Ganhe Links Através do WordPress

{+}Olá assinantes da Agência Mestre,

Desde o seu lançamento em 2003, o CMS WordPress é uma ferramenta muito interessante para quem trabalha com websites. Hoje em dia, ele é utilizado por mais de 202 milhões de websites ao redor do mundo, e sua última versão, a 2.9, já obteve mais de 350 mil downloads desde o seu lançamento (quando este artigo foi escrito).

wordpress

O que mais cativa no uso do WordPress é que ele pode ser utilizado de diversas formas e não somente como uma plataforma de blogs. Sites famosos como o Techcrunch, os blogs ZDnet, o blog do Playstation e Mashable utilizam a plataforma, para não falar das diversas formas que podemos empregar o CMS WordPress.

A grande questão é que o WordPress passou de um pequeno sistema para gerenciar blogs para um grande e poderoso CMS que utilizado mundialmente. Mas aí fica a pergunta, o que o meu trabalho de SEO tem haver com o WordPress. Eu digo, você tem uma grande oportunidade em mãos.

Juntamente com o WordPress existem algumas coisas atreladas, são elas: os temas e plugins, que combinados fazem do WordPress o grande CMS do momento. Com os temas, é possível trocar com apenas um clique a cara do seu website, passando de um simples e normal layout de blog para um visual no estilo de magazine. Já com os plugins é possível fazer praticamente qualquer coisa, pode-se puxar fotos do Flickr, mostrar a quantidade de visitantes online, as últimas notícias de um jornal ou ainda exibir os seus últimos tweets. Basta imaginar e procure se existe um tema ou um plugin relacionado.

Diante destas duas oportunidades venho mostrar como tirar vantagem do WordPress para conseguir links para o seu projeto de SEO. Vamos então para as dicas:

Temas

Uma das coisas mais difundidas em WordPress são os temas pois com eles cada usuário pode dar uma identidade ao seu blog ou website de forma rápida e fácil. O grande diferencial é que nem sempre as pessoas tem tempo ou não sabem como editar um tema de WordPress, mantendo completamente a estrutura original do HTML do tema aplicado.

Por exemplo, imagine que não sou um usuário experiente em HTML e CSS, e eu aplico o seguinte tema no meu blog:

Desta forma, a única coisa que muda do tema original é o nome do meu website com o meu conteúdo. Só que se você observar bem, no final do tema existe um pequeno “comentário”:
wordpress-theme-link

Ou seja, a empresa que desenvolveu este tema, colocou no final do tema, um escrito “Mystique theme by digitalnature”. Desta forma, qualquer um que utilizar o tema disponibilizado por eles irá fornecer um link em todas as páginas do blog/website.

Você consegue ver as oportunidades aqui? Quanto mais temas você desenvolver, mais links poderá ter. Basta apenas criá-los e divulgar em diretórios de temas.

Pense na Qualidade dos Links

A grande idéia de criar temas para WordPress é que você pode direcionar o tipo de usuários que vão utilizar o seu tema. Por exemplo, se você possui um website de viagens que precisa de links, basta criar temas focando praias, viagens, avião ou similares. Desta forma você garante que blogs e websites do mesmo nicho irão utilizar o seu tema e assim os links passam a ser mais relevantes.

Criando Plugins

Os plugins do WordPress são o carro chefe do CMS. Com eles é possível personalizar e adaptar todo o sistema para adicionar novas funcionalidades com apenas alguns cliques. Com um pouco de conhecimento pode se criar diversas aplicações e se esta aplicação for muito boa, diversos usuários podem utilizá-las também.

Um dos plugins mais utilizados do mundo é o All in One SEO Pack, que já foi baixado mais de 4 milhões de vezes. Observando melhor a página do plugin, podemos notar que ela possui um mR de 6.29 e um mT de 6.4, dando ao website do autor e da página do plugin uma grande quantidade de juice, como podemos ver abaixo:
all-in-one-seo-pack-links

O mais incrível é que não é apenas a página do plugin que faz com que o autor do plugin ganhe link juice, mas sim a sua popularidade, que faz com que diversas fontes referenciem a sua página. Conforme podemos notar, o Yahoo! Site Explorer exibe mais de 187 mil links para a página do plugin!

y-site-explorer

Mas Qual a Dica?

A dica aqui é criar um plugin que seja útil para a sua comunidade, o seu nicho. Se você possui um website de flores, por que não criar um plugin que mostre uma flor por dia e explique a sua origem, o seu sentido, as suas principais cores e conseqüentemente um link para o seu website onde a pessoa pode encontrar maiores informações.

Em seguida, procure websites de flores que utilizam WordPress e divulgue o seu plugin para eles. Desta forma você conseguirá links de qualidade assim como ilustramos no caso dos temas.

Tradução de Plugins

Uma grande oportunidade que nós brasileiros podemos aproveitar é a tradução de plugins. Muitas vezes os autores de plugins escrevem eles em sua linguagem nativa e caso ela não seja em inglês, eles a colocam em inglês para abrangir uma maior quantidade de usuários. Pois bem, diante desta situação, nós brasileiros, podemos oferecer uma certa ajuda aos desenvolvedores de plugins, lançando uma versão em PT-BR para os plugins que necessitam de uma tradução.

Veja o exemplo do plugin User Loker:
user-loker-links

Alguns usuários colaboraram com a tradução do plugin para algumas línguas e desta forma o autor retribuiu fornecendo um link de agradecimento. Imagine agora as possibilidades para tradução de mais de 7 mil plugins que existem no repositório do WordPress.

Cadastrando-se no Showcase

Por fim, a última dica passa a ser um pouco mais difícil de ser executada, mas não é impossível. Para os que não sabem, o WordPress possui um Showcase, ou melhor, uma galeria dos melhores e mais importantes websites que utilizam o CMS.

Uma grande oportunidade aqui é obter um link para o seu website, caso seja aprovado na seleção de websites que usam WordPress. Os principais critérios de seleção são:

Blogs and web sites powered by WordPress that make it into the Showcase are typically doing one or more of the following:

  • Using WordPress in a unique or innovative way.
  • Attracting tens of thousands of regular readers.
  • Being written by someone famous or especially notable in his or her particular field.
  • Representing a notable organization, government entity, or corporation as an official blog or web site.

Estes critérios na verdade avisam que websites pequenos, desconhecidos e sem visibilidade nem devem aplicar ao ShowCase. A grande dica é que caso você seja uma autoridade no seu nicho as suas chances de conseguir uma aprovação aumentam e muito.

Outra dica que tenho observado bem é que caso você tenha um design bem inovador e bem diferenciado para o seu nicho, ele normalmente é aceito, então abuse da sua criatividade no seu tema e submeta ao ShowCase do WordPress.

Espero que tenham gostado destas dicas e até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>