Google Mobile Update

Olá amigos e leitores do blog!

Agora é oficial! Falta uma semana para que um novo update no algoritmo do Google entre em vigor. Conforme anunciado anteriormente, a partir do dia 21 de Abril, o Google dará mais relevância para sites compatíveis com dispositivos móveis (não incluindo tablets). A ideia é oferecer uma melhor experiência para o usuário que faz buscas utilizando um celular.

Com o aumento no número de pessoas utilizando a busca do Google através de dispositivos móveis, o buscador decidiu dar mais destaque para sites que se adequam bem a qualquer tipo de tela ou sites que tenham uma versão mobile, quando a consulta é feita através de um smartphone.

No Brasil, este update dará também um bom impacto, uma vez que cerca de 42,5 milhões de brasileiros acessam a internet usando celulares, segundo um estudo o CGI.br. Esta massa que busca uma informação através do seu dispositivo móvel possui uma necessidade extrema em obter a informação de forma rápida e que seja de fácil leitura no dispositivo que segura em mãos. Por isto, faz todo sentido este tipo de ajuste (update) que o Google está propondo.

Visualmente, este update não provocará uma anormalidade para o usuário que faz busca utilizando um smartphone. O que acontecerá é a aparição de mais sites nos primeiros resultados com a marcação seguinte:

Mobile Friendly

Como Saber se o Meu Site está Preparado?

Se você está curioso para saber se o seu está ou não preparado para esse cenário, a forma mais simples é fazer o teste do próprio Google e descobrir agora mesmo.

Teste da Versão Mobile

Inserindo o seu website e aguardando a análise da ferramenta do Google, você receberá a informação se o seu site está compatível para dispositivos móveis.

Outra forma também é utilizando o site MobileTeste.me:

MobileTeste.me

Com esta ferramenta você conseguirá visualizar como o seu site aparece em vários dispositivos e assim poderá realizar os ajustes necessários.

Bastidores do Update

A fim de acompanhar de perto as variações do ranking dos resultados de busca orgânica em dispositivos móveis, nós da Agência Mestre, desenvolvemos a SERP Weather Mobile.

SERP Weather Mobile

Essa ferramenta foi projetada para identificarmos alterações bruscas nos rankings mobile do Google. Separamos 2.600 palavras-chave de grande tráfego e competitividade no mercado brasileiro e que não representam buscas locais.

Diariamente, nossos servidores buscam pelos sites presentes na primeira página da SERP de cada palavra-chave e compara esses resultados com os capturados no dia anterior, para podermos fazer os cálculos necessários. Quanto maior for a temperatura atingida, maior foi a variação dos rankings de um dia para o outro.

Através da SERP Weather Mobile você também poderá acompanhar os “bastidores” desse novo update. Mas, lembre-se: melhor do que ficar apenas assistindo à mudança, é colocar a mão na massa e preparar o seu site para o futuro.

Dicas Extras

Preparamos um resumo em slides do que você precisa saber para melhorar a experiência mobile dos seus projetos:

Além disto, como falamos no nosso Guia para Melhorar a Experiência Mobile você pode:

  • Analisar os seus usuários através do Google Analytics
  • Analisar como você está aparecendo para dispositivos móveis no Google Webmaster Tools
  • Verificar sua usabilidade e interface mobile
  • Otimizar a sua interface
  • Avaliar as suas Apps, caso possua
  • Modificar o seu site pensando em SEO
  • Ajustar suas campanhas de Facebook Ads e Google Adwords

Conclusões

O Google sempre nos recomenda que entregar o melhor conteúdo e a melhor experiência de navegação para o usuário, é o melhor caminho para o sucesso. Agora, mais do que nunca, vale à pena olhar com atenção para o seu site e para como o seu visitante está visualizando as informações contidas nele.

Se você acompanha o processo evolutivo de criação de sites, provavelmente já deve ter ouvido falar de sites responsivos. Ter um design responsivo fará com que você forneça a melhor experiência de navegação para o seu usuário, independente do dispositivo que ele estiver utilizando para acessar o seu site. Em outras palavras, nesse modelo de layout, o site se ajusta automaticamente à tela, fazendo com que a usabilidade do seu site seja excelente tanto no desktop, como no mobile ou tablet, garantindo sempre a melhor experiência do usuário.

Nunca é tarde para começar! Pode ter certeza que a maioria dos seus concorrentes ainda nem deve estar sabendo desse update. Por isso, se você quer começar a melhorar o seu site, o próprio Google fornece material gratuito para você estudar.

Nós também podemos te ajudar! Se você precisa de um site novo, solicite um orçamento sem compromisso e conte conosco.

Um grande abraço e até o próximo artigo!