Tráfego Pago

Meta Lança Novas Ferramentas para Auxiliar na Geração de Leads

Por Raquel Pereira

Confira as novidades anunciadas pela Meta para aumentar a geração de leads qualificados com seus anúncios no Instagram e Facebook!

Raquel Pereira

Na última semana (9), a Meta anunciou diversas novidades para auxiliar os profissionais de marketing a gerar mais leads com o Facebook, o Instagram e o WhatsApp.

Segundo compartilhado pela big tech, as novidades visam auxiliar profissionais de marketing e gestores de tráfego a “obter maior desempenho enquanto economizam tempo e dinheiro”. Confira os detalhes:

O que foi anunciado pela Meta e por que isso é importante?

Na última quinta-feira, 9 de novembro, a Meta anunciou o lançamento de cinco novas tecnologias para geração de leads com anúncios, utilizando recursos de IA e integração com plataformas de CRM.

O objetivo das ferramentas é que elas possam melhorar o desempenho das campanhas e gerar uma redução de custos, focando em leads de maior qualidade para os interesses do negócio.

A geração de leads qualificados é um dos grandes desafios dos profissionais de marketing e, ao mesmo tempo, é uma das maiores prioridades do setor. Afinal, leads qualificados estão mais inclinados a se tornar uma oportunidade de vendas, em menos tempo e com menos investimento.

Com ferramentas que possam ajudar a reduzir os custos para alcançar esses leads, a tendência é que os gestores de tráfego possam tornar suas campanhas de mídia mais eficientes, alcançando um ROI (Retorno sobre o Investimento) mais significativo.

Meta e HubSpot

Antes de compartilhar as novas ferramentas, a Meta iniciou uma nova parceria que pretende auxiliar na geração de leads qualificados com eficiência.

Para apoiar as empresas na geração de leads, a Meta começa uma nova parceria com a HubSpot na integração de CRM, para oferecer aos gestores de tráfego uma configuração simplificada de clique nas campanhas. Além disso, a big tech também está simplificando integração com outros CRMs através do Zapier.

Um porta-voz da Meta comunicou que anúncios com configurações de CRM e integração direta têm performado melhor, com redução média de 16% no Custo por Lead e aumento de 21% na taxa de conversão:

“Integrar um CRM com a API de conversões e usar a meta de desempenho de leads de conversão para otimizar a qualidade dos leads pode aumentar o desempenho da campanha e ajudar uma empresa a alcançar leads com maior probabilidade de conversão.”

Geração de leads no WhatsApp

Dentre as ferramentas anunciadas, uma das mais importantes é a nova possibilidade de estender os anúncios do Instagram e Facebook para dentro do WhatsApp.

Como assim? Calma, você ainda não poderá criar anúncios no WhatsApp. Mas, agora, os anunciantes podem utilizar um botão de “WhatsApp” em suas campanhas, gerando cliques para iniciar uma conversa no aplicativo.

(Imagem: Portal Search Engine Land | Reprodução)

Na primeira fase de testes, alguns anunciantes selecionados poderão criar um fluxo de mensagens que funcionará como um formulário, possibilitando a geração de leads com base na conversa.

Os fluxos de mensagens poderão ser criados no Gerenciador de Anúncios da Meta e deverão estar disponíveis a todos os usuários em breve.

Por que essa novidade é importante?

Pesquisas recentes mostram que o Brasil é o segundo país que mais utiliza o WhatsApp (atrás apenas da Índia). Além disso, uma pesquisa da Opinion Box com mais de 2 mil brasileiros mostra que 78% dos usuários utilizam o aplicativo para se comunicar com as marcas.

A geração de leads com o WhatsApp pode ser muito mais assertiva do que uma página de captura, principalmente, porque se trata de um local onde o usuário já está acostumado a passar tempo e trocar mensagens, visto que 85% dos usuários utilizam esse aplicativo todos os dias.

Quer aprender como vender mais utilizando o WhatsApp? Clique aqui e leia nosso artigo completo.

Novo formato de anúncios com “Formulário Instantâneo”

Esse novo recurso vai permitir que os usuários se conectem com várias marcas ao mesmo tempo, utilizando os mesmos dados para se inscrever em diferentes locais.

