Marketing Digital

Desafios que as Empresas Enfrentam para Atingir o Público-alvo

Por Raquel Pereira

Veja como os profissionais de marketing estão superando os desafios da personalização e engajamento com o público-alvo.

Raquel Pereira

Um estudo realizado pela Vericast, com mais de 300 tomadores de decisão de marketing em empresas americanas, explora os impactos de questões geopolíticas globais no desempenho de marketing das empresas.

Alguns dos temas abordados no estudo foram: inflação, aumento das taxas de juros e interrupções na cadeia de suprimentos. O objetivo era entender como essas pautas afetam o comportamento de compra dos consumidores.

Confira os detalhes dessa pesquisa e encontre insights para superar os desafios do seu negócio !

Mudanças no comportamento de compra dos consumidores

Susan Lee, presidente do grupo de soluções de tecnologia e marketing digital da Vericast e responsável pelo estudo disse que:

“Os consumidores estão gastando de maneira mais focada, visando a redução de custos”.

Ele afirma que, este ano os consumidores estão cada vez mais concentrados em suas economias, evitando gastos desnecessários e reduzindo despesas com lazer, por exemplo.

Por isso, as empresas precisam adaptar suas estratégias para tornar seus produtos mais e mais necessários aos clientes, entendendo melhor os clientes e suas expectativas, para criar experiências de marketing mais relevantes.

Vale ressaltar que essa nova tendência de consumo para este ano reforça a necessidade de construir um discurso assertivo nas comunicações com os potenciais clientes, desde anúncios, materiais ricos e até propostas.

O dinheiro está sendo um recurso cada vez mais valioso para os consumidores, é preciso provar que o investimento no serviço ou produto da sua empresa é algo necessário. Para que isso seja possível aprofunde seus estudos do perfil ideal de cliente e mapeie com afinco suas dores, para dessa forma, oferecer verdadeiras soluções.

“A adoção dessa abordagem levará ao sucesso em 2023 e além.”

Os principais desafios enfrentados pelos profissionais de marketing

As mudanças no comportamento afetam diretamente o desempenho das empresas, visto que elas precisam ajustar suas estratégias e, muitas vezes, essa não é uma tarefa fácil.

Quando questionados sobre os desafios para encontrar e atingir o público certo para o negócio, os profissionais de marketing entrevistados elegeram a dificuldade de lidar com dados do cliente como o principal obstáculo.

Mais da metade dos entrevistados possuem em comum a dificuldade de:

  • “entender os dados para mapear as necessidades” (54%);
  • “desenvolver uma experiência personalizada” (53%);
  • “gerar insights a partir de dados do cliente” (50%).

Todas essas informações estão relacionadas entre si, afinal, todas envolvem a compreensão e utilização dos dados dos clientes no dia a dia da empresa, com o objetivo de otimizar o processo de tomada de decisão.

Como os profissionais entrevistados planejam superar esses desafios?

A principal estratégia é mudar significativamente os programas de publicidade para alinhá-los ao ambiente atual. Os profissionais estão cientes de que as mudanças no comportamento são causadas por problemas globais e não há previsão de que os consumidores voltem a comprar como no passado.

Por isso, algumas das estratégias para “contornar” os problemas atuais são:

Adequar os públicos aos produtos/serviços oferecidos

Os profissionais não podem impedir as mudanças, por isso, estão acompanhando-as, experimentando novas técnicas de engajamento (59%), mudando o público-alvo (49%) ou os produtos/serviços anunciados (41%).

Os consumidores mudam e seus comportamentos também, sendo assim, você pode encontrar um novo público para os produtos que já possui e/ou implementar em sua estratégia novos produtos que se adequam às novas tendências dos seus consumidores.

Além disso, as empresas estão investindo em estratégias de copywriting para otimizar sua mensagem e elevar o valor da marca, oferecendo uma experiência mais direcionada e pessoal com o consumidor. 67% dos entrevistados dizem estar criando promoções mais direcionadas.

Otimizar os processos atuais

Superar o desafio da utilização de dados é uma das prioridades para esses profissionais, visto que estamos entrando em uma era com restrições de cookies de terceiros e mudanças nas políticas de privacidade.

Os profissionais acreditam que poderão se apoiar em dados para construir novas estratégias e oferecer uma experiência cada vez mais personalizada para os clientes, por isso:

  • 68% querem otimizar a análise de dados do cliente, para ajudar em estratégias de fidelização;
  • 63% acreditam que é necessário usar dados para entender melhor as preferências do cliente;
  • 61% procuram aproveitar os dados do cliente para personalizar a comunicação, gerando engajamento e criando ofertas mais relevantes.

Aprenda mais sobre Marketing Digital e uso de dados

LEIA MAIS

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Saiba mais sobre o Google Shopping e saiba porque você precisa anunciar produtos nessa plataforma para atrair mais compradores para seu e-commerce.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?