Quantos Cliques Gera a 1ª Posição do Google?

Por Redator Mestre


Todo mundo que começa a entender um pouco mais sobre SEO e Google possui a seguinte dúvida: quantos cliques recebem os resultados de buscas que estão na primeira posição do Google? O nosso CEO, Fábio Ricotta, responde essa pergunta neste vídeo. Dê o play e confira!

Triângulo Dourado

Antigamente, muito se falava sobre a leitura dos usuários. No caso do Ocidente, essa leitura acontece em F, ou seja, da esquerda para a direita, de cima para baixo. Essa dinâmica forma um triângulo quando as pessoas olham os resultados das buscas. Por isso, a primeira coisa que o usuário ocidental vê é o que está na primeira posição.

Cliques por Posicionamento

A primeira coisa que deve ser levada em conta na hora de descobrir quantos cliques o primeiro posicionado no Google recebe é a quantidade de volume de buscas. Esse dado pode ser encontrado na ferramenta Planejador de Palavras-chave do Google AdWords.

A empresa Internet Marketing Ninjas, do Jim Boykin, soltou o estudo Google Organic Click Through Study: Comparison of Google’s CTR by Position, Industry and Query Type (Estudo dos Cliques Orgânicos do Google: Comparação da CTR do Google por Posição, Indústria e Tipo de Consulta, em tradução livre), no qual ela levou em consideração vários fatores para chegar em dados aproximados sobre quantidade de cliques.

Segundo esta pesquisa, o primeiro lugar ganha em média 21% dos cliques, o segundo 10% e o terceiro 7%. Vale ressaltar que os resultados são inferiores aos dos anos anteriores. Quando a busca feita é referente a uma marca, o Google costuma colocar nas primeiras posições o domínio dela. Isso porque o usuário está intencionado a saber mais sobre ela. Levando isso em consideração, o estudo apontou que, neste caso, a primeira posição recebe 26% dos cliques e a segunda 23%.

A diferença entre as primeiras posições e as demais é gritante. Por isso, é importante prestar atenção nas suas páginas que estão quase lá e observar como os usuários escolhem os resultados que vão clicar. Compartilhe essas informações com os seus clientes e com as pessoas envolvidas no projeto de SEO da sua empresa. Mostre a eles a importância de reotimizar páginas para trazer uma URL que está na oitava posição, por exemplo, para pelo menos uma terceira.

Aprenda com a Mestre

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre como chegar ao primeiro lugar do Google? Então, baixe nosso e-book gratuito sobre como otimizar seu site, utilizando as melhores estratégias de SEO.

LEIA MAIS
O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?