Conforme compartilhado pela Meta, essa novidade oferece maior comodidade para os usuários e oportunidades de descoberta para pequenas empresas. Ele funciona como um “catálogo” de opções relacionadas ao anúncio que o usuário acabou de converter:

(Imagem: Portal Search Engine Land | Reprodução)

Por exemplo, depois de se inscreverem para um “teste de cabelo de noiva”, os usuários podem facilmente compartilhar suas informações de contato com outras empresas relevantes, como um salão de beleza.

Opção de “Chamada” para geração de leads

Além das opções anteriores, a Meta também está explorando novas formas da empresa entrar em contato com os leads, dessa vez, por meio de ligações.

(Imagem: Portal Search Engine Land | Reprodução)

Este novo recurso permite que as empresas liguem para pessoas através do Facebook, para fornecer garantia e exibir suas informações comerciais, incluindo logotipo e nome. Apesar do potencial, essa opção de geração de leads pode não ser tão assertiva quanto o WhatsApp, uma vez que os brasileiros são constantemente incomodados por ligações de telemarketing e – por isso – evitam atender às ligações.

No entanto, por se tratar de uma ligação no Facebook, a taxa de conversão pode ser muito alta quando o lead efetivamente atender.

Advantage+ para geração de leads

Desde outubro de 2023, a Meta vem desenvolvendo novos formatos de anúncios para o Instagram. Dentre eles, o Advantage+, que é um conjunto de soluções criativas com apoio de ferramentas de IA.

Agora, a Meta está testando o Advantage+ para a criação de um fluxo de automação completo para campanhas para geração de leads, onde os anunciantes podem aplicar IA a vários aspectos da campanha simultaneamente para “obter maior desempenho e economizar tempo e dinheiro”.

Meta Anuncia Novas Ferramentas de IA Generativa para Criação de Anúncios

A Meta está ampliando suas ferramentas de criação de anúncios com novos elementos de IA generativa para Facebook e Instagram, prometendo revolucionar as estratégias de marketing de afiliados. Em um recente lançamento, a Meta introduziu uma série de ferramentas avançadas de IA generativa que permitem a criação automática de imagens e textos para anúncios. 

Essas ferramentas são projetadas para facilitar a personalização de campanhas e melhorar a eficácia dos anúncios, utilizando tecnologia de ponta para gerar conteúdo visual e textual que capta a essência das marcas e produtos.

A capacidade de gerar automaticamente conteúdo atraente e relevante pode reduzir significativamente o tempo de desenvolvimento de campanhas, além de oferecer uma nova camada de personalização e precisão em estratégias de marketing direcionadas.

Gere mais leads para o seu comercial!

As ferramentas da Meta são apenas o pontapé inicial, mas é preciso contar com uma estratégia de Tráfego Pago eficiente para alcançar os melhores resultados!

Aqui na Agência Mestre, nós já atuamos com estratégias de Marketing Digital para Empresas há mais de uma década e, por ser uma Agência de Marketing Digital que já ajudou centenas de empresas, sabemos como elevar os resultados do seu negócio e aplicar as ferramentas com eficiência.

Descubra como podemos te ajudar a gerar mais leads para o seu time comercial!

LEIA MAIS

Otimização de Campanhas de AdWords – Grandes e Pequenos Investimentos

Métricas básicas, dicas para estruturação de campanha, otimização de campanha de AdWords e dicas extras de conteúdos e ferramentas. Tudo para você aprender a ter uma campanha eficiente no Google AdWords, seja com pequeno ou grande investimento. Confira!

Como Anunciar no Google: Passo a Passo Completo do Google Ads

Através do Google Ads você poderá atingir seu público alvo em cheio, utilizando a rede de pesquisa ou a rede de display. Confira nossas dicas sobre como anunciar no Google e comece a ter sucesso em suas campanhas!

Google Ads: 16 Dicas Para Criar Campanhas de Sucesso

Acesse o artigo e saiba as principais dicas para campanhas no Google Ads, uma ferramenta poderosa para conquistar leads e conversões.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?