SEO

Google Bard Extensions: Integração com Produtos do Buscador

Por Raquel Pereira

Google lançou o Bard Extensions para conectar o chatbot de IA conversacional aos seus demais produtos. Confira como utilizar!

Raquel Pereira

Em 19 de setembro, o Google lançou a nova versão do Bard, seu sistema de IA conversacional, definindo-a como “o modelo mais capaz da Bard até agora”.

Confira quais são as principais atualizações da nova versão do chatbot conversacional do Google e como utilizá-las:

O Google Bard

Antes de mais nada, é importante lembrar que o Google Bard é o modelo de IA conversacional do Google, lançado em maio deste ano.

(Fonte: Blog The Keyword do Google | Reprodução)

Ele funciona como um chatbot conversacional baseado em IA, capaz de realizar atividades e responder dúvidas dos usuários – como o ChatGPT. No entanto, o modelo do Google ainda está se desenvolvendo, com novos recursos sendo lançados frequentemente para otimizar as respostas do buscador.

Leia também: Como Usar o Bard no Brasil: Tutorial da IA Google Bard

Bard: Atualização de Setembro de 2023

Conforme publicado pelo Google em seu Blog “The Keyword”, o Google Bard está chegando a mais regiões e, com isso, novos recursos estão sendo implementados para expandir as funcionalidades da ferramenta:

“Hoje estamos lançando o modelo mais capaz da Bard até agora. O Bard agora se integra aos aplicativos e serviços do Google para obter respostas mais úteis. Também melhoramos o recurso “Google it” para verificar novamente as respostas de Bard e expandimos os recursos para mais lugares.”

O buscador ainda reforça que o Google Bard é um experimento que busca ampliar e democratizar o uso de elementos de IA Generativa, e que ele pode se adaptar às necessidades do pesquisador.

Por isso, o Google foi observando as tarefas que os usuários solicitaram ao Bard para implementar recursos que fossem capazes de automatizar ainda mais essas ações, como redigir listas de mercado, percursos de viagens, resumos de artigos científicos e muito mais.

Agora, o Bard possui integração com os demais produtos Google, com o objetivo de tornar as atividades mais precisas:

Bard Extensions: Conectando o Bard a outros produtos e serviços do Google

Inicialmente disponível em inglês, o Google está lançando o novo “Bard Extensions” ou “Extensões do Bard”. O recurso é descrito pelo buscador como “uma forma completamente nova de interagir e colaborar com o Bard”, com elementos e ferramentas muito semelhantes aos plugins do ChatGPT.

No entanto, com integração direta com os produtos do Google, as integrações tornam o Bard mais eficiente e relevante quando o objetivo é criar documentos no Google Docs, acessar informações do Google Drive ou Google Maps, ou gerar mensagens para o Gmail. Além disso, o Bard pode acessar todos os serviços do Google simultaneamente para executar tarefas mais complexas e que necessitem de informações de diferentes locais.

(Fonte: Blog The Keyword do Google | Reprodução)

Cuidados com a segurança dos usuários no compartilhamento de informações sensíveis

Para utilizar as novas funcionalidades do Bard, é necessário que o chatbot tenha acesso a informações que podem ser consideradas “sensíveis”, como seus documentos pessoais e imagens disponíveis no Google Drive, por exemplo.

No entanto, o Google reforça o compromisso com a segurança e privacidade dos usuários, informando que essas informações são inacessíveis para revisores humanos e não são utilizadas para treinamento do Bard:

“Se você optar por usar as extensões do Workspace, seu conteúdo do Gmail, Docs e Drive não será visto por revisores humanos, usado pela Bard para mostrar anúncios ou para treinar o modelo Bard. E, claro, você sempre controla suas configurações de privacidade ao decidir como deseja usar essas extensões e pode desativá-las a qualquer momento.”

Conversas compartilhadas no Google Bard

Ainda disponível apenas para respostas em inglês, outro recurso adicional do Bard é a possibilidade de analisar e compartilhar facilmente as conversas com o Bard para outros usuários.

Botão “Google It” e verificação de informações

Agora, quando o usuário clicar no botão “Google It”, o Bard poderá verificar as respostas fornecidas e comprová-las com informações disponíveis na Web e os usuários poderão acessar essas informações para identificar se elas apoiam ou contradizem as respostas do chatbot.

Compartilhamento de conversas

Além disso, os usuários podem compartilhar informações e conversas mais facilmente com o novo recurso do compartilhamento, que gera um link público para aquela conversa. Assim, outros usuários da sua empresa poderão contribuir com novas perguntas ao Bard.

Esses recursos estão, inicialmente, disponíveis em inglês (como dito anteriormente), mas o Bard está expandindo suas funcionalidades frequentemente. A possibilidade de incluir imagens e modificar perguntas, por exemplo, foram recursos inicialmente testados em inglês que foram disponibilizados em mais 40 idiomas esta semana.

Portanto, com o feedback dos usuários, esses recursos deverão ser disponibilizados globalmente em breve.

Descubra a Experiência Generativa de Pesquisa

Além dos avanços com o Google Bard, o futuro da pesquisa no Google deve contar com a nova Experiência Generativa de Pesquisa (SGE), que oferece respostas geradas por IA acima dos resultados de pesquisa comuns da SERP do Google.

Ao que tudo indica, todas essas atualizações e adaptações do buscador para acompanhar as tendências de pesquisa e o comportamento do consumidor, devem ter impactos significativos no tráfego orgânico dos demais sites.

Por isso, mais do que nunca, a sua empresa precisa contar com uma estratégia de SEO personalizada para colocar sua empresa em destaque no maior buscador do mundo! Descubra como o SEO Mestre pode te ajudar a se preparar para esse futuro.

LEIA MAIS

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

O que é SEO? Confira O Guia do Search Engine Optimization

Confira, no artigo, o que é SEO, quais são suas características e técnicas, e descubra por que ele é tão vantajoso para empresas que querem ter destaque online.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?