Olá a todos do mestreSEO, hoje vamos falar sobre backlinks e algumas ferramentas de análise. Os backlinks são links vindos de outros sites para o seu e ajudam a medir o ranking do site, pois são usados pelo google para compor o pagerank que faz exatamente essa medição. Os backlinks também são conhecidos como inbound links, incoming links, in links ou inward links.

Análise de Backlinks

Numa análise de SEO é essencial fazer pesquisas periódicas de seus backlinks. Isso ajuda a entender quem está linkando para você, que tipo de site e/ou público, quais textos âncoras estão utilizando e como os outros vêem e entendem seu site.

Análise de Backlinks de concorrentes

Isso vale também para seus concorrentes, te ajuda a ter uma idéia do que irá enfrentar pela frente e como esta sendo feita a campanha de link building dos concorrentes. Você pode analisar o que está dando certo para os concorrentes e planejar uma estratégia.

Ferramentas para análise de backlinks

1. BacklinkWatch – Um pouco lento e com algumas propagandas, mas é grátis e será útil para você. Mostra o texto âncora e links nofollow.

2. Smart backlinks – Tem uma versão plugin para firefox que pode ser muito útil e têm opções de visualização para você desligar e ligar texto ancora , links nofollow e opções de estatísticas depois de feita a pasquisa.

3. Analyze Back Links – Uma ferramenta nova, mas promissora, com algumas opções a mais que as outras ferramentas na hora da análise.

4. Link Diagnosis – Bem demorado mas apresenta muitos recursos e opções de triagem, como texto âncora.

As ferramentas não são perfeitas, claro, algumas são lentas, outras com alguns dados imprecisos, mas sempre estão sendo aperfeiçoadas de acordo com o tempo e as nossas necessidades.

Sempre faça pesquisas de backlinks pois ajudam a medir sua evolução na web, mostram quem e quantos estão apontando para você e como estão te vendo. Não esqueça também de analisar seus concorrentes.

Abraços…

Fonte: Search Engine Journal