Marketing Digital

Como Vender Pela Internet

Por Felipe Rosa

Veja como vender pela internet de uma forma que garanta mais conversões e uma boa experiência do usuário em seu site!

Felipe Rosa

Entender como vender pela internet é imprescindível para quem deseja lucrar mais com o próprio negócio. Independentemente de qual é o segmento do seu comércio, se é uma pequena ou grande empresa, o digital é uma oportunidade de expandir seu alcance e gerar mais vendas.

Mas,para isso, é necessário seguir algumas estratégias. Afinal, destacar-se em meio a enorme concorrência é um desafio e tanto! Por meio do marketing digital é possível atingir um público maior e conseguir mais conversões.

Veja neste artigo as principais dicas de como vender pela internet!

Veja 10 dicas de como vender pela internet!

Existem alguns pilares que você deve se apoiar para conseguir vender mais pela internet, independente de você ser um empreendedor, um freelancer, ter uma loja virtual ou apenas um site que ofereça outros tipos de serviços.

Confira a seguir as principais recomendações para seu e-commerce.

1.Seja facilmente encontrado

Se você quer saber como vender pela internet, a primeira informação que você precisa saber é que o seu negócio precisa ser encontrado. Ou seja, precisa ter visibilidade para que as pessoas conheçam a sua marca.

Indicamos, com muita ênfase, a criação de um site próprio, mas se não for possível, comece por meios mais simples. Hoje em dia, qualquer pessoa pode criar uma página no Facebook ou no Instagram Business e divulgar produtos ou serviços nas redes sociais. Criar uma conta comercial no WhatsApp também é bem importante!

2.Invista em SEO (Search Engine Optimization)

O trabalho de SEO é fundamental para potencializar os resultados do seu site na busca orgânica, com destaque no conteúdo das páginas. Ou seja, com as otimizações necessárias, seu negócio pode aparecer na primeira página do Google, gerando um tráfego maior e aumentando as chances de conversão.

Afinal, as pessoas estão sempre pesquisando antes de comprar. Portanto, se você conseguir destacar algum link nas posições mais vantajosas do buscador para uma palavra-chave relacionada ao seu negócio, mais pessoas vão encontrar a sua loja.

3.Tenha um site funcional e rápido

Além das técnicas de SEO, para que seu site fique bem posicionado é necessário pensar na experiência do usuário. Ou seja, as páginas devem funcionar da melhor forma possível, permitindo uma navegação facilitada e rápida.

Do contrário, os possíveis clientes vão desistir de comprar em seu site e procurar o produto que desejam em um concorrente.

Atente-se para que as suas páginas não apresentem erros como:

  • carregamento lento, onde os conteúdos demoram para aparecer;
  • imagens muito pequenas ou desproporcionais;
  • grande quantidade de anúncios;
  • cores e tamanho de letra inadequadas;
  • problemas para encontrar uma categoria ou produto que procura.

4. Venda seus produtos em um marketplace

Ter uma loja não garante o tráfego de pessoas para o seu site, por isso ter estratégias de anúncios, SEO e redes sociais são pontos importantes. Então, como vender pela internet com mais facilidade? Uma alternativa é buscar uma maior exposição para seu negócio participando de marketplaces como:

  • Mercado Livre;
  • Magazine Luiza;
  • Americanas.com;
  • Amazon;
  • entre outras.

5. Disponibilize plataformas e meios de pagamento diversos e seguros

Para ter agilidade e oferecer segurança nas compras realizadas via internet, é fundamental que você venda seus produtos ou serviços dentro de uma plataforma ou faça uso de meios de pagamento online, os quais facilitarão tanto a sua vida como a de seus clientes.

Disponibilize as ferramentas mais seguras e atuais para os consumidores. As opções mais comuns são:

  • boleto;
  • cartão de crédito;
  • pix.

6. Encontre as melhores plataformas para vender produtos

Se você quer vender produtos online, existem plataformas prontas onde você pode inserir seus produtos. O Mercado Livre permite você criar uma espécie de “loja virtual” para exibir os produtos que você vende.

