São vários os artigos que selecionei para vocês, então vamos à recapitulação da semana:

Segunda-feira

The Truth About SEO
publicado em 19/10/2009
Um artigo muito bom mostrando as previsões de investimento em SEO no próximo ano e como este cenário mostra que o SEO é uma boa estratégia de investimento para qualquer empresa.

Cresce uso de mídias sociais como ferramenta de busca
publicado em 19/10/2009
O UOL publicou um resumo sobre uma pesquisa da Nielsen Online, que mostrou que cerca de 18% dos usuários da população online utilizam as mídias sociais como ferramenta principal de navegação e descoberta de informações. O artigo mostra um gráfico bem interessante do uso das redes sociais e ainda fornece o link original para a pesquisa.

Google Confirms Higher Click Through Rate As Result of Ads Position To Free Listings
publicado em 19/10/2009
Em agosto deste ano, o Google realizou uma mudança na interface dos resultados de busca onde os resultados patrocinados foram colocados mais próximos dos resultados orgânicos. Segundo o Jonathan Rosenberg, esta mudança propiciou um aumento nos cliques dos links patrocinados. Recomendo a leitura do artigo.

Yahoo Site Explorer Adds Key Terms, Delicious Activities, Delicious Tags & SearchMonkey Objects
publicado em 19/10/2009
Apesar do negócio entre Microsoft e Yahoo! estar fechado, vale apena ler este artigo que mostra que o Yahoo! adicionou no seu SiteExplorer mais informações referentes ao Delicious e Search Monkey, que são apontados como fatores utilizados pelo Yahoo! no rankeamento de seus resultados.

Terça-feira

First Look: Google Analytics Adds Intelligent Email Alerts & More!
publicado em 20/10/2009
Noticiamos aqui na Agência Mestre que o Google disponibilizou para alguns usuários mais um novo recurso, a guia “intelligence”, que possibilita o envio automático de email quando seu site se comporta de maneira incomum. Estes alertas podem ser configurados individualmente e ajudarão os webmasters a monitorarem os dados que recebem dos seus websites.

Google Now Indenting Two Results In Search Results
publicado em 20/10/2009
Vários usuários começaram a notar que para algumas consultas o Google estava exibindo dois resultados identados ao invés de apenas um, como de costume. Ao longo da semana isto foi notado em diversos paises, assim como no Brasil.

Using Sponsored Blog Themes For Reputation Management
publicado em 20/10/2009
O Michael Gray discute em seu artigo um método para reputation management que envolve o uso de temas patrocinados para blogs. A discussão é muito interessante e ele dá algumas boas dicas no assunto.

Google Trust Rank Patent Granted
publicado em 20/10/2009
O Google conseguiu na semana passa uma patente que discute como o Trust Rank pode ser associado à pessoas que aplicam labels em páginas na web baseadas em anotações. Alguma associação com o SideWiki? Leia o artigo e veja como funciona esta patente.

Quarta-feira

Bing To Do Deal With Twitter, Launch Its Own Twitter Search
publicado em 21/10/2009
Segundo um furo de reportagem do Search Engine Land, a Microsoft iria anunciar uma parceria com o Twitter para ter acesso aos updates de usuários em tempo real. Pouco tempo depois, a Microsoft e o Twitter anunciaram o acordo.

Google’s Matt Cutts, Cuts His Hair
publicado em 21/10/2009
Se você gosta de search e conhece o Matt Cutts, sabe que pouco tempo atrás ele perdeu uma aposta e teve que raspar a sua cabeça. Neste artigo, você pode conferir o vídeo do “making off” do processo de corte do cabelo. Vale apena assistir e dar gargalhadas.

Quinta-feira

RT @google: Tweets and updates and search, oh my!
publicado em 22/10/2009
Um dia depois do anúncio da Microsoft, o Google entrou em cena e também anunciou a parceria com o Twitter, onde o gigante das buscas terá acesso aos updates de usuários em tempo real. O único problema é que nenhuma integração foi anunciada até o momento.

Google Announces Social Search
publicado em 22/10/2009
Desesperado ou não com as recentes inovações por parte da Microsoft, o Google anunciou uma novidade que irá para as suas páginas de resultados. Esta novidade pretende agregar informações de redes sociais na parte inferior da página de resultados.

Explaining (Some of) Google’s Algorithm with Pretty Charts & Math Stuff
publicado em 22/10/2009
Um excelente artigo do Rand Fishkin que aborda diversos fatores de rankeamento com forte embasamento. Recomendo a leitura deste artigo.

September Search Share: The Bing train keeps rolling but not at Google’s expense
publicado em 22/10/2009
O Compete lançou neste dia o Market Share de Setembro para os mecanismos de busca. Segundo a empresa, houve um crescimento do Bing e uma pequena queda do Google. Veja maiores informações no artigo do blog da empresa.

Sexta-feira

Whiteboard Friday – Tips, Tricks & Tactics Preview: Seth Besmertnik on Winning SEO Budget
publicado em 22/10/2009
O SEOmoz publicou no Whiteboard Friday a palestra que o Seth Besmertnik fez no SEOmoz Seminar. Eu estava ao vivo no evento e posso garantir que vale apena assistir esta palestra de 30 minutos.

* É importante ressaltar que este artigo ainda pode sofrer alterações em caso de encontrarmos algum novo artigo.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>