Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo B2C: Principais Desafios em 2023

Por Raquel Pereira

O estudo B2C Content Marketing Benchmark identificou as estratégias e desafios dos profissionais de marketing B2C. Confira como se preparar!

Raquel Pereira

O novo relatório “B2C Content Marketing Benchmark, Budgets, and Trends – Insights for 2023”, desenvolvido pelo Content Marketing Institute em parceria com o MarketingProfs, apresenta dados sobre o uso das estratégias de marketing de conteúdo no último ano e como os profissionais de marketing devem seguir este ano.

O principal objetivo é identificar as estratégias e dificuldades que os profissionais do setor B2C estão enfrentando no momento, como estão investindo seus recursos e do que precisam para otimizar suas ações.

Confira os insights coletados através da opinião de mais de mil profissionais de marketing entrevistados!

A Importância do Marketing de Conteúdo para os negócios B2C

70% dos profissionais entrevistados afirmam que, no último ano, a estratégia de marketing de conteúdo se tornou mais importante para suas organizações. Em contrapartida, apenas 4% dizem o contrário.

No entanto, para dar o devido valor à estratégia, é preciso investir em mais recursos para a construção de um ativo que realmente entregue resultados ao negócio. Por isso, quando questionados sobre o que mudariam em sua organização quanto ao marketing de conteúdo, a grande maioria quer: mais funcionários, mais orçamento e melhor acesso a especialistas no assunto.

O Grande Erro das Empresas ao Utilizar o Marketing de Conteúdo

O especialista em Marketing de Conteúdo do Content Marketing Institute, Robert Rose, explica que o marketing de conteúdo não é uma vantagem competitiva e também não é um diferencial. De acordo com ele:

“A maioria das empresas pensa em como pode mudar o conteúdo para se adequar ao propósito do marketing, não como pode mudar o marketing para se adequar ao propósito do conteúdo.”

Cada vez mais, uma estratégia sólida de marketing de conteúdo se torna uma necessidade das empresas para se conectar com o público alvo. As pessoas passam boa parte do tempo realizando buscas na internet, mas nem sempre elas estão em busca de produtos ou serviços.

A maior parte das perguntas feitas aos buscadores estão relacionadas às dores das pessoas, problemas que elas buscam resolver. Isso significa que, caso a sua empresa não tenha uma estratégia de conteúdo sólida, ela vai atingir apenas uma pequena parcela do público.

Ou seja, uma estratégia de marketing de conteúdo bem estruturada conta com a produção de materiais para diversas etapas do funil, desde o topo, quando as pessoas ainda estão querendo entender mais sobre suas necessidades, até o fundo, onde os leads já estão procurando um produto ou serviço.

Marketing de Conteúdo não deve ser tratado como estratégia focada em projetos

O estudo mostra que os profissionais de marketing de conteúdo têm muita dificuldade em acompanhar as demandas de conteúdo, principalmente porque as empresas utilizam a estratégia como um esforço focado em campanhas e projetos.

Dessa forma, acaba sendo necessário o investimento (de recursos e de tempo) em muitos ativos diferentes, o que acaba tornando o processo de criação pouco coerente e, na maior parte das vezes, inconsistente.

Além disso, os entrevistados ainda listaram outros problemas que vêm afetando o desempenho das estratégias de conteúdo B2C:

  • criar conteúdo que atrai diferentes públicos-alvo (57%);
  • consistência no acompanhamento de métricas (44%);
  • diferenciação dos produtos/serviços da concorrência (40%);
  • comunicação entre as áreas da empresa (38%);
  • integração das tecnologias utilizadas (37%);
  • consistência na mensagem dos conteúdos (34%);
  • acesso à especialistas em assuntos para criar os conteúdos (27%);
  • fazer negócios através do marketing de conteúdo (25%).

Rose explica que os profissionais estão tão inseridos em um processo focado em projetos que acabam não conseguindo desenhar uma estrutura sustentável e escalável.

Recentemente, Brad Smith, redator e dono de três empresas focadas em criação de conteúdo, compartilhou um framework de cinco passos para tornar seu processo de criação de conteúdo mais objetivo e otimizado para estratégias de SEO.

Mas o Marketing de Conteúdo está trazendo retorno para as empresas B2C?

Apesar dos desafios, pelo menos metade (52%) dos entrevistados consideram sua estratégia de marketing de conteúdo como “moderadamente bem sucedida” e apenas 2% dizem que “não foram bem-sucedidos”.

Além disso, 25% consideram sua estratégia “muito bem sucedida” e 86% dizem que o marketing de conteúdo oferece uma “carreira significativa”. Para a felicidade dos profissionais de conteúdo B2C, 73% acreditam que suas organizações venham a aumentar o investimento na estratégia este ano.

Esse é o primeiro passo para otimizar a estratégia de marketing de conteúdo, tornando-a mais consistente e previsível a longo prazo. Assim, os profissionais terão mais informações para conseguir lidar com seus principais desafios hoje.

Confira também a opinião dos profissionais de Marketing B2B

Ambos os setores concordam que o marketing de conteúdo está se tornando mais importante do que nunca para suas organizações. Mas, será que os desafios são os mesmos para o marketing de conteúdo B2B e B2C? Confira o que os profissionais de marketing B2B precisam em 2023!

LEIA MAIS

Ferramentas Para Ajudar na Criação de Conteúdo

Você trabalha ou compra algum tipo de criação de conteúdo? Então este artigo pode realmente ajudar você. Clique, acesse o blog e confira quais são as ferramentas especializadas para otimizar seu trabalho.

Case de Sucesso: Como Aumentamos o Resultado de Um Cliente em 400%

Veja neste novo episódio da Mestre TV como aumentamos em 400% os resultados da SJO, um e-commerce de artigos religiosos, usando estratégias de Inbound Marketing.

4 Dicas Simples e Infalíveis Para Ter Ideias de Conteúdos

Quem é jornalista ou redator Web, geralmente acaba ficando sem ideias de conteúdo, não é mesmo? Por isso, trouxemos um post com 4 dicas infalíveis para você ter inspiração para seu site ou blog!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?