Usabilidade: Introdução e 6 Fatores para Aumentar a Usabilidade do Site

Por Rafael Coutinho


Olá leitores da Agência Mestre! Hoje estrarei apresentando o conceito de usabilidade e apontando alguns fatores que podem deixar seu site mais usual.

A usabilidade vem se tornando cada vez mais importante nos dias atuais. Segundo uma pesquisa , cada £1 investido para melhorar a usabilidade de um site, pode dar um retorno de £10 a £100 e aumentar as vendas e taxas de conversão em 100%. Um site usual é aquele que mesmo que o usuário nunca tenha entrado no site, ele entende imediatamente do que se trata, sabe onde ele pode encontrar o que está procurando, de maneira fácil e rápida.

Alguns exemplos de coisas que melhoram a usabilidade de uma página:

  • Ter uma barra de navegação que fique clara para o usuário quando ele entra;
  • Não fazer uma montoeira de links de forma que fiquem ilegíveis;
  • Criar uma padrão para os links, deixando explícito onde pode ou não ser clicado;
  • Dar nomes objetivos a links em geral;
  • Botões devem parecer botões, e não uma imagem qualquer, como pode ser visto em muitos sites;
  • Facilitar ao máximo a pesquisa quando o site tiver uma, evitando usar termos do tipo “busca por palavra chave”;

Essa foi uma breve introdução a usabilidade, nos próximos posts estarei trazendo mais informações sobre usabilidade, SEO e  posicionamento de sites aprofundando um pouco mais os tópicos abordados nesse post.

LEIA MAIS
Heat Map: Monitore Cliques e Ações dos Usuários em Seu Site

Heat Map: Monitore Cliques e Ações dos Usuários em Seu Site

Alguma vez você já ficou curioso para saber em quais lugares do seu site os visitantes mais clicam? Saiba que existem ferramentas que mostram o…

7 Técnicas Para Aumentar a Taxa de Conversão em Sua Landing Page

7 Técnicas Para Aumentar a Taxa de Conversão em Sua Landing Page

Após todo o trabalho de aquisição de tráfego, você conseguiu um volume sólido de visitantes para suas páginas e o trabalho acabou? Não. Após conquistar um visitante e ele chegar a sua página, apenas metade do caminho foi percorrido. Agora é hora de conseguir que a visita se transforme em uma conversão: venda, assinatura, cadastro, pesquisa, enfim, o que você precisar. Neste artigo, 7 dicas para melhorar a conversão em landing pages.

CTA: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Call to Action

CTA: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Call to Action

CTA, ou call to action, são funções ou links que incitam o usuário a executar uma ação. Veja como utilizar da maneira certa para fazer seu público agir!

Comentários
  1. Olá, gosto muito do conteúdo desse blog, bem nutritivo =]~

    Recentemente notei um detalhe no site que me incomodou, certamente mais ainda vocês, e procurei também uma forma de contato para notificar o detalhe, mas também não encontrei, então não sei como notificá-los. Se tem interesse na minha opinião, entrem em contato. Abraços !

  2. Deixando bem claro que não é crítica nenhuma, o nome do site é SEO DICAS, sendo assim o mais certo é linkar o “nome do site” ao invés de linkar só a palavra SEO (Olá leitores do “SEO” dicas!)?

    O link só na palavra SEO parece que quando clicarmos vai abrir uma página com o título “O que é SEO?” e não a homepage do site.

    Abraços e continuem com ótimos posts.

  3. Olá Eliseu,

    Obrigado por entrar em contato, eu já corrigi o que vc me falou por email.

    Abraços!

Deixe seu comentário abaixo