Link Building – Ganhando Relevância com Wikis

{+}Link Building através de Wikis

Olá assinantes da Agência Mestre,

Estamos de volta em mais um artigo sobre Link Building, um dos temas mais quentes entre os profissionais de SEO. Nosso foco hoje é aprender a como explorar uma Wiki, um sistema que provê aos usuários a possibilidade de criar páginas e relacionamento entre elas simplesmente utilizando o seu navegador. O grande benefício da Wiki é possibilitar a edição de suas páginas por vários colaboradores, simplesmente por utilizar um editor de páginas que não necessita de conhecimento em HTML, mas sim de algumas marcações simples.

Em termos de Link Building, uma Wiki, é uma área onde podemos adicionar páginas que serão utilizadas para referenciar o nosso website, apontando para os nossos ativos linkáveis, tais como produtos e/ou serviços.

Encontrando Wikis

A primeira Wiki que nos vem a cabeça é, logicamente, a mais famosa do mundo, a Wikipedia. Apesar de pensarmos logo em “atacar” a Wikipedia, temos que entender que ela é uma Wiki muito monitorada, cheia de moderadores e com uma dificuldade muito grande de uma edição focada em link building permanecer ativa.

Apesar dessa fácil associação a esta Wiki gigante, precisamos entender que neste trabalho de link building precisamos de diversidade, pois a diversidade de domínios que te linkam é um fator muito correlacionado com os rankings, ou seja, em nossa experiência, quanto mais websites diferentes “mencionam” (linkam) o seu website, maior a sua chance de rankear bem.

Para obter esta diversidade, devemos procurar listas de wikis ou ainda utilizar as nossas “famosas” footprints. Neste artigo, listei as seguintes queries que podem ser realizadas no Google:

palavra-chave inurl:wiki
palavra-chave intitle:wiki
palavra-chave inurl:”Main_Page”
palavra-chave “PoweredbyMediaWiki”
palavra-chave inurl:MediaWiki_talk

De posse desta lista de queries, você pode executá-las no Google e obter uma lista de Wikis que falem sobre o seu assunto. A grande dica aqui é separar a sua lista de palavras principais e executar juntamente as queries mencionadas. Um exemplo bem simples é para um ecommerce que venda celulares. Você não deve fazer apenas a consulta utilizando celular + footprint, mas executá-la também com os termos iphone, motorola, nokia, sansung, android, e etc.

Analisando a Wiki

Após criar uma lista inicial de Wikis, devemos realizar uma análise observando alguns pontos importantes:

  • É possível criar usuários gratuitamente? – Isto é fundamental para a nossa estratégia.
  • Podemos editar qualquer página? – Também fundamental para inserirmos conteúdo e os nossos links.
  • Existe algum tipo de moderação? – Verifique através das abas de discussão e histórico para encontrar revisões que foram voltadas por usuários já cadastrados. Isto indica a presença de uma comunidade ativa.
  • Existe uma quantidade boa de moderadores? – Como acima, verificando na aba de discussão e histórico, tente identificar se é apenas um usuário ou vários os que controlam as revisões e discussões.
  • Permite inserção de links no conteúdo? – Tente editar um artigo e faça uma linkagem para uma fonte confiável. Foi possível criar este link pelo editor?
  • Os links inseridos são nofollow? – Ao inserir o link em um artigo, utilize uma ferramenta ou olhe o código fonte para saber se o link inserido contém rel=”nofollow”.

Com estas perguntas respondidas, temos um cenário bem interessante e filtrado para cada uma de nossas Wikis.

Oportunidade de Novos “Verbetes”

Agora que temos a nossa lista de Wikis devemos olhar cada um dos casos, tentando identificar casos onde não encontramos um tipo de conteúdo que oferecemos. Por exemplo, se você é um ecommerce, e está observando uma Wiki de celulares, verifique se todas as páginas de empresas que fabricam celulares que você vende já possuem uma página. Verifique ainda se todos os tipos de celulares que você oferece já possuem um verbete.

Em outro exemplo, imagine que você representa um website de passagens e hotéis, e está observando uma Wiki de pontos turísticos. Verifique se todos os destinos que você oferece pacotes já estão presentes em forma de verbete.

