Estratégia de Link Building Através de Fórums

{+}

Forum e Link Building

Olá assinantes da Agência Mestre,

Desde o surgimento da Internet, um dos grandes atrativos é o compartilhamento de idéias e opiniões, seja por meio de programas de mensagem instantânea, através de emails ou através de comunidades. Baseado no compartilhamento de idéias, surgiu na década de 70 uma das primeiras formas de discussão, a chamada Usenet, que era um grupo de discussão através de emails. Na década de 90, tivemos o surgimento de uma plataforma de troca de experiências, onde os usuários podiam acessar uma página na Internet e interagir com os usuários, sem precisar de um programa de email. Foi o início de uma das grandes plataformas da web, o fórum de discussão.

Hoje os fóruns evoluiriam, seus usuários também, assim como o nível e especificidade das discussões. Podemos estimar que a quantidade de fóruns na Internet é da grandeza de milhões, conforme uma uma consulta no Google que podemos realizar. E com esta vastidão de fóruns, podemos encontrar diversos sobre assuntos cada vez mais específicos, com grupos específicos, os quais compartilham experiências muito parecidas.

Fóruns no Google

A Importância dos Fóruns no seu Nicho

Quando falamos de pessoas no nosso nicho, ou mais especificamente pessoas interessadas no mesmo assunto que o nosso serviço/produto, podemos logo associar a idéia de novos consumidores ou parceiros. É realmente fácil essa associação, mas nem sempre é fácil atingir este público.

Quando falamos de um fórum de nicho, falamos de pessoas que conhecem a nossa área, em muitos casos muito mais do que nós mesmos (experts no assunto, no nosso produto) e estamos sujeitos a discussões profundas e opiniões bem embasadas. E é aí que entra o trabalho do profissional de SEO, em entender o que estes experts estão falando e traduzir isto em formas de conversão para o seu website.

Aprendendo com Fóruns

Para os que não sabem, comecei a “minha carreira” na Internet através de fóruns de discussão e aprendi que eles são uma fonte infinita de conhecimento e de termos para dizer o mesmo sobre um determinado assunto. É possível discutir de 50 maneiras diferentes como fazer um mesmo efeito no Photoshop ou ainda 10 maneiras de cuidar das pulgas do seu cachorro. Tudo depende do ponto de vista de cada expert. E você como absorve isso?

Identificando Temas e Assuntos

Como profissional de SEO a grande sacada é entender a forma como as dúvidas são colocadas sobre um determinado assunto. Quando se está em um fórum do seu nicho, acesse uma determinada área e segmente em uma planilha todas as dúvidas através de tags ou assuntos. Separe na planilha da seguinte forma:

  • O título (a dúvida);
  • A URL da dúvida em si;
  • As categorias que mais encaixam com aquela dúvida.

De posse desta informação, agrupe todas as dúvidas relacionadas. Esta informação pode ser usada na criação de mais conteúdo para o seu website.

Um exemplo

Digamos que eu sou um proprietário de e-Commerce de celulares, onde quero dar mais relevância para a página onde vendo o iPhone 3Gs. O primeiro passo para melhorar este conteúdo é identificar o que se discute em fóruns da área de celular. Para isto, a melhor ferramenta é o Google, onde você pode selecionar o vertical de “Discussões” que fica na coluna da esquerda:

Fóruns de iPhone 3GS

De posse desta informação, confira as dúvidas que existem nestes fóruns. As dúvidas mais freqüentes são as mais interessantes para se analisar. Um ponto interessante é que em alguns casos o próprio Google já te mostra tópicos relevantes:

Isto já pode lhe dar idéia de que tipo de conteúdo abordar na sua página do produto.

O que fica de lição é que atender as dúvidas dos usuários em seu website é uma grande fonte de novos consumidores ou pelo menos de pessoas interessadas no mesmo nicho que você trabalha.

Pensando em Link Building

É claro, que quando falamos de uma estratégia de SEO, uma das grandes armas é ganhar links de qualidade e aqui, os fóruns do seu nicho podem lhe ajudar muito bem. Como mostramos no passo anterior, identificar fóruns na nossa área é muito simples, o passo seguinte de produzir um conteúdo relevante é indicar este conteúdo (a solução de problemas) para usuários do fórum em questão.

Tenha como base a imagem anterior, onde você analisou que pode responder à dúvida sobre “Como configurar internet no iPhone 3G da Oi”. Para isso você criou uma página no seu website, explicando passo-a-passo como solucionar o problema. Ao publicar este conteúdo, vá ao fórum em questão e aborde o tópico de dúvida, respondendo à dúvida do usuário de forma sucinta e indicando o seu conteúdo para, caso ele desejar, uma consulta futura seja feita.

Entenda aqui, não estou dizendo para você enviar conteúdo duplicado, muito menos spam aos fóruns. Jamais aborde tópicos não relacionados ao link que você pretende recomendar, muito menos faça participações irrelevantes ao tópico e usuários do fórum. O objetivo é justamente o oposto: apresentar soluções, contribuir com informações de qualidade e ser reconhecido como expert no nicho do fórum em questão.

