Todo mundo que começa a entender um pouco mais sobre SEO e Google possui a seguinte dúvida: quantos cliques recebem os resultados de buscas que estão na primeira posição do Google? O nosso CEO, Fábio Ricotta, responde essa pergunta neste vídeo. Dê o play e confira!

Triângulo Dourado

Antigamente, muito se falava sobre a leitura dos usuários. No caso do Ocidente, essa leitura acontece em F, ou seja, da esquerda para a direita, de cima para baixo. Essa dinâmica forma um triângulo quando as pessoas olham os resultados das buscas. Por isso, a primeira coisa que o usuário ocidental vê é o que está na primeira posição.

Cliques por Posicionamento

A primeira coisa que deve ser levada em conta na hora de descobrir quantos cliques o primeiro posicionado no Google recebe é a quantidade de volume de buscas. Esse dado pode ser encontrado na ferramenta Planejador de Palavras-chave do Google AdWords.

A empresa Internet Marketing Ninjas, do Jim Boykin, soltou o estudo Google Organic Click Through Study: Comparison of Google’s CTR by Position, Industry and Query Type (Estudo dos Cliques Orgânicos do Google: Comparação da CTR do Google por Posição, Indústria e Tipo de Consulta, em tradução livre), no qual ela levou em consideração vários fatores para chegar em dados aproximados sobre quantidade de cliques.

Segundo esta pesquisa, o primeiro lugar ganha em média 21% dos cliques, o segundo 10% e o terceiro 7%. Vale ressaltar que os resultados são inferiores aos dos anos anteriores. Quando a busca feita é referente a uma marca, o Google costuma colocar nas primeiras posições o domínio dela. Isso porque o usuário está intencionado a saber mais sobre ela. Levando isso em consideração, o estudo apontou que, neste caso, a primeira posição recebe 26% dos cliques e a segunda 23%.

A diferença entre as primeiras posições e as demais é gritante. Por isso, é importante prestar atenção nas suas páginas que estão quase lá e observar como os usuários escolhem os resultados que vão clicar. Compartilhe essas informações com os seus clientes e com as pessoas envolvidas no projeto de SEO da sua empresa. Mostre a eles a importância de reotimizar páginas para trazer uma URL que está na oitava posição, por exemplo, para pelo menos uma terceira.

Aprenda com a Mestre

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre como chegar ao primeiro lugar do Google? Então, baixe nosso e-book gratuito sobre como otimizar seu site, utilizando as melhores estratégias de SEO.