Caso você venda produtos de artesanato ou lembrancinhas, uma plataforma que pode utilizar é o Elo7. Mas há diversos sites diferentes também para vender seus produtos, como Enjoei, Shopee, entre outros.

7. Escolha a plataforma ideal para a venda de infoprodutos ou serviços

Um dos melhores serviços que você pode utilizar para vender infoprodutos é o Hotmart. A plataforma online permite distribuir conteúdos voltados para internet, para que qualquer pessoa ou empresa possa adquirir.

Entre os produtos digitais que você pode vender estão:

  • cursos online;
  • livros digitais (e-books);
  • áudios;
  • apostilas;
  • planilhas e apresentações;
  • entre outros.

Além de aprender sobre como vender pela internet, baixe o e-book da Agência Mestre sobre como tirar seu curso online do papel e entenda quais são os passos que você precisa dar na hora de estruturar, criar o seu infoproduto e lançá-lo no mercado.

8. Defina uma ferramenta para prestação de serviços e trabalhos freelancer

Quem presta serviços online ou trabalha como freelancer, pode se associar a algumas plataformas para divulgar seu trabalho. No mercado, as plataformas mais indicadas nesse segmento são:

  • GetNinjas;
  • Workana;
  • Freelancer.com;
  • Meios de Pagamento.

Para processar e automatizar pagamentos online, você pode se cadastrar e oferecer aos seus clientes facilidades. Por exemplo, sistemas como o PagSeguro e o MoIP, permitem que você disponibilize pagamentos via débito em conta, boleto bancário e através de cartões de crédito.

Esses métodos ajudam você a receber e também passam segurança para quem está comprando algo que você tem a oferecer. Por isso, caso você venha a desenvolver um site para vender produtos ou serviços, não deixe de oferecer possibilidades diversas, na hora de realizar a venda.

9.Não se esqueça dos impostos

A maior parte das vendas online exigem a emissão de nota fiscal. Por isso, é importante você criar um CNPJ, para ficar totalmente dentro da lei. Você pode começar com a opção do MEI (Microempreendedor Individual), legalizando-se como um pequeno empresário.

10.Garanta a parte logística da venda

Como vender pela internet não exige um contato físico, o cliente faz a compra e fica com uma expectativa para receber o item. Neste momento, a sua empresa deve garantir que o período de espera seja o menor possível ou dentro do prazo informado no site. Além disso, o produto deve chegar bem embalado e em perfeitas condições.

Baixe o e-book da Agência Mestre para ter acesso às melhores estratégias de marketing digital para e-commerce e saiba como vender pela internet com as melhores estratégias de Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, SEO e mídia paga voltadas para lojas virtuais!

LEIA MAIS

Como Adicionar Botão de WhatsApp no meu Site

Olá leitores do blog da Mestre, Uma das atividades mais comuns em empresas brasileiras é o uso do WhatsApp. O Brasil é o segundo maior…

RD Summit 2023: O Maior Evento de Marketing da América Latina

RD Summit em São Paulo? Isso mesmo, o evento agora está de “casa” nova e aqui está tudo o que você precisa saber para participar.

Guia de Atendimento por WhatsApp

Descubra como sua empresa pode oferecer um atendimento excepcional aos clientes através do WhatsApp. Este guia completo irá transformar a experiência do seu cliente e impulsionar seu negócio.

Comentários
  1. Avatar

    Bem legal você citar que não é necessário uma loja virtual pra começar.
    Muita gente me procura querendo saber como vender pela internet, se devem criar seu ecommerce próprio e tudo mais, e realmente não é necessário.

    É possível começar com uma simples página no Facebook, como você citou, ou um perfil no Instagram, no Mercado Livre, etc.
    Sem falar também que é possível criar uma loja virtual bem bacana no próprio WordPress, sem ter muito trabalho e com custos baixos.

    Uma dica que eu acrescentaria também é trabalhar o email marketing. Micro e pequenos empresários normalmente não fazem nem ideia do poder dessa ferramenta e não utilizam.

    Abraço!

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?