Em menor impacto, também é possível usar a assinatura de seus comentários em tópicos no fórum para promover o site. Embora seja um link menos relevante e, provavelmente, fracamente otimizado (sem as keywords da estratégia de SEO), pois deve constar o nome da marca/empresa ou até mesmo o endereço (mestreseo.com.br, por exemplo), ainda assim é conseguido um link que contribui para a relevância do domínio.

Conclusões

A estratégia de Link Building através de fóruns normalmente não é um trabalho de larga escala, ou seja, que vá gerar dezenas e dezenas de links em um curto espaço de tempo. É claro que com uma equipe grande trabalhando exclusivamente com isso, um ganho de links em maior quantidade pode ser possível, contudo, estrategicamente é mais interessante dividir uma equipe deste porte entre outras atividades de link building.

Um ponto interessante é o efeito colateral desta estratégia: o ganho de conteúdo. Considerando a dinâmica de se produzir conteúdo “linkável” por fóruns, ganha-se com a estratégia:

  • Links de fóruns
  • Mais conteúdo de qualidade no site
  • Que, por consequência, é conteúdo para o qual se pode ganhar links de diversas fontes, não só fóruns

O fim da história é que do ponto de vista de conteúdo esta estratégia deve caminhar com outras, pois o conteúdo produzido pode ser aproveitado de diversas maneiras. O detalhe especial é manter um perfil de qualidade nos fóruns, com contribuições inteligentes, uma assinatura condizente, uma página de perfil bem preenchida e aí se obtém o sucesso do uso de fóruns para Link Building.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

6 Comentários para “Estratégia de Link Building Através de Fórums”

  1. Castro

    Excelente artigo … Muito Bom

    Bom vamos lá … Fábio surgiram algumas dúvidas ..

    1 – Como foi dito esse trabalho além de conteúdo e possíveis clientes gera também links, fracos, porém links do nicho. O qual forte é essa estratégia em termos de Link Building ?
    Em comparativo com as outras bastante conhecidas, submissão de artigos, diretórios, blog do follow e por ai vai)

    2 – Se eu faço parte de um nicho bem especifico, onde no Brasil existem poucos fóruns (ou nenhum), é valida a tática de entrar em fóruns estrangeiros para realizar a mesma estratégia, só que deixando link para meu site PT.

    Responder
    • Frank Marcel

      Castro, vou me adiantar ao Fábio colocar a minha visão, que acredito ele compartilhe (e vice-versa):

      1. Essa estratégia gera 2 tipos de links, fortes e fracos. Links fracos: sua assinatura no fórum; link forte: um link dentro de um conteúdo fortemente relacionado a URL referenciada no link, dentro de um domínio (com um bom Domain Authority e até Page Authority, espera-se) fortemente relacionado ao conteúdo destino do link. Quantos mais diferentes fóruns, maior a diversidade de domínios com links para o seu website. O outro lado é o conteúdo de qualidade produzido dentro do seu próprio domínio, que fica apto a receber links de outras fontes, além dos fóruns.

      2. Os “links estrangeiros” obtidos vão sim agregar valor ao site. Eu, particularmente, caminharia para o lado de inaugurar os primeiros fóruns na área.

      Abs,

      Responder
  2. raulrds

    Olá Agência Mestre.
    Seria uma boa estratégia comprar o perfil de pessoas que tem (Centenas ou Milhares) de posts no forum para colocar nossa URL na assinatura?
    No artigo, foi comentado de separar a equipe de linkbuilding para obter um melhor retorno. Sobre isso pergunto: Quantos links podemos obter em um unico dia sem que sejamos suspeitos de spam? Isso depende da quantidade de conteúdo que geramos? Caso eu tenha um site atualizado umas 3 vezes por dia, posso conseguir quantos links quiser em um dia levando em consideração ancoras diversificadas?
    Vlw Agência Mestre!
    Abraços e parabens pelo Artigo.

    Responder
    • Frank Marcel

      Raul, essa é a parte mais obscura do Google – não existe um número padrão. Você precisa testar.

      Acho que pode ser interessante você aumentar a quantidade de links ao longo do tempo, por exemplo, comece com 5~10 links por semana; depois aumente gradualmente com o tempo.

      É viável sim que se use a assinatura de uma pessoa que seja ativa no Fórum. Mas como está no artigo, links de assinatura são menos relevantes.

      Responder
  3. tarsis

    Tenho uma duvida. Seguinte tenho um site de um nicho e existem varios foruns do mesmo. Localizei alguns com dofollow e estou utilizando a seguinte tatica:

    Pego o artigo do dia, coloco no forum e abaixo deixo o link de referencia pro meu site, como se copiasse o artigo, mas deixasse o link de referencia… Isso é errado? Estou gerando conteudo duplicado? Pode me prejudicar?

    Abraços!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>