Com estes exemplos simples, você consegue entender que o nosso foco aqui é identificar, literalmente, falhas no conteúdo. Com estas falhas em mãos, crie um conteúdo de qualidade para criar estes verbetes.

No caso da criação dos verbetes, vale ressaltar que o nosso foco é ganhar links para as nossas páginas internas, logo, você deve pensar onde será inserido um link neste conteúdo, apontando para o seu conteúdo relacionado.

Oportunidade em “Verbetes” Existentes

Em paralelo a criação de novos verbetes, vamos nos deparar com verbetes já existentes e assim temos que encontrar formas de adaptar aquele conteúdo, em muitos casos adicionando uma nova seção, para que mencione o nosso termo com o nosso link.

Um exemplo muito interessante é encontrar uma Wiki de eletrônicos, que possui uma página de Câmera Digital, ou seja, um segmento de produtos bem concorrido nesta área. Na página temos uma boa introdução, falando o que é uma câmera digital e ponto. Mas ao analisar melhor, podemos expandir o conteúdo desta página para tópicos como:

  • O que são megapixels e qual a sua importância?
  • Quantos megapixels preciso para ter uma boa ampliação no papel?
  • Por que as câmeras SLR são melhores?
  • Por que minha câmera tem alta resolução, mas a imagem fica ruim no display?
  • Por que a câmera demora tanto entre uma foto e outra?
  • O que é melhor, zoom óptico ou digital?
  • Qual a melhor bateria para câmeras digitais?
  • Até que tamanho posso imprimir uma foto digital?
  • Para que serve o ajuste de ISO?

Em cada uma destas novas áreas você tem a possibilidade de incluir um link para o seu ativo linkável, seja ele um produto, uma página de guia de compras ou ainda uma página de dados estatísticos da área. Basta pensar no conteúdo complementar e onde estará o seu link.

Linkagem Interna na Wiki

Pois bem, criamos as nossas páginas, alteramos outras, mas precisamos pensar em uma espécie de “otimização interna”, onde o nosso trabalho é reforçar a linkagem interna da Wiki a fim de favorecer a nossa página que contém o nosso link. Este tipo de trabalho acaba por aumentar a autoridade da nossa página e desta forma o link que possuímos para o nosso ativo linkável passará mais link juice.

Para esta tarefa, podemos utilizar o próprio Google e uma simples consulta:

site:ositedawiki.com intext:”nome do verbete”

Ao realizar esta busca, o Google irá retornar as páginas da Wiki (operador site: ) que contenham o termo do nosso verbete (operador intext: ) e assim, podemos entrar nestas páginas listadas e editar no local onde ele menciona o nome do nosso verbete para um link interno, apontando para esta página nova que criamos ou editamos.

Linkagem Entre Wikis

Como estratégia final, recomendo, que se possível você pense em uma estratégia macro, entre todas as Wikis que você está editando, tendo em mente que pode conectá-las para fortalecer as suas páginas criadas e/ou editadas.

A estratégia é bem simples e pode ser organizada através de uma planilha, listando quais assuntos você já criou e onde publicou (qual Wiki). No decorrer da sua produção de novos verbetes, procure revisar esta sua planilha, linkando os seus verbetes publicados de Wikis diferentes.

Assim como a estratégia interna mencionada no item anterior, esta também tem a finalidade de reforçar a autoridade dos seus verbetes, mas no caso, aproveitando de todas as Wikis e não apenas páginas internas de uma Wiki específica.

Conclusões

Como vimos acima, a estratégia de link building utilizando Wikis é muito interessante, exigindo um trabalho muito forte com conteúdo e depende muito se a sua área já possui Wikis criadas.

Considerando um cenário muito positivo em termos de quantidade de Wikis, é possível incrementar o seu link profile com este tipo de backlinks, para que assim você consiga, em sua maioria, links com o texto âncora perfeito.

Por fim, é importante lembrar que esta estratégia deve ser feita com cautela, observando a regra de criação de conteúdo de qualidade e ainda lembrar de que você nunca deve replicar o seu conteúdo entre diversas Wikis. O nosso ponto aqui é oferecer um conteúdo único, que mencione o nosso website, sempre que possível, com o texto âncora perfeito.

Espero que tenham gostado deste artigo e até o próximo!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Um Comentário para “Link Building – Ganhando Relevância com Wikis”

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>