Ferramentas

Google Merchant Center Next: Uma Nova Ferramenta Simplificada

Por Raquel Pereira

Conheça o Google Merchant Center Next e como as novas funcionalidades podem torná-lo em uma ferramenta completa para o seu e-commerce.

Raquel Pereira

Em agosto de 2023, o Google anunciou o novo “Merchant Center Next”, uma ferramenta simplificada para auxiliar “comerciantes de todos os tamanhos a mostrarem mais facilmente seus negócios e produtos aos consumidores, em todo o Google.”

Confira os detalhes sobre a nova ferramenta e as funcionalidades que estão sendo implementadas:

O que é o Google Merchant Center Next?

Assim como o Merchant Center Clássico, o Google Merchant Center Next é uma ferramenta desenvolvida para que os comerciantes possam exibir seus produtos no maior buscador do mundo.

“Com uma conta do Merchant Center, você pode mostrar seus produtos na Google gratuitamente. Os produtos vão aparecer quando os clientes estiverem procurando itens semelhantes na Pesquisa Google, no Maps, no YouTube e muito mais.”

Ou seja, o Google Merchant Center é uma ferramenta onde os comerciantes podem cadastrar seus produtos para que eles sejam exibidos – principalmente – no Google Shopping.

O que é o Google Merchant Center Next?(Captura de Tela – YouTube | Reprodução)

O “Merchant Center Next” é o sucessor do Google Merchant Center; trata-se da mesma ferramenta, com uma interface simplificada e funcionalidades atualizadas para atender às mudanças de privacidade do Google nos próximos anos.

O Merchant Center Next vai substituir o Google Merchant Center?

Conforme anunciado pelo buscador na Central de Ajuda do Merchant Center, a nova interface do Merchant Center Next já começou a ser implementada para novos comerciantes que criaram suas contas na ferramenta a partir de agosto.

Além disso, os usuários da versão clássica do Merchant Center estão sendo “convidados” a atualizar sua experiência para o Merchant Center Next, visto que o lançamento global está previsto para 2024.

O Google não afirmou ainda se a versão Clássica do Merchant Center sairá de linha, nem quando isso pode acontecer; mas, como vimos com o Google Analytics Universal e o GA4, essa mudança pode chegar para todos os usuários e implicar em migrações importantes.

Por isso, quanto antes os profissionais se adaptarem à nova interface do Merchant Center Next, maiores são as chances de sair na frente no futuro.

Como funciona o Google Merchant Center Next?

A nova ferramenta não difere muito do seu funcionamento da versão clássica. Segundo o buscador, o Merchant Center Next possui uma integração mais simples, com fluxos de verificação do site por meio de métodos adicionais, como verificação por e-mail

“Você poderá usar nossa experiência simplificada para conectar automaticamente as informações do produto em seu site. O Merchant Center Next lhe dará controle sobre como seus produtos aparecem no Google, sem a necessidade de fazer upload manual de um feed.”

O buscador ainda inclui uma área onde os comerciantes poderão tirar insights sobre os produtos e marcas mais vendidos no Google e orientações sobre melhorias de desempenho.

Como funciona o Google Merchant Center?(Captura de Tela – YouTube | Reprodução)

Conforme explicado pelo próprio buscador, os passos para começar a utilizar o Merchant Center são:

Adicione seus produtos ao Google Merchant Center

O Google permite que você crie “feeds de produtos” no Merchant Center para que eles possam aparecer nas pesquisas. Esses feeds podem ser carregados na ferramenta por meio de planilhas, ou cadastrados um a um manualmente.

Mas, se você usa uma plataforma de e-commerce, como a Shopify ou o BigCommerce, pode conectar sua loja para adicionar produtos automaticamente.

Coloque seus produtos no Google gratuitamente

Ao criar seus feeds de produtos, o Google pode exibi-los quando os clientes pesquisarem por termos relacionados aos seus produtos ou sua empresa. Dessa forma, os itens vão aparecer nos sites e apps do Google, como a Pesquisa, o Maps, o YouTube e muito mais.

Essas são formas gratuitas de colocar seus produtos na Pesquisa no Google, mas você ainda pode investir em estratégias de tráfego pago para colocar seus produtos em destaque no Google Shopping.

Atraindo cliques, você gera mais vendas!

Quando uma pessoa clicar no seu produto, o Google a levará para seu site. Se você tiver uma loja física, poderá encaminhar os clientes para lá.

Em breve, o Google Merchant Center Next oferecerá suporte a regras e feeds complementares

Agora, conforme compartilhado em 1º de dezembro, o Google está investindo em novos recursos para o lançamento global do Merchant Center Next.

Segundo compartilhado por Ginny Marvin, do Google, no seu perfil do X, o Google Merchant Center Next oferecerá suporte a regras e feeds complementares no início do próximo ano:

A novidade era muito aguardada pelos gestores de tráfego e comerciantes que migraram suas contas do Merchant Center para o Merchant Center Next e descobriram que a funcionalidade não estava disponível.

Até o lançamento oficial da ferramenta e a descontinuidade da versão clássica, muitas novidades podem ser lançadas. Por isso, convidamos você a participar do nosso Canal do Telegram clicando aqui.

Lá, você receberá uma notificação sempre que atualizarmos este artigo.

Esteja entre os líderes do mercado!

Atualizações como essas estão acontecendo com mais frequência agora que o maior buscador do mundo está mudando suas políticas de cookies de terceiros e prezando ainda mais pela privacidade do usuário.

Por isso, é preciso estar sempre atento às essas mudanças antes que elas aconteçam e peguem seu marketing desprevenido.

Contar com o apoio de uma Agência de Marketing Digital é crucial nesses momentos! Confira nossos serviços de Tráfego Pago para E-commerce e saiba como podemos ajudar sua loja virtual a se manter sempre em destaque.

LEIA MAIS

Táticas Avançadas de SEO e Links Patrocinados com o SEM Rush

Depois de anunciar a abertura do SEM Rush no Brasil, confira neste artigo alguns táticas avançadas do uso do SEM Rush para apoiar a sua estratégia de SEO e Links Patrocinados.

Google Trends: Descubra Tendências de Busca

Saiba o que é e como utilizar o Google Trends, uma ferramenta que irá ajudar você a descobrir novas palavras-chave a serem exploradas. Confira!

SEMrush: O Que é e Como Utilizar Para Aumentar o Tráfego do Seu Site

Saiba quais são as funcionalidades da Semrush, ferramenta muito importante para o SEO e que você precisa começar a usar.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?