Redes Sociais

Classificação de Conteúdo no Threads: Descubra como Funciona

Por Raquel Pereira

Será que o Threads é mesmo um substituto para o X? Entenda quais são as principais diferenças entre essas plataformas.

Raquel Pereira

Após o lançamento “explosivo” do Threads, a Meta não está poupando esforços para incentivar a participação dos usuários na nova rede social.

Mas, como exatamente a rede funciona? Quais são os critérios para a classificação de conteúdos no Threads? O chefe do Instagram e líder do Project 92 que originou o Threads, Adam Mosseri, compartilha alguns insights relevantes para quem quer começar a utilizar a plataforma. Confira:

Engajamento no Threads

A rede social que surgiu como “alternativa” para os usuários do X (antigo Twitter), que estivessem descontentes teve um crescimento exponencial logo nas primeiras horas após o lançamento, sendo a plataforma mais rápida a atingir mais de 1 milhão de usuários.

Como o Threads Classifica seus Conteúdos?

No entanto, o engajamento dos usuários na rede social não se manteve nas semanas seguintes. Segundo uma pesquisa da Ipsos, 3 em cada 10 americanos adultos não conhecem a rede social.

Por isso, a plataforma vem buscando novos recursos que ajudem a manter o engajamento e o interesse dos usuários.

O propósito do Threads

Antes de entender exatamente quais são as expectativas e as intenções do chefe da rede social para seu funcionamento, é importante entender o propósito do lançamento do Threads.

Além de ser uma rede social muito semelhante ao Instagram, para gerar familiaridade com os novos usuários que nunca estiveram no Twitter, o Threads surgiu com o intuito de atrair usuários que estivessem insatisfeitos com a gestão atual do X.

Conforme compartilhado pelo próprio CEO da Meta, o Mark Zuckerber, em entrevista ao The Verge, o propósito é gerar um ambiente diferente e mais “agradável” para os usuários:

“Há muito tempo que penso que deveria haver um aplicativo de conversas públicas para um bilhão de pessoas que fosse um pouco mais positivo. Acredito que se continuarmos assim por mais alguns anos, teremos boas chances de alcançar nossa visão nesse aspecto.”

O comentário explica os motivos para a equipe de desenvolvimento do Threads estar sendo mais cautelosa com a criação de uma listagem de assuntos mais comentados dentro da plataforma – algo semelhante ao Trending Topics do X – apesar dessa ser quase uma exigência dos usuários.

A ausência de uma listagem de assuntos mais comentados no Threads

Especialistas do portal Social Media Today comentam que a ausência desse recurso afasta a rede social da Meta de uma concorrência direta com o X de Elon Musk, visto que muitos usuários que utilizam o Threads ainda recorrem ao X para conferir atualizações sobre esportes, assuntos mundiais e conteúdo de celebridades.

Além disso, o fato do Threads não possuir uma classificação cronológica dos resultados da pesquisa no aplicativo acaba tornando ainda mais difícil acompanhar os novos assuntos que estão sendo debatidos.

Como o conteúdo é classificado no Threads?

Atualmente, há poucas informações acerca da classificação dos conteúdos no Threads. É notável que os desenvolvedores estão em busca da melhor experiência possível para o usuário, o que pode ser frustrante para alguns usuários que chegaram esperando por uma experiência igual ao X.

Em resposta a um usuário do Threads, Mosseri explicou que criar uma ordem cronológica de resultados de pesquisa “abriria uma lacuna de segurança substancial”:

 

Publicado por @mosseri
Ver no Threads

 

Ainda neste mesmo tópico, ele explica que a intenção do Threads é ser uma alternativa “mais positiva e segura” do que as demais opções, como o X por exemplo:

“Para esclarecer, ter uma lista abrangente de *cada* postagem com uma palavra específica em ordem cronológica significa inevitavelmente que spammers e outros atores mal-intencionados atacam a visualização com conteúdo simplesmente adicionando as palavras ou tags relevantes. E antes que você pergunte por que não removemos esse conteúdo ruim, entenda que há muito mais conteúdo que as pessoas não querem ver do que podemos ou devemos remover.”

Segundo compartilhado por Mosseri, a equipe do Threads ainda está estudando as melhores alternativas para tornar a rede social em um canal de conversas públicas onde as informações possam ser encontradas facilmente, mas sem interferência de agentes mal intencionados.

Leia também: Explicando o Algoritmo: Como o Instagram Classifica seus Conteúdos

De fato, esse é um problema que o próprio Elon Musk tem enfrentado no X e ainda não parece ter encontrado uma solução.

De acordo com Mosseri, os desafios para alcançar a melhor solução ainda são muitos:

“Você pode mostrar os resultados em ordem cronológica, mas então precisa omitir o conteúdo impróprio que não ultrapassa os limites e se qualifica para ser removido. […] Ainda não está claro qual é o melhor caminho, então continuaremos tentando coisas, vendo como as pessoas usam a pesquisa e iterando.”

Threads vs Twitter/X

A forma como a equipe do X vem lidando com os desafios esclarece, mais uma vez, que o verdadeiro objetivo da rede social é se tornar uma alternativa ao X e não apenas uma cópia da rede de Musk.

Não há respostas certas ou fáceis sobre como o Threads deveria trabalhar a classificação dos conteúdos pois, conforme os especialistas demonstram, existem diversas possibilidades que podem ser testadas.

Mas, se o Threads acertar, isso pode ser um grande passo para melhorar o envolvimento online visto que, no longo prazo, isso pode permitir que Meta construa uma experiência de conversação em tempo real mais saudável e envolvente.

Threads vs Twitter

No entanto, Musk também está investindo em estratégias para manter o engajamento de seus usuários, o que significa que a rivalidade entre X e Threads pode estar longe de acabar – mas, em ambos os casos – quem sai ganhando é o usuário.

Construa sua estratégia de Marketing de Conteúdo para as Redes Sociais

Cada vez mais, a forma como os conteúdos são classificados nas redes sociais interfere no alcance e no desempenho das estratégias de conteúdo das empresas.

No entanto, é importante ressaltar que o que influencia a forma como esses conteúdos são classificados – essencialmente – é o comportamento do consumidor e os que interessa para ele. Por isso, independentemente de como o conteúdo é classificado, a melhor forma de ficar “na frente” dos resultados é sempre oferecendo conteúdos de valor para a audiência.

Para isso, é crucial que você e sua equipe saibam como fazer marketing de conteúdo para as redes sociaisDescubra como lendo nosso artigo completo!

LEIA MAIS

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Veja como criar uma página no Facebook, confira as dicas que não podem ser ignoradas e torne a sua empresa visível nessa rede social!

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

O Facebook possui duas ferramentas que podem auxiliar os usuários a solucionar alguns problemas básicos: a migração de perfil para fan page (para empresas que começaram errado) e a união de várias fan pages em uma (para quem não soube como montar). No entanto, ambas trazem alguns problemas para os usuários, que frequentemente buscam aqui solucionar dúvidas e tentar entender os processos. Fizemos este artigo visando explicar melhor tudo isso.

Top 8 Erros Comuns em FanPages

Você sabe quais são os erros mais comuns ao criar uma fanpage? Dê uma olhada neste artigo e confira algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a identificar erros e melhorar suas estratégias!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?